Dose de Conhecimento: Dicas de Harmonização de Cachaça com Churrasco
por Raimundo Freire

Você cuidou de tudo para arrasar no Churrasco. Preparou aquela farofa especial com a receita de família guardada a sete chaves. Comprou o melhor pão de alho do mercado, linguiças especiais, mas na hora de escolher a Cachaça surge a seguinte dúvida: “Qual a melhor Cachaça para um churrasco?”
A resposta não é qual a melhor Cachaça para o churrasco e sim: “Quais as melhores cachaças para um churrasco!”
Pois em um churrasco há uma grande variação de sabores das carnes e combinações de temperos para selecionar apenas uma Cachaça. Portanto é importante saber que cada item do seu churrasco pode harmonizar com uma Cachaça diferente. Aliás, também não devemos esquecer a clássica Caipirinha e da refrescante cachaça tônica que vão bem em qualquer churrasco.
Separei abaixo algumas sugestões para você ficar bem no álbum de fotos da festa. Anote aí:
“Mais do que um churrasco, uma experiência!”
Vamos começar com um clássico do Churrasco. Cachaça envelhecida em tonéis de Carvalho. Elas vão bem, com carnes vermelhas temperadas somente no sal grosso. A sugestão é a Cachaça Cordel Feliz. Envelhecida por seis anos em barris de Carvalho francês de primeiro uso.
Se você gosta de uma boa linguiça de ervas finas, a sugestão é a cachaça Poço da Pedra, de Caculé, envelhecia 9 anos em barril de Bálsamo, a Cachaça é uma pedida perfeita para a linguiça, sobretudo a produzida com pernil.
Uma boa salada de agrião com tomate cereja e um molho leve pede uma boa dose da cachaça Kiricó, armazenada em Amburana, gelada. Sim, gelada! Aliás, além de combinar com a salada, na versão gelada ela pode ainda finalizar um bom churrasco. deixe-a no freezer por um tempo e passe pela experiência de tomar uma Cachaça licorosa com o leve adocicado da amburana.
Cachaça Rio do Engenho Reserva, é um Blend especial com as madeiras Bálsamo, Amburana, Itiúba e Louro-Canela. O resultado é um espetáculo sensorial para se tomar pura ou acompanhando aquele pão de alho de entrada.
Em um bom churrasco não pode faltar aquela asinha de frango. Por se tratar de uma carne que tem seu tempo de preparo menor, cai muito bem como entrada. Caso o tempero do frango seja algo mais simples, a sugestão é harmonizar com uma Cachaça prata leve e bem geladinha pode ser uma Paramirim Prata.
Na hora de servir aquela picanha vá com uma cachaça diferentona, Matriarca, produzida em Medeiros Neto-BA, envelhecida em tonéis de Jaqueira, esse é o primeiro alambique que envelheceu nesse tipo de madeira no Brasil. Espetacular!
Sabe aquela porção de coraçãozinho que acabou de sair? Vá até o balde de gelo onde repousa tranquilamente a Poço da Pedra Jequitibá Rosa, uma delicadeza de cachaça. Esse será um dos grandes encontros do seu churrasco. Sugestão, não deixe o coração passar do ponto. Melhor um tanto mal passado.
Depois de servida a carne, você quer dar um intervalo e vem aquele irresistível espeto de queijo coalho, iguaria comum no nordeste do país, mas que já ganhou o churrasco de norte a sul do país. Pra ele nossa sugestão e a Cachaça Amada, Castanheira, ela tem um aroma adocicado e maciez que contrasta bem com o queijo fazendo uma harmonização bem interessante.
Lembro que são apenas sugestões, isso não é regra… Experimente, busque novas combinações e claro se for seguir essas dicas, nos conte nos comentários como foi. Caso tenham alguma sugestão não esqueça de comentar, para que assim tornemos cada vez melhor as nossas experiências.
Gostou do nosso conteúdo? Ajude-nos a espalhar a cultura cachaceira através das redes sociais. Comentando, compartilhando, curtindo e mostrando para um amigo. Não esqueça de nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter.
Beba Menos – Beba Melhor – Beba Água – Aproveite Mais
SAIBA MAIS
Utilize o espaço dos comentários para mandar suas dúvidas e sugestões de novos artigos.
ONDE APRECIAR
* Bar quintal do Raso da Catarina
* Mini Bar Gem
* Origem
* Zambi Bar
* Barraca do Loro
* Boteco do Tomé
* Di Mainha
ONDE COMPRAR
* Kikaxassa
* Companhia da Cachaça
* Kachaça Porreta
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Saída da Ford e o desemprego na Bahia
Logo no início da semana uma notícia preocupante foi manchete no país inteiro: a Ford anunciou o encerramento de sua produção no Brasil. A medida atinge em cheio a economia baiana, já que há duas décadas o município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, abriga uma das fábricas da empresa americana no país. Com isso, milhares de profissionais perderão seus postos de trabalho. A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) avalia que a saída do setor automotivo do estado pode reduzir a riqueza gerada em torno de R$ 5 bilhões por ano. Mais avaliações e desdobramentos são abordados no episódio de nº 60 do podcast Terceiro Turno, apresentado pelos jornalistas Jade Coelho, Ailma Teixeira e Bruno Luiz.
DESENVOLVIMENTO SALVANDO VIDAS
Ver maisFernando Duarte

Boicote ao Enem: Um sonho impossível
No próximo domingo (17) milhões de estudantes brasileiros enfrentam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aquele frio na barriga sobre o futuro, em 2021, terá outro sabor. O que estará em jogo não é apenas a entrada numa universidade, sonho para muitos. É o risco de ser contaminado pelo coronavírus, após muitos estarem sem aulas desde março do ano passado. A edição de 2020 da prova é, sombra de dúvidas, a mais assustadora de todas.
Buscar
Enquete
Artigos
Gestão Municipal: todos falaram em mudança, mas quantos têm coragem pra mudar?
Quando todos os gestores estão abrindo os trabalhos da terceira década do século XXI, a palavra da moda é mudança. Mas, infelizmente, este tem sido um termo cosmético e de enganação em nossa sociedade. Principalmente, na Gestão Pública.