Quarta, 22 de Maio de 2019 - 16:50

Tarantino se irrita em Cannes e evita comentar temas espinhosos de filme

por Guilherme Genestreti | Folhapress

Tarantino se irrita em Cannes e evita comentar temas espinhosos de filme
Foto: Divulgação / Getty Images

No dia seguinte à exibição de "Era uma Vez em Hollywood", o cineasta Quentin Tarantino foi curto e grosso e evitou se aprofundar nos temas mais espinhosos de seu novo filme, que não são poucos. Ao lado de Brad Pitt e Leonardo DiCaprio, ele riu sozinho de suas próprias piadas e se irritou no curto encontro com jornalistas no Festival de Cannes.

 

A trama de seu longa revisita o assassinato de Sharon Tate, morta a facadas por seguidores do fanático Charles Manson, e o relacionamento da atriz com o diretor Roman Polanski, hoje chamuscado por acusações de abuso sexual.

 

"O meu fascínio com essa história é como Manson foi capaz de juntar essas jovens mulheres e esses garotos em torno dele. E quanto mais informação se pesquisa a respeito, menos as coisas ficam claras", disse Tarantino. "É impossível entender o absurdo, daí o interesse."

 

Assim como Tate, Polanski é um personagem na trama. Até hoje, o diretor polonês evita abordar o assunto do assassinato de a sua então mulher, grávida de oito meses, e do filho do casal que ela trazia na barriga. Anos mais tarde, ele teria ainda de fugir dos Estados Unidos carregando nas costas a acusação de ter estuprado uma adolescente.

 

Indagado pela imprensa em Cannes, Tarantino se mostrou enfurecido quando lhe perguntaram se ele havia consultado Polanski, de quem é fã, antes de explorar um episódio tão traumático da história dele. "Não" foi a sua única resposta.

 

Ele também ficou irritado quando uma repórter do jornal The New York Times pegou o microfone e o inquiriu sobre as poucas falas reservadas a Sharon Tate, que no filme é interpretada por Margot Robbie. "Por que dar a uma atriz tão talentosa como ela tão poucas linhas de diálogo?". O diretor fechou a cara: "Rejeito essa hipótese." Ao seu lado, Margot Robbie foi mais elegante. Reconheceu que fala mesmo bem pouco no filme, mas disse que sua função no longa era "mostrar o lado leve da personagem".

 

"Era uma Vez em Hollywood" de fato é um filme bem masculino. O foco da história são as andanças de Rick Dalton (DiCaprio) e Cliff Booth (Pitt), respectivamente um ator decadente de TV e seu dublê, pela Los Angeles de 1969. O enredo é pretexto para que o diretor se esbalde naquilo que mais gosta, isto é, empilhar referências da cultura pop e envernizar a trama com um verniz retrô.

 

DiCaprio diz que se identifica com o personagem porque cresceu na indústria hollywoodiana. "É um sujeito que está lutando para continuar nos holofotes", disse. "Sei que sou sortudo por estar na posição em que estou como ator." Pitt comentou a sua parceria com o ator de "Titanic". "Fazemos parte um pouco da mesma geração, começamos ao mesmo tempo. Espero repetir essa dupla porque foi tudo bem divertido."

 

Obcecado pelo detalhe nostálgico, o diretor se esmerou ao recriar a Los Angeles da época e as marquises de neon de seus cinemas de rua, hoje inexistentes. Para isso, fechou ruas da cidade e mandou reproduzir as antigas fachadas porque não queria recriá-las em computação gráfica.

 

O esforço é tanto, contudo, que o fetiche retrô, mais uma vez, serve mais para esconder a inconsistência do resultado. "Era uma Vez em Hollywood" é bem superior ao último "Os Oito Odiados", mas seu enredo não tem nem sombra da engenhosidade de "Pulp Fiction", que estreou por aqui há exatos 25 anos e saiu com a Palma de Ouro.

 

O filme despertou um curioso fenômeno na crítica. Entre publicações de língua inglesa, como o britânico The Guardian e a americana The Hollywood Reporter, a obra foi saudada como um retorno à boa forma. Já entre jornalistas europeus, nem tanto. O espanhol El País, por exemplo, o chamou de um naufrágio.

Projeto de arte eletrônica produzido em aldeias na Bahia é premiado no Reino Unido
Foto: Divulgação

Produzido em nove aldeias da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe, o projeto Arte Eletrônica Indígena (AEI) foi agraciado com menção honrosa no prêmio Starts Prize 2019, no Reino Unido.


A iniciativa projetada e executada pela ONG Thydêwá consiste em uma série de dez residências artísticas curtas em comunidades indígenas do Nordeste brasileiro para criação conjunta de obras de arte eletrônica. O resultado do trabalho foi exposto ao público Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em agosto de 2018. 


O júri do Starts Prize considerou o projeto brasileiro um forte exemplo de parceria que centra as vozes das comunidades indígenas e amplia suas perspectivas como parte da identidade contemporânea e do patrimônio coletivo.

Netflix anuncia data de estreia de última temporada de 'Orange is The New Black'
Foto: Reprodução / Twitter

A Netflix anunciou, nesta quarta-feira (22), a data de estreia da sétima e última temporada de “Orange is The New Black”. A série chega à plataforma no dia 26 de julho.


“Eu sei que tudo tem um fim, mas esse é um dos mais difíceis pra mim. A última temporada de OITNB chega em 26 de julho. Queria escrever mais, mas tô ocupada chorando”, diz texto publicado pela Netflix, no Twitter, junto com um vídeo no qual o elenco aparece nos bastidores, enquanto canta a música tema da série.

 

Quarta, 22 de Maio de 2019 - 13:50

Filme de Woody Allen com Selena Gomez, Timothée Chalamet e mais ganha trailer

por Folhapress

Filme de Woody Allen com Selena Gomez, Timothée Chalamet e mais ganha trailer
Foto: Reprodução / Youtube

Se você gosta de um filme com uma fotografia linda, uma trama melosa e bons atores, o novo filme do Woody Allen, 83, é uma boa pedida para você.

A nova obra do diretor ganhou trailer oficial nesta terça-feira (21) logo pela manhã.

Numa trama ambientada na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, o longa-metragem se chamará "Um Dia Chuvoso em Nova York" e terá nomes como Selena Gomez, 26; Timothée Chalamet, 23; Elle Fanning, 21; e Jude Law, 46, no elenco.

O novo filme conta a história de um casal que vai para Nova York e acaba vivendo em um período chuvoso na cidade. Durante seis dias da estadia deles por lá, o personagem central vivido por Chalamet acredita que sua namorada o trocou por um ator.

O novo filme de Woody Allen ainda não tem data exata para estreiar nem no Brasil nem nos Estados Unidos. No ano passado, o diretor foi acusado de assédio por sua filha adotiva, Dylan.

A moça, hoje com 32 anos, diz que o pai teria abusado dela na época da separação, justamente quando ele estava trocando sua mãe por Soon-Yi (que é filha adotiva de Mia com um marido anterior, o maestro André Previn).

A investigação policial feita há mais de duas décadas apontou uma série de furos na história contada por Dylan, então com seis anos de idade. |A alegação é de que Mia Farrow, tomada por furioso ciúme, teria tentado voltar os filhos contra o próprio pai. 

 

Veja o trailer:

Lutte faz show de lançamento de novo disco solo nesta sexta no Commons
Foto: Divulgação

O cantor e compositor Lutte faz show de lançamento de seu novo disco solo, “Músicas para o Entardecer”, nesta sexta-feira (24), a partir das 22h, no Commons Studio Bar, situado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.


Produzido por Allex Brandão, o novo trabalho do ex-vocalista da banda Mosiah conta com nove faixas com uma mistura de reggae, soul e MPB.


Pela primeira vez, o cantor não é o autor da maioria das canções do álbum, que conta com composições de Márcio Mello, Peu Del Rey, Felipe Barros, Djalma Luz, Paulo Façanha e Beto Paiva. 


SERVIÇO
O QUÊ:
Lutte - Show "Músicas para o Entardecer "
QUANDO: Sexta-feira, 24 de maio, ás 22h
ONDE: Commons Studio Bar – Rio Vermelho – Salvador (BA)
VALOR: R$ 20 (antecipado na lista amiga em www.commons.com.br) e R$ 30 (no local)

Agnaldo Timóteo é transferido para Hospital Geral Roberto Santos em Salvador
Foto: Divulgação

Por meio de uma UTI aérea, o cantor Agnaldo Timóteo foi transferido de Barreiras, no Oeste baiano, para o Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, no fim da tarde desta terça-feira (20). O artista passou mal na última segunda-feira (20) e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barreiras (clique aqui e saiba mais).


De acordo com informações do G1, o artista chegou ao aeroporto de Salvador por volta das 17h, e foi levado em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao hospital estadual, chegando em torno das 18h.


"O estado de saúde dele, graças a Deus, está muito bem. Só que, como ele teve um princípio de AVC, então ele precisa de um cuidado maior", informou, nesta terça-feira (22), Márcio Timóteo, filho e assessor de imprensa do cantor. "A gente vai ver se há possibilidade ou interesse dos médicos de levar ele para São Paulo, porque os médicos dele são de São Paulo", acrescentou.


Márcio comentou ainda sobre o estado de saúde do pai e agradeceu aos fãs pelo apoio. "Ele está um pouco sonolento, está sendo medicado. Os médicos estão até preocupados, porque ele está com o lado dele um pouco inchado, mas acredito que seja por causa da medicação. Mas se Deus quiser, vai dar tudo certo. E eu quero agradecer aos fãs, que são muito fanáticos por ele. Podem orar, com certeza. Qualquer um que fizer qualquer prece nesse momento é muito bom", disse. 

Mariana Aydar e Almério encerram Conexões Sonoras no Pelourinho; ingressos estão à venda
Foto: Divulgação

A paulistana Mariana Aydar e o pernambucano Almério encerram a temporada do projeto Conexões Sonoras, no dia 15 de junho, a partir das 20h, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador.


No repertório de Mariana, clássicos de Dominguinhos, a exemplo de “Gostoso Demais” e “Tenho Sede” além de outros forrós como “Feira de Mangaio”, “Forró do Xenhenhem” e “Frevo Mulher”. A artista inclui ainda canções autorais e sucessos de BaianaSystem, Timbalada, Lenine e Marina Lima.


Com seu perfil de artista performático, Almério também irá levar ao palco o resgate das raízes nordestinas. Os ingressos estão à venda no Sympla (clique aqui).


SERVIÇO 
O QUÊ:
Conexões Sonoras – Mariana Aydar e Almério 
QUANDO: 15 de junho, a partir das 20h
ONDE: Largo Quincas Berro D’Água – Pelourinho
VALOR: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Dois baianos são selecionados para residência artística no Museu da Pampulha em Minas 
Foto: Divulgação

Os artistas visuais baianos Alex Oliveira e Ventura Profana foram selecionados para participar de uma residência artística no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. 


Contemplados na 7ª edição do Bolsa Pampulha, programa realizado pela prefeitura e o Centro de Arte e Tecnologia – JACA, eles estão entre os 10 artistas selecionados para o programa, que tem como objetivo estimular a produção e pesquisa em artes visuais, na capital mineira.


Durante o período da residência artística serão realizados encontros abertos ao público com a comissão de acompanhamento e encontros regulares com o coletivo curador.


Além dos dois baianos, foram selecionados ainda: Guerreiro do Divino Amor (RJ), David de Jesus do Nascimento (MG), Dayane Tropikaos (MG), Gê Viana (MA), Sallisa Rosa (GO), Sara Lana (MG), Simone Cortezão (MG) e Desali (MG). 

Quarta, 22 de Maio de 2019 - 09:00

Giro: União entre Moda e Arte

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: União entre Moda e Arte
Adrianne Gallinari e Irá Salles | Foto: Divulgação

A obra de arte pula das telas nos museus e nas galerias e vai para a rua, contando sua história. Essa é a ideia da designer Irá Salles ao apresentar uma collab em parceria com a artista plástica mineira Adrianne Gallinari, radicada em Salvador, e que já expôs seu trabalho em diversos lugares do mundo, como Nova York, Finlândia e Portugal. Serão apresentadas apenas 10 modelos exclusivos de bolsas com pinturas, no lançamento que vai acontecer no dia 23 de maio (quinta-feira), das 14h às 19h, na Pena Cal Galeria de Arte (Alameda das Espatódeas). 

Comemorando os 20 anos da marca que leva seu nome, Irá Salles tem buscado criar coleções cápsulas especiais, que dialogam com segmentos distintos da moda, mas que criam um conceito de experiência no consumo fashion. Em escala de ateliê, a collab 'Irá Salles + Adrianne Gallinari' vai trazer modelos de bolsas que serão únicos, com pinturas cuidadosas, que exploram a trama, sobre o couro em tom de off white.

Adrianne Gallinari nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, e vive e trabalha em Salvador. Estudou Artes na Escola Guignard (MG) e na Faculdade Santa Marcelina (SP). Seu trabalho, feito em nanquim, giz de cera e grafite, pode variar de enormes desenhos que cobrem paredes, com formas que remetem ao corpo, paisagens e elementos, até cadernos intimistas. E agora, pela primeira vez, irá permear uma coleção de bolsas.

Desde 1999 Irá Salles cria coleções que afirmam o estilo brasileiro no mundo, trazendo toques nas peças feitas à mão. Esse estilo se consagra pela visão que a designer conseguiu trazer de um olhar de quem enxerga a brasilidade de fora, com a alegria, descontração e originalidade, que permeiam a identidade da marca. Por isso, ao longo desses anos conquistou clientes e admiradores pelos quatro cantos do mundo e não por acaso é única nacional a fazer parte do acervo do maior museu de bolsas do mundo, o Tassen Museum of Purses and Bags, em Amsterdam. (por Adriana Barreto)

Quarta, 22 de Maio de 2019 - 08:50

Will Smith diz que se inspirou em 'Um Maluco no Pedaço' para interpretar gênio

por Leonardo Volpato

Will Smith diz que se inspirou em 'Um Maluco no Pedaço' para interpretar gênio
Foto: Divulgação

Para compor o personagem gênio no filme "Aladdin", que estreia nesta quinta (23) nos cinemas, o ator Will Smith contou que se inspirou em um antigo -e muito famoso- personagem: Will, de "Um Maluco no Pedaço", clássico seriado exibido pelo SBT.

"Robin [Williams, ator que já deu vidas ao papel] arrasou nesse filme. Ele revolucionou o que poderia ser feito nesse tipo de filme. Então eu estava ouvindo, e ouvindo, e eu só pensava que eu não queria encostar nisso. Comecei a brincar com a música e a música foi onde encontrei meu Gênio", contou o ator no "The Ellen Show" de terça-feira (21). 

"E eu pensei: 'ah, eu posso meio que pegar minha persona de 'Um Maluco no Pedaço' e usar. Porque o Gênio já foi para o futuro e para o passado, então você pode puxar referências de qualquer lugar. O hip-hop foi onde vi que poderia colocar minha própria assinatura, enquanto mantenho o valor nostálgico", comentou ele.

No live-action, Aladdin (Mena Massoud) é um jovem ladrão que vive de pequenos roubos em Agrabah. Um dia, ele conhece a princesa Jasmine (Naomi Scott) e fica interessado por ela. Mas o rapaz acaba capturado por Jafar (Marwan Kenzari), que deseja que ele recupere uma lâmpada mágica onde mora um gênio (Will Smith). O papel dele é conceder três desejos.

Para o papel, aliás, Smith apareceu sem o tom azul nas primeiras imagens divulgadas, o que causou polêmica. Logo depois, porém, a coloração foi colocada, e em suas redes sociais o ator brincou: "Eu falei para todos vocês que eu seria azul. Vocês precisam confiar mais em mim".

TCA abre convocatória de ocupação da Sala do Coro no segundo semestre de 2019
Foto: Jamile Amine / Bahia Notícias

O Teatro Castro Alves (TCA) e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) abriram as inscrições da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 2º Semestre de 2019”. Os selecionados serão incluídos na programação do espaço, no período de 23 de julho a 22 de dezembro deste ano. 


Os interessados devem se inscrever, até 12 de junho, através dos sites www.tca.ba.gov.br e www.fundacaocultural.ba.gov.br. Podem participar propostas de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, performance, teatro, multilinguagens, mostras e festivais, assinadas por pessoas jurídicas de natureza artístico-cultural, da Bahia ou de outros estados. 


O valor da taxa de uma sessão na Sala do Coro é de R$ 1.500, ou de 10% do total da renda bruta da venda dos ingressos, prevalecendo o maior valor. Para produções baianas, como forma de incentivo efetivo à cena local, o valor é reduzido para R$ 500, ou a mesma proporção de porcentagem.

RBN Digital comemora dois anos com mais de 2,5 milhões de ouvintes

A aposta em rádio digital do Bahia Notícias completa dois anos nesta quarta-feira (22) com a marca de mais de 2,5 milhões de ouvintes. A RBN Digital foi lançada oficialmente em 2017 e, desde então, segue apresentando o melhor da música aliado à credibilidade da informação do site. “Temos muito o que comemorar nessa curta história. Nossa equipe está sempre inovando, lançando novos produtos e consolidando a RBN Digital como a principal rádio digital da Bahia”, ressalta o diretor-executivo do grupo, Ricardo Luzbel.

 

Com programação adulta e qualificada, comandada pelo DJ Wilson, a RBN Digital possui boletins de hora em hora, com as principais notícias do dia, programas curtos sobre esporte, cultura, decoração e saúde e, mais recentemente, com duas estreias exclusivas, o Prorrogação Esportiva e o Geração Z. A rádio, que pode ser ouvida pelo site www.rbndigital.com ou pelos aplicativos para iOS (baixe aqui) ou para Android (baixe aqui), traz ainda a análise política diária do editor do Bahia Notícias, Fernando Duarte, comentando os principais assuntos da cena nacional e estadual.

 

“Ainda temos muito a crescer e a RBN Digital tem mantido o ritmo ao longo dos últimos meses. Nosso objetivo é continuar sendo uma referência em inovação na comunicação da Bahia, como aconteceu quando lançamos o site. Na época, pouco se falava em jornalismo online na Bahia e hoje somos um dos principais veículos baianos”, destaca Luzbel.

'Downton Abbey', o filme, ganha trailer com beijo gay e visita da realeza britânica
Foto: Divulgação

A história da série de televisão britânica Downton Abbey, encerrada em 2015, em sua sexta temporada, virou filme e o primeiro trailer foi divulgado nesta terça-feira (21). O lançamento do filme está previsto para 20 de setembro de 2019. Conforme o trailer, a trama deve mesmo partir do momento em que terminou a última temporada da série, ambientada em 1926. No vídeo, toda a família se prepara para receber uma visita inesperada da realeza britânica. 

 

Cenas típicas da série como as discussões hilárias entre Maggie Smith (Violet Crawley) e Isobel Crowley (Penelope Wilton) são mostradas no trailer, e até o mordomo Charles Carson (Jim Carter) dá um tempo em sua aposentadoria para ajudar nos preparativos da casa.

 

Thomas (Robert James-Collier), personagem homossexual que passou por provas para tentar vencer o preconceito em plenos anos 1920, terá uma cena de beijo apaixonado, conforme mostra o trailer. Uma cena semelhante ocorreu na terceira temporada da série e chegou a ser censurada pela TV grega. Nela, Thomas beijava o Duque de Crowborough (Charlie Cox).

 

O roteiro é de Julian Fellowes, criadora do programa de televisão, com direção de Brian Percival, de "A Menina que Roubava Livros" (2013).  Downton Abbey, drama histórico sobre uma família fictícia da aristocracia inglesa, ganhou três Globos de Ouro. No Emmy, foram 15 prêmios e 69 indicações. É a série estrangeira com maior número de indicações da história do prêmio.

 

 

 

Nove meses após morte, testamentos de Aretha Franklin são encontrados em sua casa
Foto: Divulgação

Foram encontrados três testamentos na casa de Aretha Franklin, em Detroit, nos Estados Unidos, nove meses após a morte da cantora. Escritos a mão, um dos testamentos estava embaixo de almofadas na sala de estar, de acordo com David Bennet, advogado dos herdeiros da cantora. 

 

Segundo o site G1, o mais recente é de março de 2014 e parece deixar os bens da artista para os seus familiares. Por causa da escrita manual, alguns textos não estão sendo decifrados facilmente, já que há palavras rasuradas e frases escritas nas margens. Os outros dois testamentos encontrados eram de 2010, e estavam em um armário trancado.

 

A rainha do soul faleceu em agosto de 2018, aos 76 anos, vítima de um câncer no pâncreas. Na época, os advogados e familiares disseram que não existia nenhum testamento, mas as três versões foram encontradas no início deste mês. 

 

Bennet, que representou Aretha por mais de 40 anos, apresentou os testamentos para as autoridades nesta segunda-feira (20) para verificar a validade legal de acordo com a lei de Michigan. Uma audiência foi marcada para 12 de junho. 

 

O advogado apresentou também os documentos aos quatro filhos da cantora e seus advogados, mas eles não chegaram a um acordo sobre a validade deles, já que dois se opuseram aos testamentos.

Jota Quest apresenta nova turnê na Concha Acústica em agosto
Foto: Divulgação / João Paulo Lima

Jota Quest desembarca em Salvador com a turnê "Saideira Acústico Tour", no dia 18 de agosto (domingo). O show acontecerá na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, às 19h. 

 

O grupo traz como novidade para os fãs o lançamento do EP digital "Saideira", com canções que ficaram fora das faixas do CD/DVD "Acústico Jota Quest”. No repertório do show, Jota Quest apresenta “Vício”, “Todas as Janelas”, “Palavras de um Futuro Bom”, “Além do Horizonte”, “35” e “O Telefone Tocou Novamente”. 

 

Os ingresso da plateia custam R$120 a inteira e R$60 a meia e do camarote R$240 inteira e R$ 120 meia. Eles já estão à venda na bilheteria do TCA, nos postos do teatro nos Sacs dos shoppings Barra e Bela Vista, e no site Ingresso Rápido.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Jota Quest - "Saideira Acústico Tour"
QUANDO: Domingo, 18 de agosto, às 19h
ONDE: Concha Acústica do Teatro Castro Alves, Campo Grande
VALOR: Plateia: R$120 inteira e R$60 meia |  Camarote: R$240 inteira e R$ 120 meia

Rihanna confirma álbum de reggae e comenta possível colaboração com Lady Gaga
Foto: Divulgação / Getty Images

A cantora Rihanna revelou que seu novo álbum será focado no estilo do reggae. Em entrevista ao caderno de moda do jornal norte-americano The New York Times, a cantora deu detalhes sobre a nova produção que, por enquanto, deve se chamar "R-9".

 

"Até agora está como R9, graças à Navy [nome dado aos fãs da cantora]. Eu estou prestes a chamá-lo assim, porque eles me assombram com esse 'Quando o R9 vai sair?' Como vou aceitar outro nome depois de terem colocado esse na minha cabeça?", disse.

 

Questionada sobre uma possível parceria com Lady Gaga e com o rapper Drake, a cantora negou, mas deixou claro que não ignora a ideia. "Não [estou trabalhando com Gaga]. [Acham que eu estou] talvez porque ela me seguiu no Instagram. Não está nos planos agora, mas eu não sou contra isso", esclareceu. Sobre Drake, ela disse: "Não tão cedo, não vejo isso acontecendo. Não neste álbum, com certeza."

 

Ela e o rapper já fizeram parcerias como "Work" e "What's My Name", alguns dos maiores sucessos de Rihanna, e que fez com que muitos fãs especulassem um romance entre os dois. No entanto, ela garante na entrevista que não costuma ter muitos encontros: "Eu não saio. Eu saio para comer um jantar. Eu tento me divertir tanto quanto posso durante o trabalho. E mesmo depois do trabalho, quando estou literalmente na minha cozinha tomando uma bebida, convido toda a minha equipe. E nós trabalhamos ainda."

 

Na última semana, Rihanna anunciou o lançamento da Fenty, sua grife de roupas de luxo, se tornando a primeira mulher negra a criar uma marca na Moët Hennessy Louis Vuitton SE. "Sou jovem. Estou chegando agora. Eu sou uma mulher. São fatores que entram em jogo, mas não vou pedir desculpas por eles, e eu não vou recuar de ser mulher, de ser preta, de ter uma opinião. Estou dirigindo uma empresa e é exatamente isso que vim fazer aqui", disse a cantora.

 

Questionada sobre voltar a atuar, ela disse que "provavelmente vou tentar um pouco mais, mas não faria um papel grandioso até que soubesse que consigo lidar e carregar um filme sozinha, porque eles têm oferecido isso a mim", disse. "Eu digo sempre 'Pessoal, obrigado por acreditarem mim, mas a Angelina Jolie está aí", brincou.

Terça, 21 de Maio de 2019 - 18:20

Monica San Galo faz show intimista em Salvador

Monica San Galo faz show intimista em Salvador
Foto: Divulgação

A compositora, instrumentista e intérprete Monica San Galo se apresentará nesta quinta-feira (23), às 20h30, no restaurante Veleiro, em Salvador, com um repertório especial. Após a sua turnê "Confissões de Madame", que foi registrada em um DVD, Monica realiza o show "Quinta Musical - Música e Gastronomia pra Você".


Seu novo show mostra as canções que San Galo costuma ouvir durante as madrugadas enquanto trabalha em seu ateliê (a cantora é também artista plástica). Além dos nomes consagrados como Chico Buarque, Isolda, Dominguinhos e Edith Piaf, Mônica também leva para o show algumas das suas composições, a exemplo de "Súplica" e "Samba da Vizinha". O show traz também impressões, histórias e interações da cantora com a plateia. Para mais informações e reservas basta entrar em contato pelo número (71) 2105-9131.

Maradona pede que seus fãs não assistam o documentário sobre sua vida
Foto: Divulgação

O novo documentário sobre a vida de Diego Maradona não tem agradado o jogador. Ele pediu para que as pessoas não assistam quando estrear. Os cartazes do longa que aborda o polêmico argentino dizem: "Diego Maradona - Rebelde, Herói, Vigarista e Deus". De acordo com a Reuters, o campeão mundial não gostou de ser descrito como "vigarista". 

 

"Joguei futebol e ganhei meu dinheiro correndo atrás da bola. Não extorqui ninguém", disse Maradona em uma entrevista à rede Univisión, nesta terça-feira (21). "Se eles querem atrair o público assim, estão equivocados... O título não me agrada, e se o título não me agrada, o filme não me agradará. Não vão vê-lo", continuou. 

 

 

O diretor Asif Kapadia, responsável por dirigir os documentários premiados "Senna" e "Amy", anteriormente já tinha dito que Maradona não havia assistido ao filme e reconheceu que estava curioso em saber a reação do jogador quando o visse. "Estamos lidando com arquivos muito antigos, haverá muitas imagens que ele mesmo não viu de si mesmo, de sua família, de seus filhos", disse Kapadia. "Então acho que será muito comovente para ele". 

 

Maradona, atual técnico do Dorados, do México, não compareceu a pré-estreia do longa no Festival Internacional de Cinema de Cannes no domingo. A produção do filme informou que o atleta estava com "uma lesão no ombro que requer atenção médica". 

 

Segundo a agência, as primeiras críticas foram variadas. Algumas pessoas disseram que o filme é baseado em diversos vídeos pessoais de Maradona e que mostra cenas coloridas, mas que carece de impacto.  "Não importa a quantidade de noticiários que nos mostrem ou o quão fascinantes sejam, toda essa realidade fragmentada não consegue ajudar a revelar o que há dentro do homem em seu centro", escreveu a revista Variety. 

 

O documentário irá estrear no Reino Unido em 14 de junho e ainda não tem data prevista para estrear no Brasil. Confira o trailer do filme: 

 

 

Chico Buarque é o vencedor do Prêmio Camões de literatura 2019
Foto: Divulgação

O escritor e compositor Chico Buarque é o vencedor do Prêmio Camões 2019, anunciado nesta terça-feira (21). Esta é a 31ª edição da mais importante premiação da língua portuguesa, promovida pelos ministérios da Cultura de Portugal e do Brasil. 

 

De acordo com informações do site O Globo, o anúncio foi realizado na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, pela presidente da instituição, Helena Severo, após o corpo de jurados passar cerca de duas horas reunido. Chico é o 13º escritor brasileiro selecionado pelo prêmio e irá receber 100 mil euros. 

 

O júri da premiação foi composto por Clara Rowland e Manuel Frias Martins (Portugal), e Ana Paula Tavares (Angola), Antonio Cicero Correia Lima, Antônio Carlos Hohlfeldt e Nataniel Ngomane (Moçambique).

 

O Prêmio Camões de Literatura foi criado em 1988 pelos governos brasileiro e português, com o intuito de exaltar pelo cojunto da obra um autor de língua portuguesa que tenha contribuído para o fortalecimento do patrimônio literário e cultural lusófono.

Banda Panteras Negras volta a se apresentar na JAM no MAM neste sábado
Foto: Divulgação

Depois da estreia em março, a banda Panteras Negras volta a se apresentar na JAM no MAM, neste sábado (25), como convidada dos anfitriões da Geleia Solar. O evento acontece a partir das 18h, na área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, com entradas a R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia).


Desta vez, a banda instrumental formada só por mulheres negras prepara uma apresentação diferente. Suyá Nascimento (guitarra), Line Santana (bateria), Dedê Fatuma (percussão) e Zinha Franco (baixo) subirão ao palco junto a outras convidadas surpresa para interpretar um repertório autoral, que inclui as músicas Nzinga”, “Charlote”, “Lúcia de Logun” e “Maria Bonita”. A sonoridade do grupo mistura referências diversas a partir de estruturas rítmicas e harmônicas que dialogam com a música afro, afoxés, samba reggae e composições afro cubanas.


Após a apresentação das Panteras Negras, a Geleia Solar sobe ao palco junto com o grupo convidado, tendo sempre espaço aberto para receber artistas interessados em participar da jam session.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
JAM no MAM
QUANDO: Sábado, 25 de maio, das 18h às 21h
ONDE: Área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia – Av. Contorno – Salvador (BA)
VALOR: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)

Terça, 21 de Maio de 2019 - 14:50

Mabel Velloso lança livro infantil 'Farol' em Salvador

Mabel Velloso lança livro infantil 'Farol' em Salvador
Foto: Divulgação

A escritora baiana Mabel Velloso lança, no dia 29 de maio, seu mais novo livro infantil, “Farol”. O evento de lançamento acontece a partir das 16h, no estande da Caramurê do Shopping Barra, com a presença da autora.


Com uma homenagem aos educadores, a obra é uma história poética voltada para crianças de cinco a sete anos de idade, mas promete emocionar todas as idades. No livro, um pai brinca com os filhos de “o que você vai ser quando crescer” e acaba se surpreendendo com a resposta da filha. “Escrever um livro infantil que homenageia o professor nesses tempos de tanta violência só a pessoa maravilhosa e a uma escritora especial Mabel Velloso para fazer” comenta o editor Fernando Oberlaender.

Com discussão sobre soropositividade, solo 'TOMATEAMO' desmistifica preconceitos
Foto: Divulgação

O ator, cantor, diretor, produtor, dramaturgo e performer Luiz Antônio Sena Jr. apresenta o solo performátivo “TOMATEAMO”, entre os dias 29 e 31 de maio, sempre às 16h, em Salvador. A performance será apresentada em três pontos da capital baiana: Praça Dois de Julho/ Largo do Campo Grande, Praça da Piedade e Praça da Sé.


Cruzando teatro, dança e performance, a montagem tem como proposta discutir questões erroneamente atribuídas a comunidade LGBTQIA+, com foco na soropositividade. “Isso [da soropositividade ser um problema da comunidade] não é uma realidade. É uma questão de saúde pública que precisamos discutir, desconstruir esse tabu. É um debate que não é falado nem dentro da comunidade LGBTQIA+, nem na sociedade geral. Entendo que essa seja a grande potência: falar na rua, de modo poético e artístico. Deixar pessoas soropositivas no escuro é também uma forma de preconceito, de necropolítica”, defende o muliartista.


“O TOMATEAMO é um ato em que a poética brota da cidade, na cidade, com a cidade. É uma poética que venho experimentando desde o ‘Música de Quinta’ e o ‘Ruínas de Anjos’, espetáculos desenvolvidos em parceria com A Outra Companhia de Teatro, em que assumo a direção e provocação artística”, declara Luiz, destacando que a obra também visa refletir sobre a realidade do Brasil atualmente. “Estamos na iminência da liberação do porte de armas e do tiro desportivo para jovens e adolescentes. Vamos colocar nas mãos das pessoas o poder do tiro. O que acontece frente a um corpo gay que se declara, que se expõe, que dança e indaga (Você é positivo?), tendo a possibilidade de lhe atirar? Até onde as pessoas estão abertas a dialogar nesse sistema agressivo, preconceituoso, machista, homofóbico que vem sendo alimentado pelo então presidente?”, questiona o ator.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Solo “TOMATEAMO”
QUANDO: Quarta a sexta-feira, 29 e 31 de maio, às 16h
ONDE: Praça Dois de Julho/ Largo do Campo Grande, Praça da Piedade e Praça da Sé – Salvador (BA)
VALOR: Grátis

Flor Serena recebe convidados em show gratuito nesta sexta no Pelourinho
Foto: Divulgação

A Banda Flor Serena recebe convidados especiais no show de lançamento do disco "Rancho das Estrelas", realizado nesta sexta-feira (24), em Salvador. A apresentação gratuita acontece a partir das 20h, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador.


Um dos convidados confirmados é o pernambucano Maciel Melo, que fez uma participação na faixa que dá nome ao novo disco da Flor Serena. Com composições autorais do vocalista Verlando Gomes, o disco conta ainda com parcerias com nomes como Flávio José, Santanna O Cantador e Adelmario Coelho.


O álbum retrata a roça onde os pais de Verlano moravam, no sertão de Ipirá. O local era ponto de encontro dos amigos cantadores e poetas, que o batizaram de Rancho das Estrelas. Quem assina a arte da capa é a artista plástica Lilian Morais.


SERVIÇO
O QUÊ:
Show de Flor Serena e convidados 
QUANDO: Sexta-feira, 24 de maio, às 20h
ONDE: Largo Quincas Berro D’Água – Pelourinho – Salvador (BA)
VALOR: Entrada gratuita

Com estado de saúde delicado, Agnaldo Timóteo será transferido para Salvador
Foto: Divulgação

Após ter sido internado no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) do Hospital do Oeste, em Barreiras, nesta segunda-feira (20), com quadro de pressão alta, vômito e glicemia baixa (clique aqui), Agnaldo Timóteo será transferido para um hospital de Salvador. 


"Ele está internado. Só que o estado de saúde dele não é 'legal', então os médicos pediram uma aeronave especial do governo para poder fazer a transferência dele aqui do interior para o centro de Salvador", informou a assessoria do artista, em entrevista à revista Caras.

 

O cantor de 82 anos estava no estado para cumprir agenda de shows e foi internado após sofrer um mal-estar. 

'O cinema de Hong Kong': Sala Walter da Silveira exibe raridades orientais
Foto: Divulgação

A Sala Walter da Silveira, em Salvador, exibe raridades orientais entre os dias 23 e 29 de maio, dentro do programa especial de exibições “O Cinema de Hong Kong”. 


O público baiano poderá conferir sessões gratuitas dos filmes “Confissões Íntimas de uma Cortesã Chinesa”, de Chor Yuen e “Fervura Máxima”, de John Woo, sempre às 15h. 


O primeiro filme acompanha o drama de uma jovem pobre, sequestrada e vendida a um bordel, que, após tornar-se uma exímia espadachim, inicia um elaborado plano de vingança contra todos os que tiraram vantagem dela. 
Já “Fervura Máxima”, conta a história de um inspetor de polícia que entra em crise quando seu parceiro morre em um tiroteio com um gângster. Ele então se une a um assassino profissional, para vingar o amigo e impedir que a quadrilha continue a dominar a cidade com ações cada vez mais violentas.

 
Programação
Dias 23, 25 e 27 de maio, às 15h
Confissões Íntimas de uma Cortesã Chinesa (Ai Nu, Hong Kong, 1972) – Exibição digital
Duração: 97 minutos
Classificação: 14 anos

 

Dias 24, 28 e 29 de maio, às 15h
Fervura Máxima (Hard Boiled, Hong Kong, 1992) – Exibição em DVD
Duração: 128 minutos
Classificação: 14 anos

Secult divulga resultado de análise de mérito da 1ª chamada do Edital de Mobilidade Cultural 
Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) divulgou, nesta terça-feira (21), o resultado da análise de mérito da primeira chamada do Edital de Mobilidade Cultural 2019. A relação das propostas avaliadas, incluindo as não selecionadas, está disponível no site da secretaria (clique aqui) e no Diário Oficial do Estado. Os proponentes não classificados ainda podem interpor recursos de 22 até 28 de maio.


Das 71 propostas apresentadas, 21 foram aprovadas após análise da Comissão Gerenciadora do Fundo de Cultura da Bahia, contemplando as categorias Formação artística e cultural (Adulto); Residência artística e cultural; Intercâmbio e Cooperação Cultural; e Circulação, Difusão e Promoção. No total, serão investidos R$ 362.225.


Os proponentes que tiveram propostas aprovadas serão convocados para entrega da documentação obrigatória, prevista para ocorrer entre os dias 30 de maio e 08 de junho. 

Saulo Laranjeiro apresenta 'A Arte do Humor' no Teatro Jorge Amado
Foto: Divulgação

O multiartista Saulo Laranjeira sobe ao palco do Teatro Jorge Amado, em Salvador, para duas apresentações do espetáculo “A Arte do Humor de Saulo Laranjeira”, em cartaz nos dias 8 e 9 de junho.


Durante o espetáculo, o experiente ator intercala seu lado de contador de causos, com as narrativas do stand uo comedy contemporâneo.

 

Além de histórias engraçadas, Saulo interpretará diversos personagens, com destaque para o deputado João Plenário, seu mais famoso papel, que há duas décadas integra o programa de TV “A Praça é Nossa”. Saulo irá encarnar ainda o Maestro Sábia, o Caipira Geraldinho, e Benzedeira Véia Messina e Kelé Metaleiro.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
“A Arte do Humor de Saulo Laranjeira”
QUANDO: 8 e 9 de junho. Sábado, às 20h e domingo, às 19h
ONDE: Teatro Jorge Amado – Salvador (BA)
QUANTO: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia)

Corpocircuito 2019 promove espetáculos e intercâmbios de dança em Itacaré
Foto: Divulgação

Itacaré recebe, nesta sexta-feira (24) e sábado (25), a segunda edição do Corpocircuito, evento promovido pela ExperimentandoNUS Cia de Dança, que reúne espetáculos de dança e intercâmbios entre artistas da Bahia, Ceará e São Paulo.


Além das apresentações, o público poderá conferir ainda uma programação que inclui oficinas e intervenções artísticas. “A programação foi pensada na afetividade e no corpo político como modo revolucionário em tempos sombrios. Um encontro que gera outros encontros necessários para orientar a diferentes formas de viver e resistir”, explica Bruno de Jesus, bailarino, coreógrafo e curador do evento, junto com a bailarina e produtora Inah Irenam.


Participam do encontro a ExperimentandoNUS Cia de Dança (Salvador-BA),  Viana Junior (Itapipoca-CE), Erico Santos (São Paulo-SP), NED – Núcleo de Estudos em Dança (Juazeiro-BA), Pirandança e Grupo Urbanos (Tremedal-BA), João Lima (Salvador-Ba), Luiz Antônio Jr, Ridson Reis e Roquildes Jr (Salvador-Ba), Luana Fulô (salvador, BA), Everton Barbosa (Lauro de Freitas, BA), Talita Sueli (Salvador, BA) e grupos de artistas da cidade de Curaçá-Ba.


Programação
Dia 24 de Maio às 19h – Centro Cultural Porto de Trás 
Da própria pele, não há quem fuja - ExperimentandoNUS Cia. de Dança (Salvador, BA) 
Dia 25 de maio ás 19h - Centro Cultural Porto de Trás
Esqueça com Ridson Reis e Roquildes Júnior. Direção e Iluminação: Luiz  Antônio Sena Jr (Salvador, BA)
Preto no branco - PIRADANÇA & Grupo Urbanos (Tremedal, BA)
Eu de onde venho, para onde eu vou - João Lima (Salvador, BA)

Segunda, 20 de Maio de 2019 - 21:50

Netflix libera teaser de 'Stranger Things' e aquece para a terceira temporada, em julho

por Leonardo Volpato | Folhapress

Netflix libera teaser de 'Stranger Things' e aquece para a terceira temporada, em julho
Foto: Divulgação

A terceira temporada da série de sucesso "Stranger Things" chega à plataforma da Netflix no dia 4 de julho. Por isso, a empresa já aquece os motores para a estreia e acaba de liberar mais um teaser sobre um momento que poderá ser visto na história.

 

No vídeo, é mostrado a vida de salva-vidas do bad boy Billy, interpretado pelo ator Dacre Montgomery. Em uma cena na piscina, o rapaz, sem camisa, tira o fôlego das mães dos alunos e se mostra durão ao pedir que um jovem não corra ao redor da água.

 

 

 

A plataforma já disse que os episódios novos serão ambientados no verão de 1985. O primeiro episódio da primeira temporada foi ao ar em 2016. Agora, portanto, três anos depois, as crianças cresceram e terão de lidar com a adolescência.

 

Nas imagens do teaser divulgado, também é possível ver que a produção chegará com um visual ainda mais carregado nas cores e nas boas atuações de Montgomery e dos demais do elenco. A série conta com Winona Ryder, Millie Bobby Brown, Finn Wolfhard, Charlie Heaton e Natalia Dyer dentre os atores principais. O primeiro trailer já havia sido divulgado.

Rita Lee divulga capa do seu próximo livro infantil 'Amiga Ursa'; confira
Foto: Reprodução/ TV Globo

Rita Lee utilizou sua conta do Instagram, neste domingo (19),  para divulgar a capa do seu próximo livro "Amiga Ursa - Uma história triste, mas com final feliz". A obra, que será lançada em julho pela Globo Livros, é voltada para o público infantil e é baseada em fatos reais. 

 

A narrativa conta sobre Marsha, uma ursa siberiana vítima do tráfico internacional de animais. Após ter sido retirado de seu habitat natural e levado ao Brasil, onde passou por circos, o animal ficou conhecido nos jornais como "a ursa mais triste do mundo". A fama durou até o momento em que a realidade da Ursa foi transformada por um resgate, responsável por levá-la a um santuário no Estado de São Paulo. Marsha passa a viver segura e tranquila atendendo pelo nome de Rowena. 

 

Na capa do livro, Rita Lee aparece abraçando a ursa. A ilustração é de Guilherme Francini.

 

 

 

Histórico de Conteúdo