
Morreu nesta terça-feira (14), em Lauro de Freitas, o artista plástico e cartunista Carlos França, em decorrência de um infarto. França trabalhou durante mais de duas décadas no jornal A Tarde, onde se dedicou a fazer charges e ilustrações. Ele, que era designer gráfico do Senac Bahia havia 32 anos, deixa esposa e duas filhas.
Artista versátil, França criava o que lhe vinha à mente e misturava materiais como madeira, metais, cerâmica, PVC, entre outros.
Conhecido no meio carnavalesco, França desenhou diversos abadás que deram cor à folia baiana. Suas obras sempre estiveram ligadas à religiosidade dos baianos com a presença de santos e orixás cultuados nas igrejas e nos terreiros de candomblé.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
GastrôBahia - por Cris Montenegro

GastrôBahia: Em casa, mas com sabor e requinte
03/03/2021 15:00
Buffet Fernanda Possa oferece diversas opções no To Go para que os momentos de isolamento social sejam mais prazerosos.
Utopia Pop - por Deivide Sacramento

Utopia Pop: Com 40 anos de carreira, Björk continua sendo esnobada pelo Grammy
17/09/2020 11:30
O no Grammy encerrou recentemente o prazo para as submissões da premiação que será realizada em 2021, e a coluna está dando oficialmente a largada para falar sobre as apostas desta que é considerada o Oscar da música.
Raça, Saúde e Sociedade - Por Adelmo Filho

Bixas pretas periféricas: Identidade e resistência
27/01/2021 18:00
Falar sobre raça, saúde e sociedade, é possuir brechas para discutir diversas questões, principalmente as suas interseccionalidades, como gênero, classe, sexualidade, medidas corporais, e outras. Para falar sobre a realidade das bixas pretas no Brasil e como esse grupo ocupa um lugar, inicialmente, de vulnerabilidade, podemos pensar: a cada 16 horas morre uma pessoa vítima de homofobia; a cada 23 minutos morre um jovem negro. Logo, os riscos alinhados à sexualidade e raça, são redimensionados quando ligados a esse grupo.
Dose de Conhecimento - por Raimundo Freire

Tem copo certo para beber cachaça?
21/01/2021 10:30
Servir a bebida em um copo que não é adequado para ela pode fazer com que as pessoas que a estão consumindo não percebam totalmente suas características. Muita gente pode achar estranho, mas os copos e taças não tem formatos diferentes à toa. Cada desenho combina com um tipo de bebida e é responsável por realçar as sensações que causam ao paladar.