Terça, 25 de Junho de 2019 - 11:00

Utopia Pop: 10 anos sem Michael Jackson

por Deivide Sacramento

Utopia Pop: 10 anos sem Michael Jackson
Foto: Divulgação

Hoje é dia de tributo no mundo pop, ou pelo menos deveria ser, afinal, neste dia 25 de junho completam-se dez anos desde que Michael Jackson deu adeus aos seus súditos. Aqui vou deixar as “polêmicas” de lado, o foco será homenagear o grande legado do Rei do Pop que deixou precocemente este mundo. 

 

Lembro-me como ontem do trágico 25 de junho de 2009, dia chocante e amargo. Estava me preparando para uma reunião semanal com minha família, quando aquela informação que ninguém queria acreditar foi veiculada pela MTV, ainda nos tempos de MTV na Rua apresentado por Penélope Nova. Mal sabia eu que dali em diante a TV, o rádio e a internet não iriam parar mais de falar do Michael Jackson, celebrar seus grandes feitos na música e atos filantrópicos. Bem diferente do que vemos agora com os dez anos de sua morte. No fundo, acho que todo mundo tem uma história diferente de como recepcionou a notícia da morte do astro.

 

Apesar de não ser um ávido e declarado fã de Jackson, sou apaixonado por suas músicas, tenho amigos que amam seus “hits” e, como todo mortal amante de música pop, coleciono grandes sucessos da Lenda. Então aproveito para listar alguns dos momentos na carreira de MJ que merecem ficar para sempre vivas na nossa memória.

#1 Videoclipe de “Billie Jean” 
“Billie Jean” é sem dúvida alguma a minha música/vídeo preferido do MJ. A canção foi lançada como segundo single do platinado álbum “Thriller” de Michael Jackson, e contou com a produção do próprio Michael em parceria com Quincy Jones. Foi com esse vídeo também que Jackson quebrou as barreiras raciais na MTV, sendo o primeiro videoclipe de um artista negro a ser exibido pelo canal. 

#2 Motown 25: Yesterday, Today, Forever 

Foi durante o especial de TV ‘Motown 25’ que Michael Jackson apresentou mundialmente ao som de “Billie Jean” o seu mais famoso passo de dança: Moonwalk. O movimento é conhecido pelos passos de dança de popping onde o dançarino se move para trás. Você já tentou fazer o moonwalk? Quem nunca, não é?

#3 Grammy de 1984

Foi durante o Grammy Awards de 1984 que Michael Jackson venceu um recorde de oito prêmios Grammys, incluindo o de Álbum do Ano por “Thriller”, este que é considerado pelos grandes da indústria fonográfica o “maior álbum da história”. O disco sozinho já vendeu mais de 100 milhões de copias mundialmente.

#4 Dangerous (Álbum)

Não sei o de vocês, mas “Dangerous” é o meu álbum preferido do Michael. O disco marca o fim da parceria com o produtor Quincy Jones, e talvez seja esse o motivo de eu gostar tanto dele. Jackson estava em uma vib bem diferente dos seus últimos trabalhos, e reuniu temas como racismo, pobreza, mundo melhor e bem-estar das crianças. A faixa título (apesar de não ter sido lançada como single) é de longe uma das minhas canções favoritas do MJ.

#5 Performance de "The Way You Make Me Feel" no  Michael Jackson: 30 Anniversary Special 

O terceiro single do álbum “Bad”, "The Way You Make Me Feel", já é um R&B/ Pop bastante especial, mas Michael conseguiu dar um toque ainda mais icônico a música no aniversário de 30 anos de sua carreira quando se juntou a Princesa do Pop, Britney Spears. O público foi à loucura com os passos de dança, a troca de olhares entre as realezas do pop e a atmosfera sexy entre os dois. Sem dúvida alguma, é um momento para lembrar eternamente na carreira do Rei do Pop. 

 

E você, quais os momentos na carreira do Michael Jackson considera inesquecíveis?

Histórico de Conteúdo