Ex-Spice girl Mel C passa mal em boate no Rio de Janeiro, diz colunista
Foto: Reprodução / Instagram

Em turnê no Brasil para lançar o álbum “Version of Me”, a ex-Spice Girl Mel C passou mal na ultima segunda-feira (26). De acordo com informações da coluna Gente Boa, assinada por Adalberto Neto em O Globo, após comer algo que não lhe fez bem, a artista chegou pálida à boate The Week, onde tinha apresentação marcada. Ainda segundo o colunista, a cantora vomitou nos bastidores e fez o show com muita dificuldade, saindo do palco com menos de uma hora de apresentação, tempo menor do que o planejado. Por conta do mal estar, ela foi embora da boate assim que o show foi encerrado, sem ter recebido convidados no camarim.

‘Xô, vampirão!’: Artistas criam samba para pedir saída de Temer e eleições diretas
Foto: Reprodução / Instagram

Depois de reunir “mortadelas” e “coxinhas” no início do mês (clique aqui e saiba mais), a casa de Caetano Veloso e Paula Lavigne foi mais uma vez local de encontro de artistas contrários ao presidente Michel Temer. Em um novo encontro, na última semana, nomes como os atores Lúcio Mauro Filho e Letícia Sabatella e os músicos Mosquito e Xande de Pilares se juntaram para cantar e tocar, e acabaram compondo um samba para pedir as eleições diretas. “Vampirão ficou maluco, se segura no poder / Ele não vai me enganar / nem vai enganar você / Então vamos gritar / Xô, vampirão / vamos faturar / xô, vampirão / é nas diretas já / xô, vampirão/ Vampirão foi lá pra Rússia / Mas ninguém deu atenção / Vladmir ficou Putin / E gritou xô, vampirão", diz parte da música, que chama Temer de vampiro e satiriza sua recente viagem à Rússia, quando não foi recepcionado pelo presidente Vladmir Putin no aeroporto.   

 

Confira a música "Xô, vampirão":


Durante o encontro nasceu também um novo pagode, “513, fora Temer é o assunto”, que além de criticar Temer, faz campanha em favor do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também presente na ocasião. “Eu saí da minha casa para vir para a reunião / Todo mundo se liga na minha reivindicação / Olha, Xande de Pilares, porque eu sou apartidário / Presidente criminoso não vai me fazer de otário”, diz trecho da música. “Mas preste atenção no que eu vou falar/ To fechado com esse malandro, que vem lá do Amapá / 513, fora Temer é o assunto”, diz outra parte.

 

Quarta, 28 de Junho de 2017 - 09:00

Giro: Dia de Portugal

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Dia de Portugal
Nuno Pereira | Foto: Divulgação
O Consulado Geral de Portugal na Bahia abre as comemorações ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas  com uma programação que realça a simbiose das relações culturais luso-brasileiras. Celebrado mundialmente no dia 10 de junho,  este ano a data nacional de Portugal terá o foco das comemorações no Brasil, como uma forma de enaltecer a História comum aos dois países e as relações entre os seus povos. Na capital baiana, os eventos acontecem de 09 a 29 de junho, com palestras no Gabinete Português de Leitura de Salvador, visitas ao Navio-Escola Sagres que estará ancorado no porto desta cidade e ainda uma noite de fado com uma das maiores vozes de Portugal, o fadista Nuno da Camara Pereira, com participação especial de Saulo, Cláudia Cunha e Alexandre Leão.

De acordo com a Cônsul Geral de Portugal na Bahia, Nathalie Viegas, 'Salvador é uma das cidades brasileiras que mais preservam a ligação com Portugal. Faz todo sentido que tenhamos uma celebração à altura dessa História comum'. Ainda segundo a Cônsul, além da chegada da Sagres, 'esse ano o caráter da festa será voltado à música e à cultura. Fernando Pessoa é o nosso símbolo maior na Literatura, assim como o Fado é o cartão de visita da nossa identidade musical, que se aprimora quando combinado com outras sonoridades como a MPB e o Axé. Queremos que o público luso-baiano venha conhecer mais um exemplo tão rico deste diálogo entre culturas', completou.
Prêmio Caymmi de Música divulga indicados da 2ª edição na próxima semana
Foto: Divulgação

Os 110 artistas indicados à segunda edição do Prêmio Caymmi de Música serão divulgados na próxima terça-feira (4), em evento realizado no Teatro Gregório de Mattos, a partir das 15h. Na ocasião, serão apresentadas as informações e novidades da cerimônia de premiação, que acontecerá em agosto, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Este ano, pela primeira vez, a solenidade será aberta ao público em geral, que poderá adquirir os ingressos a preços populares. “Na segunda edição conseguimos expandir o Prêmio Caymmi e, com o Festival, reverberá-lo em ações que impactaram diretamente a comunidade, ocupando Salvador, chegando a novos públicos, revitalizando espaços públicos, pulverizando a cultura, e reconhecendo movimentos que são da cidade. A música contemporânea vista como agente agregador. Abrir a cerimônia de premiação é uma forma de levar a música até onde ela deve estar, ou seja, junto ao público”, explica Elaine Hazin, diretora geral do Prêmio, que este ano tem como tema “Música em Movimento”, em homenagem à Tropicália.

Metrô de Salvador recebe exposição em homenagem ao ‘2 de Julho’
Foto: Divulgação

A estação Pirajá de metrô, em Salvador, receberá de 1º a 9 de julho, a exposição “Salve o Dois de Julho: Memórias da Independência da Bahia”. A mostra gratuita realizada pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (DIMUS/IPAC) em parceria com a CCR Metrô Bahia é composta de 20 painéis, que contam a história da data magna da Bahia através de fotos e postais do acervo do Museu Tempostal e do Ipac, além de referências do livro “História da Bahia”, do historiador baiano Luís Henrique Dias Tavares.

Terça, 27 de Junho de 2017 - 21:50

Taylor Swift brinca com melhor jogador da NBA: 'Eu te ensinei a driblar'

por Estadão Conteúdo

Taylor Swift brinca com melhor jogador da NBA: 'Eu te ensinei a driblar'
Foto: Reprodução / Billboard

Taylor Swift fez um vídeo para parabenizar Russell Westbrook, eleito o melhor jogador da última temporada da NBA, a liga de basquete norte-americana. A cantora brincou com o jogador e disse que foi ela quem o ensinou a jogar. "Lembre que fui eu que te ensinei a jogar basquete. Fui eu quem te ensinou a driblar", disse Taylor. Na verdade, ela e o jogador do Oklahoma City Thunder nunca se encontraram, mas Taylor quis fazer uma piada na hora de parabenizá-lo."Eu me lembro da primeira vez em que você ganhou de mim no basquete. Eu estava super chateada e você disse: 'você só tem de shake it off'", em referência à música da cantora com o mesmo nome. "Essa história é falsa, mas eu queria que fosse verdadeira", disse Taylor. Ela ainda falou que Westbrook é incrível e que ficou muito feliz pela conquista dele. Há algum tempo, o jogador da NBA já havia dito que é fã da cantora. Ele até já apareceu em vídeos cantando músicas como 22 e Bad Blood e foi visto em show de Taylor.
 

 

Duo B.A.V.I. lança música durante ‘Sessão Especial’ da Commons

Duo B.A.V.I., formado por Anderson Petti e João Amy lança música neste sábado (1º), durante apresentação no projeto “Sessão Especial” da Commons Bar, no Rio Vermelho. O show inicia às 20 horas e irá contar com a participação do cantor Enio. A parceria musical entre os artistas nasceu durante a formação em música na Universidade Federal da Bahia. Priorizando as por faixas autorias, a carreira do DUO propõe produções de canções, texturas, ambiências e melodias, tudo isso explorando as influências da música urbana da capital baiana.

SERVIÇO
O QUÊ:
DUO B.A.V.I.
QUANDO: 1º de julho, às 20 horas
ONDE: Commons Studio Bar, Rio Vermelho
VALOR: R$ 15/ R$ 10 (lista)

Terça, 27 de Junho de 2017 - 19:50

Kendrick Lamar adia clipe com Rihanna e lança ‘Element’; assista

por Nereida Albernaz

Kendrick Lamar adia clipe com Rihanna e lança ‘Element’; assista
Foto: Reprodução / Omelete

Kendrick Lamar lançou nesta terça-feira (27) o clipe da música “Element”. O single foi o terceiro do álbum “DAMN” a ganhar uma produção audiovisual, atrás de “HUMBLE.” E “DNA”, lançados há 2 meses. A novidade surpreendeu os fãs do artista, que esperavam um clipe do feat com Rihanna, a canção “Loyalty”. O álbum lançado em abril, conta também com a participação de U2 (lembre aqui). Na produção, imagens de caos e violência revelação à realidade de parte da população negra nos Estados Unidos. Confira o clipe de “Element”:

 

Terça, 27 de Junho de 2017 - 19:00

Giro: Museus da Bahia sediam aulas do workshop de fotografia artística para dentistas

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Museus da Bahia sediam aulas do workshop de fotografia artística para dentistas
Foto: Divulgação

Salvador está sediando o primeiro “Workshop de Fotografia Artística para Dentistas”, que é coordenado pelo Dr. Roberto Amarante Costa Pinto, Mestre em Ortodontia pela UFRJ, Professor da Escola Bahiana de Medicina e amante profissional da fotografia há algumas décadas. O curso vai acontecer em museus da Bahia, nos meses de julho e agosto, e integra o circuito de pré-eventos do Odonto Fashion Day.

No workshop, os dentistas vão aprender sobre os princípios básicos da arte da fotografia de forma que, independente do equipamento utilizado, seja um smartphone ou uma câmera fotográfica, o participante esteja apto a fazer muito mais que fotografias de dentes. Todas as aulas teóricas (06 de julho e 03 de agosto) serão realizadas no Espaço Pierre Verger, no Museu Santa Maria. Já as aulas práticas (07 de julho e 04 de agosto) acontecerão respectivamente no no Parque Histórico Castro Alves e no Museu Wanderley Pinho. 

Nas aulas práticas, os dentistas participantes do workshop irão fazer os registros que vão compor a exposição “Teu Sorriso, Tua Arte”. Então, diversas crianças que vivem nas comunidades ao redor dos museus participantes, tirarão selfies, pós-escovação supervisionada, para fortalecer a percepção autoral do sorriso de cada uma delas. Essa ação é uma parceria com o Projeto “Sorriso do Tamanho do Brasil” desenvolvido pela ABO – Associação Brasileira de Odontologia.

 

Serviço:

Workshop de Fotografia Artística para Dentistas

Datas: 06 e 07 de julho e 03 e 04 de agosto.

Aulas teóricas: Espaço Pierre Verger – Museu Santa Maria

Aulas práticas: Parque Histórico Castro Alves e Museu Wanderley Pinho. 

Inscrições: http://www.odontofashionday.com.br/

 

Com apresentações em Juazeiro, espetáculo ‘Sobre a Pele’ oferece oficinas gratuitas
Foto: Divulgação

O espetáculo “Sobre a Pele” será apresentado em Juazeiro nos dias 7 e 8 de julho, às 20 horas, no Centro de Cultura João Gilberto. Indicada nas categorias Melhor Atriz, Melhor Texto e Melhor Direção ao Prêmio Braskem de Teatro 2016, a montagem narra a história de quatro mulheres sob as memórias de Sofia, personagem que perdeu a visão após presenciar o afogamento da mãe. No elenco, Uerla Cardoso protagonizando, na companhia de Lílith Marques, Ella Nascimento e Jane Santa Cruz. Durante o evento oficinas gratuitas serão oferecidas as público. No sábado (8), o workshop “Estado Cênico” será ministrado pelo dramaturgo e diretor do espetáculo Fernando Santana, para meninas a partir dos 15 anos. Já no domingo (9), a oficina “Movimento Essencial”, ministrada pelas atrizes da peça, irá ensinar com exercício de atuação os princípios da dança. As inscrições podem ser feitas através do link (veja aqui). As apresentações custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), mas coletivos de defesa da mulher podem ter acesso a uma cota de convites. A classificação é 14 anos.

SERVIÇO
O QUÊ:
Espetáculo ‘Sobre a Pele’
QUANDO: 7 e 8 de julho, às 20h. Oficinas 8 e 9 de julho, às 9 horas
ONDE: Centro de Cultura João Gilberto
VALOR: R$ 10 (inteira)/ R$ 5 (meia)

Sequência ‘Vingadores’ será último filme de alguns super-heróis da Marvel no cinema
Foto: Reprodução / AdoroCinema

O filme “Vingadores: Guerra Infinita” será o último de alguns super-heróis da Marvel, segundo o produtor Kevin Feige. A revelação feita ao site “JoBlo” não especificou quais os personagens serão excluídos da produção. O terceiro longa da franquia estreia em 26 de abril de 2018 nos cinemas. De acordo com Feige, a decisão é de caráter econômico, e tem a intenção de diminuir os gastos. Ele usou como exemplo, Homem de Ferro e Capitão América, que já acumulam três filmes cada, como salários astronômicos. A “contenção de gastos” também é uma chance dos produtores investirem em novos personagens adaptados para as telonas, como o Pantera Negra, Homem-Formiga e os Guardiões da Galáxia. Apesar de ter “soltado” as novidades, o produtor se esquivou de um posicionamento mais completo dizendo ter “mais dois anos de trabalho dura para finalizar os filmes e que Robert Downey (Homem de Ferro) e Chris Evans (Capitão América) têm muito trabalho a fazer. [...] Para onde vamos depois, é o que veremos”. Porém, o próprio Evans já adiantou que não estará no quarto filme da franquia, o que aumenta a teoria que outros personagens não irão mais aparecer no longa.

Atriz baiana faz brechó e rifa para custear curso de cinema em SP e ‘perde tudo’ em assalto
Foto: Reprodução / Facebook

A atriz baiana Janaína Leal contou com a solidariedade alheia para conseguir fazer um curso na sua área em São Paulo, mas apesar dos esforços, foi roubada às vésperas da viagem e teme ter que adiar o sonho. Jana Leal, como é conhecida na cena artística, fez um brechó com as próprias roupas e uma rifa para custear o curso de R$ 880, além dos gastos no período. Os estudos de preparação de elenco com a renomada Fátima Toledo terão duração de 15 dias na capital paulista. Nesta segunda-feira (26), contudo, voltando dos festejos juninos ao lado de amigos, ela foi roubada no bairro do Stiep, quando chegavam em casa, por volta das 20h30. O trio de jovens foi abordado por dois adolescentes armados, que levaram o carro com todos os pertences deles no interior. Apesar de ter estadia garantida e passagens compradas a viagem corre o risco de não acontecer depois do assalto. No carro, estavam o dinheiro, as roupas que restaram depois do brechó, os instrumentos musicais e o celular de Jana, que segue sem contato, a não ser pelo telefone fixo. A jovem de 28 anos já participou de 7 espetáculos e do filme “Irmã Dulce”, lançado em 2013. Atriz há quatro anos, a baiana estuda artes cênicas do Teatro Sesc Casa do Comércio. O curso na área de cinema seria mais uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos e se inserir no mercado. Junto com Jana, foram roubados Tainan Guimarães e Lavinio Ventura. Tainan, que também é atriz, perdeu uma câmera fotógrafa recém comprada e que a auxiliaria no trabalho. Livínio, dono do carro, foi quem teve o maior prejuízo, pois o modelo Ford Fiesta 1.0 de placa JSA 3565 segue desaparecido.

Grupo paulista Trupe Encantada apresenta espetáculo de patinação no gelo em Salvador
Foto: Divulgação

A capital baiana recebe, nos dias 1º e 2 de julho, apresentações de patinação artística inéditas do grupo paulista Trupe Encantada. Os espetáculos acontecem na pista de gelo localizada na praça central do Shopping Barra, situada no piso L1, sempre às 17h. Gratuito e aberto ao público, o evento contará com dançarinos em figurinos e coreografias elaborados para representar personagens clássicos dos desenhos animados.


SERVIÇO 
O QUÊ:
Trupe Encantada
QUANDO: Sábado e domingo, 1º e 2 de julho, às 17h.
ONDE: Pista de gelo Big Ice, na Praça Central Euvaldo Luz (Piso L1) do Shopping Barr

Fotógrafo baiano Roberto Faria lança livro ‘Bahia dos Deuses e das Crenças’
Foto: Divulgação

Resultado de 16 anos de pesquisa sobre a fé do povo baiano no Candomblé, Catolicismo e Umbanda, o fotógrafo Roberto Faria lança, no dia 5 de julho, o livro “Bahia dos Deuses e das Crenças”. Com entrada gratuita, o evento de lançamento acontece a partir das 18h, no Palácio da Aclamação, em Salvador. Em edição trilíngue, capa dura e formato tamanho 30x30cm, a obra reúne mais de 200 fotografias que documentam manifestações culturais e religiosas, além de festas populares e o folclore. "Este livro tem caráter documental inédito, por reunir em uma única obra as principais e mais importantes festas religiosas, o sincretismo, as crenças e a fé do povo baiano”, avalia o autor baiano.

Terça, 27 de Junho de 2017 - 14:35

Giro: Aleixo Belov chega ao Alasca

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Aleixo Belov chega ao Alasca
?Tripulação chega ao Alasca

A tripulação do comandante Aleixo Belov chegou ao seu destino final: o Alasca. Foram deixados para trás nove portos, após quase oito meses desbravando o alto mar. Na bagagem, novas culturas, amizades e descobertas ao passar pelo Oceano Atlântico e cruzar o Pacífico. Apesar de atingir o seu objetivo, em breve o veleiro-escola Fraternidade retornará a Salvador, seu local de origem. “Precisaremos de saúde e bons ventos. Agradeço a todos que ajudaram a cumprir esta tarefa, aos que torceram e rezaram para que a nossa missão fosse realizada com sucesso”, revela o comandante. Ucraniano radicado na Bahia, Aleixo Belov tem 74 anos e coleciona os títulos de navegador, engenheiro, empresário e escritor. Na década de 80 ficou conhecido como ‘navegador solitário’, por ser o primeiro brasileiro a dar a volta ao mundo sozinho.

Projeto realiza oficinas, website e livro para fortalecer literatura negra na Bahia
Projeto é idealizado pela baiana Calila das Mercês | Foto: Jemima Bracho

Com o objetivo de fortalecer a literatura negra e feminina no estado, a pesquisadora baiana Calila das Mercês lança o projeto “Escritoras Negras da Bahia”, que contempla a realização de um website, oficinas no sul do estado e lançamento de um e-book. As ações serão realizadas em julho, mês no qual são celebrados o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e o Dia Nacional do Escritor. "A arte literária sempre esteve presente na minha vida e, durante minha infância e adolescência, sempre senti falta de mulheres que me representassem no campo literário. Na Bahia, um estado em que a população negra é maioria, prestigiamos grandes escritores homens, mas temos também grandes escritoras mulheres negras, e é sensato termos acesso ao que elas retratam por meio de falas plurais. Este projeto, portanto, busca criar um espaço em que a comunidade negra possa se sentir mais representada e leitores, em geral, possam ter acesso à pluralidade de representações e de autoras baianas que fazem arte literária de qualidade", explica Calila, sobre o projeto que reúne o trabalho de poetas, contistas, romancistas e artistas literárias em geral, e traz um mapeamento desta cena.

Com o apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia, o projeto contempla três diferentes produtos. O primeiro deles é o website www.escritorasnegras.com.br, que será lançado no dia 7 de julho. Entre 7 e 20 de julho, o evento contará ainda com um ciclo de oficinas voltadas para mulheres de comunidades afro-indígenas, nas cidades de Alcobaça, Caravelas e Prado (Cumuruxatiba), no Extremo Sul da Bahia; além de duas palestras: uma na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus de Teixeira de Freitas, e outra no Fórum de Cultura, em Caravelas. O último produto do projeto é um e-book bilingue (Português e Inglês), com textos acadêmico-culturais relacionados à negritude e à autoria negra, perfis de escritoras negras e intervenções artísticas na Bahia (clique aqui para conferir a programação).

Ariana Grande exige mobília branca, cortinas e comida vegana em camarins no Brasil
Foto: Divulgação

Como grande parte das estrelas mundiais, a cantora e compositora Ariana Grande, que neste fim de semana se apresenta no Brasil, tem uma lista de exigências particular para seus camarins.  De acordo com o Midiorama, a artista pediu uma alimentação totalmente vegana e orgânica em sua passagem pelo Rio de Janeiro (29 de junho) e São Paulo (1º de julho). Ela detalhou de forma bem específica a maneira como cada alimento deve ser apresentado, informando não apenas as marcas de sua preferência, mas também se a comida deve ser servida, se cortada, ensacada, congelada ou sem casca. Dentre os itens pedidos por ela estão água mineral, água de coco, leite e suco de abacaxi. Outra exigência da cantora é que a mobília dos camarins seja branca e que portas e janelas sejam cobertas por cortinas. Em virtude dos atentados ocorridos no Reino Unido, a produção da artista proibiu a entrada de mochilas nos shows no Brasil (clique aqui e saiba mais).

‘Não falei mal’: Jacquin se manifesta após dizer que arroz e feijão era comida de país pobre
Foto: Divulgação

Erick Jacquin se manifestou nas redes sociais, depois de ser criticado por uma entrevista à revista Veja, publicada no último sábado (24), na qual afirmou que o feijão com arroz era comida de país pobre.  "Todos os países onde as pessoas comem farinha, arroz e feijão tinham ou têm problema de gente passando fome. É coisa da Índia, da China, do Brasil. O cara enche a barriga, a fome passa", declarou o chef francês e jurado do Masterchef Brasil. Nesta terça-feira (27), Jacquin publicou um vídeo no Twitter para esclarecer a polêmica. “Eu não falei mal, eu falei a história disso. Os países que precisam, que tinham problema com famintos, comiam muito mais arroz, farinha, feijão, para encher a barriga do povo. Todos os países do mundo passaram por isso. A França também, e resolveu com as batatas, resolveu com outras raízes”, disse o chef, citando seu próprio país de nascimento. “Agora, hoje virou um prazer comer arroz com feijão, não tem nem pobre, nem rico. Mas antigamente nao tinha rico, todo mundo estava pobre, precisa pensar nisso também. Hoje a sociedade mudou”, acrescentou o chef, que é casado com uma brasileira e vive no país há mais de 20 anos. “Gente, eu amo o Brasil, sou brasileiro, eu nunca vou falar mal desse país maravilhoso”, declarou-se, rebatendo, no entanto, algumas críticas: “Eu agradeço muito ao Brasil, mas, por favor, os ignorantes parem de encher o saco!”. 


Confira o vídeo publicado por Erick Jacquin nesta terça-feira (27):

Coronel sugere que Secult assuma São João e critica Bahiatursa: 'Casa política'
Foto: Reprodução / Facebook

A atual gestão da Bahiatursa foi alvo de críticas do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ângelo Coronel (PSD). Durante seu programa disponibilizado semanalmente no Facebook, o Tête a Tête, Coronel entrevistou o secretário de Cultura, Jorge Portugal, e sugeriu que o São João deixasse a superintendência e passasse à administração da Secult.  Inicialmente, Coronel pergunta a Portugal se seria “um disparate” as festas juninas serem responsabilidade da Bahiatursa. “Acho, até porque o São João é na verdade uma festa popular. É cultura identitária, é cultura, já tombado até, senão, ou encaminhado, por Lídice, como patrimônio imaterial da humanidade, ou patrimônio imaterial brasileiro, não sei. Então acho que deveria estar comigo”, concorda Portugal. Coronel então destaca que Rui sempre assiste ao seu programa e faz um apelo na sequência: “Deveria tirar da Bahiatursa, que é uma casa estritamente política – lá só libera quando o atual presidente gosta da cara do cliente – e passar, para administrar o São João da Bahia, os festejos populares, para a pasta de Jorge Portugal, que, além de ser técnico, é um professor, é um político, mas não está político. É neutro no processo. [Melhor] do que entregar uma pasta daquela natureza à Bahiatursa, que só quer fazer estritamente política”, disse, em menção ao atual superintendente, Diogo Medrado. Indagado sobre a capacidade da pasta de receber a incumbência, Portugal afirmou ter condições de gerir os festejos – “naturalmente também se vindo ao orçamento”. Anteriormente, Coronel já tinha feito uma provocação referente à Bahiatursa, ao perguntar ao secretário se ele mandava na Superintendência de Promoção à Cultura. “Ou é tipo a secretaria do turismo e a Bahiatursa? Que o secretário não manda na Bahiatursa? É subordinado e não manda?”, alfinetou Coronel. “Não, a relação é orgânica”, respondeu Portugal. Procurado pelo Bahia Notícias, Medrado informou, por meio de sua assessoria, que não comentaria o assunto e que seguirá o que o governador decidir sobre o tema.

Terça, 27 de Junho de 2017 - 10:35

Shakira confirma passagem pelo Brasil com turnê ‘El Dorado’

por Jamile Amine

Shakira confirma passagem pelo Brasil com turnê ‘El Dorado’
Foto: Divulgação

A cantora e compositora colombiana Shakira confirmou o Brasil como um dos países que receberá a turnê mundial de seu mais novo disco, “El Dorado”. “Chegou a hora”, escreveu a artista em sua conta oficial do Twitter, na manhã desta terça-feira (27), junto com uma foto promocional do novo trabalho e as bandeiras dos países por onde passará com seu show, dentre elas a do Brasil. No site oficial de Shakira, o público pode conferir as datas e locais confirmados na Europa e América do Norte, entre novembro deste ano e fevereiro de 2018. As datas das apresentações na América Latina, no entanto, serão anunciadas posteriormente, informou a produção. Dentre os países que receberão a turnê "El Dorado" estão Alemanha, France, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Espanha, Portugal, Itália, Suíça, Estados Unidos e Canadá. A informação corrobora com a notícia divulgada pelo jornal Destak, que anunciou a vinda de Shakira ao Brasil em março de 2018 (clique aqui).

 

Projeto Escritas em Trânsito abre inscrições para oficina literária com Alice Ruiz
Foto: Divulgação

O projeto Escritas em Trânsito, que este ano chega à sua quarta edição, entre julho e setembro, em Salvador, abriu inscrições para suas oficinas literárias gratuitas ministradas por renomados autores de língua portuguesa. A primeira atividade formativa acontece de 26 a 28 de julho, no Memorial do Teatro Castro Alves, ministrada pela escritora, poeta e letrista Alice Ruiz, que assina parcerias musicais com nomes como Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Alzira Espíndola, Chico César, Zé Miguel Wisnik e Iara Rennó. A oficina ministrada por ela tem como proposta familiarizar os participantes à técnica e prática do haikai - poesia mínima de origem japonesa. Com introdução à “filosofia” zen, preparando o espírito para que os participantes se coloquem em “estado poético”, passando pela abordagem da técnica e forma, o que inclui algumas noções da escrita ideogrâmica, até chegar aos exercícios de tradução e criação em conjunto e individual. Os interessados devem se inscrever para as oficinas pela internet (clique aqui), até o dia 7 de julho. Cada turma tem capacidade para 30 pessoas, sengo quatro vagas reservadas para participantes do interior da Baia. A carga horária de cada oficina será de 12 horas.

Terça, 27 de Junho de 2017 - 09:00

Giro: É Pique!

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: É Pique!
Agda, Arthur e Eduardo Oliva | Foto: Thiago Castro
Foi com uma festinha das mais animadas que o casal Agda e Eduardo Oliva comemorou o aniversário de um ano do filho Arthur. O tema escolhido? Circo! Entre palhaços e brincadeiras, no Buffet Na Selva, a criançada curtiu a festa de montão! Vivaaa!
Chico Buarque lançará novo disco com inéditas em agosto
Foto: Divulgação

Seis anos após o último álbum de estúdio, “Chico” (2011), Chico Buarque lançará, em agosto, um novo disco. A informação é do colunista Lauro Jardim, em O Globo, que revelou ainda que o artista carioca incluirá no novo trabalho sete canções inéditas e outras duas composições suas gravadas por outros intérpretes. Ainda de acordo com a coluna, diferente de outros projetos, nos quais Chico compunha tudo e somente ao final gravava, desta vez o processo foi em “conta-gostas”, com a composição e gravação de uma a uma. Segundo Lauro Jardim, a capa do disco será assinada pelo carioca Leonardo Aversa, que já fotografou nomes como Caetano Veloso, Marisa Monte, Adriana Calcanhotto, Jards Macalé, Lulu Santos, Ana Carolina, Milton Nascimento, Arlindo Cruz, Mallu Magalhães e o próprio Chico. O nome do álbum, no entanto, ainda não foi definido.

Neojiba estreia turnê nacional em comemoração ao aniversário de 10 anos
Foto: Divulgação

Estreia no ia 19 de julho, no Teatro Castro Alves, a turnê em comemoração aos 10 anos do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). Na ocasião, Orquestra Juvenil da Bahia fará dois concertos, às 15h e 19h30. Sob a regência de Eduardo Salazar e do maestro Ricardo Castro, que também atua como solista ao piano, a principal formação do Programa apresenta o Concerto para Piano nº 2, de Beethoven; Prélude à l'Après-midi d'un Faune; e a Sinfonia nº 5 de Dmitri Shostakovich. Após apresentações na capital baiana, o grupo segue em temporada nacional, passando por São Paulo, no dia 22 de julho, às 16h30, na Sala São Paulo; Campos do Jordão, dentro da programação do Festival de Inverno, no dia 23 de julho, às 16h30, no Auditório Cláudio Santoro; encerrando em Belo Horizonte (MG), no dia 25 de julho, às 20h, na Sala Minas Gerais.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba) – Aniversário de 10 anos
QUANDO: Quarta-feira, 19 de julho, às 15h e 19h30
ONDE: Teatro Castro Alves
VALOR: 15h - Grátis| 19h30 - R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)

São João: 73% das prefeituras que receberam recursos da Bahiatursa são governistas
Foto: Reprodução/ São João na Bahia

A Bahiatursa beneficiou 74 municípios com convênios de cooperação técnica e financeira para as festas juninas deste ano (veja aqui). Entretanto, grande parte dos recursos foram disponibilizados para prefeituras ligadas ao governo estadual. Das 74 cidades, apenas 20 (17%) das agraciadas são comandadas por prefeitos que compõem partidos de oposição ao governador Rui Costa. Os outros 54 (73%) marcham ao lado do petista, de acordo com levantamento feito pelo Bahia Notícias. Do lado governista, as prefeituras do PP, sigla presidida no estado pelo vice-governador João Leão, foram as mais contempladas pelo dinheiro da Bahiatursa: foram 15 delas. Na oposição, o DEM, partido do maior rival de Rui, ACM Neto, foi campeão em recebimento de recursos para os festejos juninos: sete cidades ganharam o auxílio. Os valores dos convênios variaram entre R$ 20 mil e R$ 100 mil. Entre as cidades com festas já tradicionais, do lado governista, receberam R$ 100 mil os municípios de Cruz das Almas, do prefeito Orlandinho (PT); Santo Antônio de Jesus, comandada por Rogério Andrade (PSD); Amargosa, do petista Júlio Pinheiro; e Irecê, do prefeito Elmo Vaz (PSB). Governadas por prefeitos da oposição, receberam R$ 100 mil cidades como Alagoinhas, sob comando de Joaquim Neto (DEM); Itiruçu, que tem como chefe do Executivo Municipal Lorenna Di Gregório (PRB); e Vitória da Conquista, do peemedebista Herzem Gusmão (PMDB). As prefeituras que ganharam o patrocínio foram selecionadas por meio de edital aberto pela Bahiatursa, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Só receberam o dinheiro os municípios adimplentes com o governo do Estado e que cumpriram os requisitos exigidos pelo certame. 

Terça, 27 de Junho de 2017 - 00:00

Prefeitura pensa em instalar memorial ou até mesmo aquário no Forte de São Marcelo

por Estela Marques / Guilherme Ferreira

Prefeitura pensa em instalar memorial ou até mesmo aquário no Forte de São Marcelo
Foto: Saulo Kainuma / Divulgação

A prefeitura de Salvador ainda não é responsável pela administração do Forte de São Marcelo, mas já pensa no que pode fazer com ele caso o Iphan conceda a gestão do equipamento. De acordo com o secretário de Turismo da cidade, Cláudio Tinoco, ele vem recebendo diferentes sugestões nos últimos meses. Em entrevista ao Bahia Notícias, ele citou a possibilidade de construção de um Memorial da Baía de Todos os Santos - opção que mais o agrada -, de um Museu ou Memorial do Frontispício de Salvador ou até mesmo de um aquário - alternativa que Tinoco reconhece como a mais remota. "Nós temos um conceito para a ocupação do Forte associada a uma análise de viabilidade econômica, uma vez que as experiências de restauro e ocupação das duas fortificações que estão sob nosso domínio levam a uma despesa mensal de manutenção", explicou o secretário, acrescentando que a opção do aquário representaria um investimento desassociado de qualquer linha de financiamento que a prefeitura tem disponível. Apesar do Forte de São Marcelo ainda estar atrelado ao Iphan, Tinoco avalia a ideia de passar o equipamento para a prefeitura tem o apoio do prefeito ACM Neto e, também por isso, a chance da transferência se tornar oficial é "muito grande". Ele aponta que apesar da reforma entregue pelo Iphan no final do ano passado, o espaço ainda precisa de melhorias, principalmente instalações elétricas e hidráulicas. Caso a negociação seja concretizada o secretário estima que o projeto para o Forte deve ficar pronto com a definição de conceito e conteúdo até o final de agosto. Aliada à reforma no Forte de São Marcelo, Tinoco vislumbra ainda a chance de seguir o exemplo de cidades no exterior para ter em uma mesma região de Salvador uma série de novos equipamentos turísticos interligados. "A possibilidade de integração desses equipamentos no médio e longo prazo é fundamental, constituindo - como a gente tem em inúmeras cidades turísticas internacionais - uma concentração de atrativos em uma determinada área, especialmente nos centros históricos", comentou o secretário.

‘Tia Má com a Língua Solta’ volta nos sábados de julho em Salvador
Foto: Divulgação

Maíra Azevedo volta aos palcos com seu stand up “Tia Má com a Língua Solta”, em julho. A jornalista baiana fica em cartaz durante todos os sábados do próximo mês, no Teatro Eva Hertz, localizado em um shopping da capital baiana. O espetáculo satiriza situações cotidianas e aborda temas como racismo e machismo utilizando o humor. A montagem é dirigida por Elísio Lopes Júnior e conta com a codireção de Ricardo Fagundes. O stand up é o primeiro no Brasil comandado por uma mulher negra. Atualmente, Maíra faz parte do time de parceiros do programa Encontro com Fátima Bernardes, e continua com seus vídeos lúdicos e motivacionais nas redes sociais.

SERVIÇO
O QUÊ:
‘Tia Má com a Língua Solta’
QUANDO: Todos os sábados de julho (exceto 29) – 1,8,15 e 22, às 20 horas
ONDE: Teatro Eva Herz (Livraria Cultura)
VALOR: R$ 50/ R$ 25 (meia)

Coletivo Novos Cachoeiranos apresenta concerto autoral em Salvador
Foto: Reprodução / Facebook

O Coletivo Novos Cachoeiranos irá apresentar o Experimento Afro Jazz Recôncavo, na próxima sexta-feira (30), às 17 horas, na Reitoria da UFBA, em Salvador. Organizado pela Federação das Bandas Filarmônicas da Bahia (FEBAF), o concerto faz parte do Fórum das Filarmônicas da Ufba e trará composições de alunos do projeto. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O Coletivo é dedicado à arte e educação comunitária, focada no ensino de arranjo, composição, contraponto, harmonia e estética, em parceria com músicas das filarmônicas Lyra Ceciliana e Minerva Cachoeirana. O repertório do grupo mistura elementos da musicalidade do recôncavo com vanguarda musical, da música barroca e do jazz. O projeto é uma parceria entre o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas Cecult/Ufrb, Proext e a Sociedade Cultural Orpheica Lira Cyciliana.

SERVIÇO
O QUÊ:
 Novos Cachoeiranos – Experimento Afro Jazz Recôncavo
QUANDO: 30 de junho, às 17 horas
ONDE: Reitoria da UFBA, Canela
VALOR: Gratuito

Sucesso da K-Pop, K.A.R.D. esgota ingressos da sessão de autógrafos em Salvador
Foto: Reprodução / Pinterest

O grupo coreano K.A.R.D. esgotou os ingressos da sessão de autógrafos em um hotel de Salvador. Atualmente, a banda é a mais bem sucedida do gênero K-pop, sucesso na indústria musical do país asiático, movimentando cerca de US$ 5 bilhões ao ano. Segundo o G1, os donos dos sucessos “Oh Nana” e “Don´t Recall” foram recebidos por uma plateia lotada. A turnê que passou por Fortaleza, Salvador, Recife, além de shows em São Paulo, distribuiu 400 ingressos para cada sessão de autógrafos. As entradas custavam R$ 140 com direito a fansign e pôster, e por R$ 230 um cd era somado ao kit. O K.A.R.D. já acumula fã-clubes e páginas em homenagem nas redes sociais no Brasil.


Foto: Reprodução /Facebook (fãs aguardando a sessão de autógrafos em Salvador)

Segunda, 26 de Junho de 2017 - 19:00

Giro: Fernanda Lima é a nova embaixadora da The Body Shop

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Fernanda Lima é a nova embaixadora da The Body Shop
Fernanda Lima/Foto: Divulgação

Fernanda Lima é a nova embaixadora da The Body Shop no Brasil e chega para representar a marca em um momento importante. A rede inglesa de cosméticos naturais acaba de lançar a campanha Forever Against Animal Testing, que consiste em um abaixo assinado global com o objetivo de banir, até 2020, testes em animais com finalidade cosmética em produtos e ingredientes em todo o mundo.

 

Além da campanha contra teste em animais, Fernanda estará envolvidas nos principais lançamentos da marca.

 

As assinaturas serão coletadas nas lojas físicas da marca e também pelo site da marca.

Histórico de Conteúdo