Quarta, 05 de Agosto de 2020 - 21:50

'Maracá': Personalidades participam de live que denuncia emergência indígena

por Bruno Leite

'Maracá': Personalidades participam de live que denuncia emergência indígena
Foto: Montagem / Bahia Notícias

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) vai realizar neste neste domingo (9), às 17h, o "Maracá - Emergência Indígena". O evento virtual é uma mobilização de personalidades indígenas e não indígenas para alertar sobre a situação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em aldeias indígenas brasileiras e captar recursos para o enfrentamento.

 

O objetivo do "Maracá", segundo a Apib, é "o engajamento de apoiadores e busca levantar recursos para as ações de enfrentamento à Covid-19". "Queremos despertar a solidariedade nacional e internacional para a situação dos povos indígenas do Brasil em meio a pandemia. A vulnerabilidade do momento pede união e ação".

 

Vão participar do ato artistas como Camila Pitanga, Chico Buarque, Sônia Braga, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Teresa Cristina, Fernanda Montenegro, o médico Dráuzio Varela, a filósofa Djamila Ribeiro e as lideranças indígenas Nara Baré, Kreta Kaingang, Sonia Guajajara, Kerexuy Guarani, Dinaman Tuxá, Joenia Wapichana, Elizeu Guarani Kaiowá e os caciques Babau e Raoni.

 

O evento será transmitido ao vivo no perfil da Apib no Instagram (@apiboficial).

Morre aos 73 anos o ator Gésio Amadeu; artista foi diagnosticado com a Covid-19
Foto: Inácio Moraes/ Gshow

Internado desde junho, o ator Gésio Amadeu morreu nesta quarta-feira (5) em São Paulo. A informação foi divulgada através do Instagram do artista, por um texto publicado pelos familiares.

 

No final de junho, ele foi diagnosticado com o novo coronavírus e os familiares divulgaram a necessidade que ele tinha de transfusões sanguíneas (leia mais aqui). 

 

“Não perdemos somente um grande ator, um grande amigo, um grande pai, avô e esposo, perdemos hoje um pedaço da história do teatro e da TV brasileira”, diz trecho da nota.

 

Com mais de 50 anos de carreira no teatro, cinema e televisão, ele teve papeis marcantes Chiquititas, no SBT, no Sítio do Pica Pau Amarelo na Globo, em filmes e em diversas novelas da própria Globo, da TV Bandeirantes e da TV Tupi. Seu trabalho mais recente foi na série infanto--juvenil Bugados, do canal Gloob.


Veja a publicação do Instagram:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Estamos todos arrasados e com o coração em pedaços. Não perdemos somente um grande ator, um grande amigo, um grande pai, avô e esposo, perdemos hoje um pedaço da história do teatro e da TV brasileira. A única coisa que nos resta é seguir em frente, agradecendo pelo tempo de vida desse mineirinho único, que com seu jeitinho come-quieto e sua disposição de enfrentar a vida, conquistou o coração de todos os brasileiros e brasileiras. Esse não é o fim, isso não é um adeus, isso é somente um até logo. Muito obrigado Gésio ???????????? Ps: Ainda não sabemos o que será desse perfil no Instagram, talvez um perfil em homenagem a ele, nada mais justo, porém agora é hora de colocar a cabeça no lugar e depois pensamos em tudo.

Uma publicação compartilhada por Gésio Amadeu (@gesioamadeu.ator) em

Quarta, 05 de Agosto de 2020 - 20:40

Mario Frias pede a Cinemateca Brasileira que entregue as chaves na sexta

por Mônica Bergamo | Folhapress

Mario Frias pede a Cinemateca Brasileira que entregue as chaves na sexta
Foto: Reprodução / UOL

O secretário especial da Cultura do governo Federal, Mário Frias, enviou um ofício à associação que gere a Cinemateca Brasileira pedindo que esta "proceda a entrega das chaves" da instituição ao governo federal na sexta-feira (7).

O documento também pede que a Acerp (Associação De Comunicação Educava Roquete Pinto) transfira à pasta o patrimônio da instituição que possui dois imóveis em São Paulo: na Vila Clementino, zona sul, e na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista.

"Reitera-se que o não atendimento à presente NOTIFICAÇÃO ensejará nas medidas judiciais tanto para o restabelecimento da posse os mesmos pela UNIÃO FEDERAL, bem como para eventuais apurações de responsabilidade", afirma o ofício.

O contrato da Acerp para a administração da Cinemateca terminou em 2019. O Ministério Público Federal pedia, em caráter de urgência, a renovação do vinculo até o fim deste ano. A Justiça negou o pedido, afirmando que a entidade deve ser gerida pela União.

A instituição encontra-se em um limbo resultado da suspensão do contrato entre o Ministério da Educação e a Acerp, para a gestão da TV Escola, em dezembro do ano passado.

Quem detém o orçamento e faz os repasses é a Secretaria Especial da Cultura. Como os repasses são feitos via Acerp e a secretaria não tem contrato próprio com a associação, a verba foi represada.

Funcionários da Cinemateca afirmam não estar recebendo os seus salários. A manutenção do local só foi mantida até abril graças a um caixa da associação dedicado ao órgão, mas que já chegou ao fim.

Audiência Pública debate aplicação da Lei Aldir Blanc em expressões artísticas negras
Foto: Kleidir Costa / Sepromi

A Câmara Municipal de Salvador vai realizar nesta quinta-feira (6), em parceria com a Frente Marginal de Arte Negra, uma Audiência Pública sobre a aplicação e a destinação de recursos garantidos através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc em manifestações artísticas e culturais negras no estado. 

 

Com o tema "E a Arte Negra, como fica na Lei Aldir Blanc?", o diálogo será transmitido na TV e pelas redes sociais da Câmara, às 14h.

 

SERVIÇO:
O QUÊ: Audiência Pública "E a Arte Negra, como fica na Lei Aldir Blanc?"
QUANDO: 06/08, às 14h
ONDE: TV e redes sociais da Câmara de Salvador

Quarta, 05 de Agosto de 2020 - 19:00

Giro: Clínica Cuidar retomou as atividades

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Clínica Cuidar retomou as atividades
Foto: Arquivo pessoal | Alan Dantas

Após quatro meses fechada, devido a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, a Clínica Cuidar retomou 100% de suas atividades em todos os seus estabelecimentos, seguindo todos os protocolos de segurança impostos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde em todas as fases de atendimento desde a chegada à clínica, triagem, espera, atendimento e durante toda a assistência prestada.

Para garantir a segurança de seus colaboradores e pacientes, cuidados foram implementados como a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo período de permanência e atendimento na clínica; ao acessar o estabelecimento, será obrigatória a medição da temperatura, além da higienização das mãos no lavabo, antes da realização de qualquer procedimento; revistas e equipamentos de uso comunitário serão removidos de circulação, a fim de minimizar o contato entre as pessoas e haverá também à disposição álcool gel e máscaras cirúrgicas para uso dentro da clínica.

Os atendimentos da clínica  passaram a acontecer em horário reduzido, das 10h às 16h, com escalonamento de funcionários para evitar aglomerações. A Clínica também diminuiu salas de atendimento para reduzir de fluxo de pessoas, além da separação das macas, respeitando o espaçamento exigido pela vigilância sanitária e higienização de todos os equipamentos utilizados nos procedimentos. 

“Estamos trabalhando para seguir à risca as orientações e determinações das autoridades para garantir um ambiente higienizado e seguro para nossos pacientes e colaboradores e assim prosseguir com nossa missão que é cuidar e atender, da melhor forma possível, os nossos pacientes”, enfatiza Alan Dantas, fisioterapeuta e proprietário da Clínica Cuidar. 

 

Teatro Gamboa lança plataforma online para exibição de peças, shows, oficinas e bate-papos
'Achados e Perdidos' abriu a programação | Foto: Divulgação

Com 46 anos de funcionamento em Salvador, o Teatro Gamboa se adapta às novas necessidades do isolamento social, lançando uma plataforma digital para a exibição de  espetáculos teatrais, além de oficinas, bate-papos e shows.

 

A estreia aconteceu na terça-feira (4), com “Achados e Perdidos”, de João Lima, mas o público poderá acompanhar ao vivo, de quinta a domingo, diversas atrações filmadas em tempo real e disponibilizadas por até 22h para aqueles que adquiriram ingressos. 

 

Com valores que variam de R$ 2,50 e R$ 20, as entradas podem ser adquiridas no próprio Teatro Gamboa Online (clique aqui), onde é possível acessar também a programação completa do espaço.
 

Com brasileira como uma das protagonistas, novo teaser de 'Os Novos Mutantes' é divulgado
Foto: Reprodução / YouTube

A 20th Century Studios divulgou um novo teaser do filme "Os Novos Mutantes". Nele, os fãs podem conferir os personagens Magia (Anya Taylor-Joy), Mancha Solar (Henry Zaga), Míssil (Charlie Heaton) e Lupina (Maisie Williams) dando uma prévia de seus poderes durante uma consulta com a Dra. Cecilia Reyes, interpretada pela brasileira Alice Braga. 

 

O longa, fruto da parceria do estúdio de cinema com a Marvel e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures, é o décimo filme da franquia X-Men e tem estreia marcada para o próximo dia 28 de agosto. O lançamento estava previsto inicialmente para 2018.

 

Confira o teaser: 

TCA é destaque em estreia de série sobre história de teatros brasileiros
Foto: David Glat/TCA

Estreia nesta quarta-feira (5), às 20h30, no canal Arte1, a série "Teatros no Brasil". O primeiro episódio da produção, que traça um roteiro pelos teatros de norte a sul do país, tem como primeiro ponto o Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. 

 

A série vai mostrar imagens e depoimentos que resgatam a história dos espaços culturais e detalhes sobre a arquitetura e os grandes espetáculos já encenados nos palcos dos locais.

 

Nesta primeira temporada serão cinco episódios. Além do TCA, serão exibidos episódios sobre o Teatro Cláudio Santoro (em Brasília), o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Teatro Amazonas (em Manaus) e o Teatro São Pedro (em Porto Alegre). 

 

Localizado no Largo do Campo Grande, o TCA foi projetado pelo arquiteto José Bina Fonyat Filho e inaugurado pelo governo do estado em março de 1967. O complexo, que é tombado pelo Iphan, carrega traços arquitetônicos do estilo modernista.

 

Pelos palcos do TCA já passaram artistas como Raul Seixas, Gal Costa, Gilberto Gil, Chico Buarque, João Gilberto, Montserrat Caballé, Mikhail Baryshnikov, os balés Bolshoi e Kirov, o maestro Zubin Metha e a Filarmônica de Israel.

STJ nega recurso e mantém Camargo no comando da Fundação Palmares
Foto: Reprodução / Twitter

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou nesta quarta-feira (5), um recurso da Defensoria Pública da União (DPU) (lembre aqui) para retirar o jornalista Sérgio Nascimento de Camargo da presidência da Fundação Palmares.

 

Segundo publicou o G1, a decisão foi da Corte Especial do tribunal, que reúne os ministros mais antigos. O caso não chegou a ser debatido pelos ministros, que apenas concordaram em rejeitar o recurso da DPU - que questionou o entendimento do presidente da Corte, João Otávio de Noronha, que atendeu a um pedido da Advocacia Geral da União (AGU) em fevereiro e liberou a nomeação de Camargo (relembre aqui).

 

A defensoria argumentou ao STJ que a gestão de Sérgio Camargo "desviou a Fundação Cultural Palmares de suas finalidades legais e dos imperativos que devem reger a administração pública".

 

Camargo acumula polêmicas no cargo por ataques frequentes ao movimento negro e políticas como as cotas raciais. O jornalista também é avesso a símbolos da luta negra no Brasil como o próprio líder negro Zumbi dos Palmares, que dá nome ao órgão.

Quarta, 05 de Agosto de 2020 - 15:00

GastrôBahia: Prime Meat Club lança promoção para o Dia dos Pais

por Cris Montenegro

GastrôBahia: Prime Meat Club lança promoção para o Dia dos Pais
Foto: Divulgação

Quem ama churrasco em dia de domingo? Em busca de oferecer um momento em família para os pais amantes de churrasco, a boutique especializada em cortes nobres, selecionados e de alta qualidade Prime Meat Club criou uma promoção especial para o Dia dos Pais. Além de 5% de desconto na compra de qualquer combo, a entrega será grátis. Entre as opções oferecidas, o destaque vai para o Combo Black Angus Premium, que conta com a Picanha Carapreta, com 100% de rastreabilidade, alto grau de marmoreio e selo Angus de Sustentabilidade. O corte apresenta uma larga capa de gordura superior e é conhecido por ser o rei das churrasqueiras. Além disso, o kit contêm Bife de Chorizo 1953, Maminha Black 1953 e Toscana na Brasa pelo valor de R$ 349,90.

O marca também apresenta outras oito opções de combos, para todos os tipos de pais, a partir de R$ 159,90, além da opção de comprar os cortes separadamente. As encomendas podem ser feitas através do whatsapp (71 99967-3458) e as entregas são realizadas de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, em todos os bairros de Salvador e Região Metropolitana. Mais informações através do instagram @primemeatclub.

 

Quarta, 05 de Agosto de 2020 - 14:50

Bon Jovi compra mansão de frente para o mar por R$ 228 milhões na Flórida

por Folhapress

Bon Jovi compra mansão de frente para o mar por R$ 228 milhões na Flórida
Foto: Divulgação

O cantor Bon Jovi, 58, já está de casa nova. Ele comprou uma mansão na região da Flórida, Estados Unidos, pela bagatela de R$ 228 milhões. As informações são do site Palm Beach Post.

Segundo a publicação, o casarão tem estilo italiano, sete quartos e é de frente para o mar do outro lado da estrada costeira. Construída em 2007, a mansão ainda tem sete banheiros, cinco lavabos, adega totalmente climatizada, elevadores e garagem para três carros com ar condicionado.

Os pisos de madeira da grande sala de jantar dão o toque da parte interna da residência. Ainda há um piano na sala e a decoração é rica. Do lado de fora destaque para a piscina.

 


Em abril, o cantor havia colocado uma de suas mansões, no estado de New Jersey (EUA), à venda. Segundo a revista Variety, a casa foi anunciada pelo valor de US$ 20 milhões (cerca de R$ 104,4 milhões).

Com cerca de 1.670 m², o imóvel tem seis quartos, sete banheiros, pub, cinema, piscina aquecida e até uma casa anexa com outros três quartos, quatro banheiros, sala de estar e cozinha. De acordo com registros, ele já conseguiu passar a outro comprador essa casa.

Quarta, 05 de Agosto de 2020 - 14:00

Giro: Tela Preta

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Tela Preta
Luis Miranda e Uran Rodrigues

O programa Tela Preta apresenta mais um episódio - via live - na próxima quinta-feira, 6, às 20h, no canal O Pente (Youtube) e @opente_afesta). Com mediação de Uran Rodrigues e direção de Mauricio Pedreira, o programa terá -como convidados - o ator Luis Miranda e o cantor e compositor Filipe Escandurras. Imperdível.

 

Sesc Virtualidades exibe comédia 'Dois Pesos, Duas Medidas' de quinta a sábado no Youtube
Foto: Divulgação / Diney Araujo

O projeto Sesc Virtualidades exibe, desta quinta-feira (6) até o sábado (8), a comédia baiana "Dois Pesos, Duas Medidas". Dirigido por João Guisande e estrelada pelos atores Daniel Calibam e Fernanda Beltrão, o espetáculo tem como tema a gordofobia.

 

No palco, de maneira bem humorada, os atores discutem o preconceito contra os gordos e a ansiedade gerada pelas cobranças da sociedade. Através de situações banais do cotidiano, a exemplo dos comerciais tentadores, ou de situações da vida íntima, os artistas mostram como a gordofobia se manifesta e produz reclusão e exclusão social.

 

Apesar da seriedade exigida pelo tema, Daniel e Fernanda usam a música, a dança e a comédia para levar ao espectador também uma mensagem de superação dos preconceitos e de construção da autoestima. 

 

“Dois Pesos, Duas Medidas" tem direção de movimento e assistência de direção de Mônica Nascimento; direção musical e trilha sonora de Luciano Salvador Bahia; iluminação de Alisson de Sá e figurino como criação coletiva de Guilherme Hunder e Fernanda Beltrão. 

'Papo de Cabeceira' debate cinema negro em live com produtora Larissa Fulana de Tal
Foto: Divulgação

O projeto “Papo de Cabeceira”, que tem como proposta dar destaque a diretoras negras em debates sobre cinema negro, contará com a participação da produtora em audiovisual, Larissa Fulana de Tal, no dia 10 de agosto.

 

Ela participará de uma live transmitida a partir das 22h, no Instagram do professor e produtor audiovisual, Renato Rivas (@renatorivas_com), idealizador do projeto, que tem curadoria da jornalista e cineasta Ceci Alves.

 

Formada em Cinema e Audiovisual pela UFRB, a convidada atua como conselheira da Região Nordeste na Associação de Profissionais Negros da Audiovisual (APAN) e foi diretora do documentário Lápis de Cor (2014), projeto contemplado pela I Chamada de Curtas Universitários do Canal Futura.

Quarta, 05 de Agosto de 2020 - 12:00

ACM Neto anuncia protocolos de reabertura de bares, restaurantes e salões; confira

por Bruno Luiz / Ailma Teixeira

ACM Neto anuncia protocolos de reabertura de bares, restaurantes e salões; confira
Foto: Amanda Oliveira / Salvador da Bahia

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou nesta quarta-feira (5) os protocolos da fase 2 de reabertura da economia, que engloba bares, restaurantes e lanchonetes, salões de beleza e barbearias e centros culturais, museus e galerias de arte. 

 

A etapa pode ser acionada após a ocupação de leitos de UTI chegar a 70% ou menos durante cinco dias, algo ocorrido em três ocasiões - faltam outros dois dias. Nesta terça (4), por exemplo, a taxa fechou em 68%. Outra regra para o início da fase 2 é que ela poderá começar apenas após os primeiros 14 dias da reabertura de shoppings e comércio de rua de apenas 200 m².

 

Segundo o prefeito, a volta das atividades previstas na nova etapa só pode ser autorizada, se atingidos os requisitos previstos, a partir da próxima segunda-feira (10). Com isso, o objetivo é evitar aglomerações no domingo do Dia dos Pais. Ainda de acordo com ele, a segunda fase vai beneficiar cerca de 30 mil estabelecimentos na capital baiana - 22 mil bares e restaurantes, 6 mil salões de beleza e barberiais e 2,2 mil academias.  

 

BARES, RESTAURANTES E LANCHONETES

Segundo o protocolo elaborado por prefeitura e governo do estado, bares, restaurantes, hamburguerias, pizzarias e similares poderão funcionar de segunda a domingo, das 12h às 23h. No caso de lanchonetes, elas poderão ficar abertas das 7h às 16h, também de segunda a domingo. 

 

Os estabelecimentos poderão receber clientes presencialmente, mas apenas com atendimento à la carte (pedidos feito pelo cardápio) ou buffet, com funcionário servindo. Neste primeiro momento, o modelo self-service não estará autorizado, por recomendação de autoridades sanitárias. Também está proibido o esquema de rodízio. Os sistemas de delivery e take away (buscar o pedido diretamente no estabelecimento para levá-lo, sem consumo no local) continuam permitidos sem restrição de dia e horário de funcionamento. 

 

O protocolo ainda prevê o afastamento de 2 m entre mesas e 1 m entre cadeiras de mesas diferentes, e o máximo de 6 pessoas por mesa. “Não adianta fazer comemoração, juntar grandes grupos, pois isso não está permitido”, destacou ACM Neto. 

 

Os clientes são obrigados a usar máscara nos estabelecimentos, salvo no momento em que estiverem fazendo as refeições. Sobre o assunto, o prefeito da capital baiana foi enfático ao dizer que os locais podem ser penalizados com interdição se não fiscalizarem o uso do equipamento. 

 

“A pessoa tem que entrar de máscara e, enquanto não estiver fazendo refeição, usar a máscara. Caberá aos estabelecimentos a fiscalização, sob pena de pedir para o cliente se retirar, caso o uso não aconteça. Se não fazer, estará passível de interdição, assim como é o caso das academias de ginástica”, afirmou.

 

Está proibida também a realização de eventos, como reuniões e aniversários, nos locais. O cardápio deve ser digital, preferencialmente, ou plastificado, sendo higienizado a cada uso. Antes de entrar, todo cliente precisará ter a temperatura medida. 

 

SALÕES, BARBEARIAS E SIMILARES

Incluídos no protocolo, salões, barbearias e estabelecimentos similares poderão funcionar de segunda a sábado, das 10h às 19h. À exceção são aqueles situados dentro dos shoppings centers, que seguirão o horário desses estabelecimentos, atualmente abertos de 12h às 20h. Em todo caso, o atendimento deverá ser individual, com hora marcada, e sujeito a 30% de ocupação do espaço.

 

Apenas crianças, idosos e pessoas com deficiência terão direito a acessar esses locais com acompanhantes e, a priori, serviços que exijam a retirada de máscaras e outros EPIs durante o atendimento estão proibidos. Ou seja, serviços como maquiagem ainda não poderão ser ofertados.

 

Outras medidas específicas são a medição de temperatura obrigatória para funcionários e clientes; intervalo mínimo de 15 minutos entre o atendimento de um cliente e outro para possibilitar a higienização do local; e higienização e desinfecção de todos os equipamentos utilizados após cada uso.

 

CENTROS CULTURAIS, MUSEUS E GALERIAS DE ARTE

Também autorizados a funcionar a partir da próxima semana, centros culturais, museus e galerias de arte terão o funcionamento limitado ao período das 10h às 16h de segunda a sábado. Aos domingo, eles poderão abrir sem restrição de horário.

 

A operação para venda de ingressos deve ser preferencialmente virtual, com horário de visitação agendado nos espaços pagos. Quando o acesso for gratuito, o agendamento passa a ser obrigatório. Como forma de evitar aglomerações, o circuito deve ser de mão única durante toda a visitação e, assim como nos salões de beleza, a ocupação dos estabelecimentos também não poderá ultrapassar a marca de 30%.

 

Além disso, o uso de guias audiovisuais e visitas guiadas estão proibidas, obras e exposições interativas permanecem suspensas e o uso de máscaras é obrigatório.

 

ATENÇÃO

Neto afirmou que a segunda fase preocupa mais a prefeitura do que a primeira, já que os estabelecimentos a serem reabertos provocam maior circulação de pessoas, sendo vetor de crescimento na quantidade de casos do novo coronavírus na cidade. Por isso, ele não descartou a possibilidade de fechar novamente atividades específicas que desobedecerem em massa os protocolos. 

 

"Nada impede que a gente feche uma atividade específica. Se a gente perceber, por exemplo, que os bares estão dando problema, a gente, ao invés de fechar salões de beleza e centros culturais, fechamos só os bares e restaurantes. Não há hipótese de a gente simplesmente retroagir, voltar atrás em conquistas coletivas que conseguimos com tanto esforço", sinalizou. (Atualizada às 13h04)

Câmera flagra momento em que turista quebra dedos de estátua centenária na Itália; veja
Foto: Reprodução

A polícia da Itália identificou um homem austríaco de 50 anos como o responsável por quebrar três dedos de uma estátua centenária no Museu Canoviano em Possagno, enquanto posava para uma foto com a obra de arte. O incidente aconteceu no último dia 31 de julho.

O momento inusitado foi flagrado por câmeras de vigilância do museu. Nas imagens é possível ver quando o homem, cuja identidade não foi revelada, esbarra na estátua durante uma selfie e quebra três dedos do pé direito da escultura de Paolina Bonaparte feita pelo artista Antonio Canova (1757-1822).

Segundo a CNN Internacional, o homem estava com um grupo de oito turistas que visitavam a galeria Borghese, em Roma. Vittorio Sgarbi, presidente da Fundação Antonio Canova, escreveu em um post no Facebook que pediu à polícia "clareza e rigor" nas investigações.

Sgarvi escreveu que o homem não deveria permanecer impune e retornar à sua terra natal. "As cicatrizes de um Canova são inaceitáveis", ressaltou.

Ainda segundo a CNN, a polícia entrou em contato com a esposa do homem, que chorou ao admitir que o marido era o responsável por quebrar a obra de arte centenária. Segundo ela, o homem também teria se arrependido da atitude após o ocorrido.

Devido à Covid-19, todos os visitantes do museu devem deixar suas informações pessoais para eventual rastreamento de contato, caso um surto esteja vinculado a uma visita ao museu. Foi assim que o homem foi identificado.

Patati e Patatá apresentam show 'Sorrir e Brincar' no drive in do Centro de Convenções 
Foto: Divulgação

A dupla Patati e Patatá se adapta às necessidades de segurança durante a pandemia e desembarca em Salvador com o espetáculo “Sorrir e Brincar”, em cartaz nos dias 29 e 30 de agosto, no drive in do Centro de Convenções, situado no bairro da Boca do Rio. 

 

Com cerca de 70 minutos de duração, o show traz os palhaços acompanhado por dançarinos e cenário colorido como convite a uma viagem ao lúdico. No repertório, músicas como “Dança do Macaco”, “Lôro” e “Ronco do Vovô”, “Tindolelê”, “Piuí Abacaxi” e “Ursinho Pimpão”. Entre um som e outro, a dupla interage com o público através de perguntas e brincadeiras.

 

Os ingressos custam de R$ 180 a R$ 200 por carro, com lotação de até quatro pessoas. Os interessados podem adquirir as entradas na plataforma Sympla (clique aqui).

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Patati e Patatá - “Sorrir e Brincar”
QUANDO: 29 e 30 de agosto, às 18h
ONDE: Big Drive In Salvador no Centro de Convenções - Salvador (BA)
VALOR: Setores A e B - R$ 200 e Setores C e D - R$ 180

Festival Neojiba Encanta faz segunda edição com música, oficinas e bate-papos online
Foto: Divulgação

O Neojiba - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia realiza a segunda edição do Festival Neojiba Encanta desta quarta-feira (5) até 13 de agosto, com apresentações musicais, oficinas e bate-papos online, com transmissão no Facebook e Youtube.

 

Dentre os destaques da programação estão dois recitais do Coro Juvenil, principal formação de canto coral do Neojiba, que que acontecem às 19h desta quarta (5)  e às 18h da sexta-feira (7). No repertório, peças de compositores como Mozart,  Puccini e os brasileiros Heitor Villa-Lobos e Waldemar Henrique. 


O festival não é a primeira atividade adaptada aos tempos de pandemia pelo Neojiba, que no mês passado celebrou o primeiro ano de sua sede, situada no Parque do Queimado, de uma forma diferente, na casa dos músicos participantes (clique aqui e saiba mais).

 


Confira a programação completa do II Festival Neojiba Encanta


Quarta 05/08/2020 
19h - Recital do Coro Juvenil – Transmissão Facebook
Quinta 06/08/2020
17h -Mesa-redonda  “O cuidado da voz”, com o otorrinolaringologista Luiz Henrique
Barbosa e as fonoaudiólogas Flavia Fiorini e Renata Scarpel. O encontro será mediado por
Lucas Silva, coordenador do setor de cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital Aristides
Maltez - Transmissão pelo Youtube. 


 
Sexta 07/08/2020
18h - Recital 2 do Coro Juvenil - Transmissão Facebook
Domingo 09/08/2020
17h - Apresentação de vídeo sobre a cantata “Se negro sou”,  com entrevistas com o
idealizador, o maestro Luís Alves, e integrantes do Coro Juvenil. Os depoimentos serão
seguidos pela exibição, na íntegra, do concerto, gravado em 17 de agosto 2019 - Facebook
Segunda 10/08/2020
10h - Oficina de interpretação vocal com a cantora lírica Marília Vargas - AO VIVO no
Youtube.
17h -  Bate - papo com os maestros Luiz de Godoy e Eduardo Torres sobre Beethoven e a
Ópera Fidelio. AO VIVO no Youtube.
Terça 11/08/2020
10h - Laboratório de interpretação corporal com membros do Balé do Teatro Castro Alves 
- AO VIVO no Youtube

17h -  Mesa-redonda “Como fortalecer o movimento operístico na Bahia?”, com o regente
italiano Aldo Brizzi, criador do Núcleo de Ópera da Bahia; o professor da UFBA José
Mauricio Brandão, coordenador Artístico da Orquestra Sinfônica e Madrigal da UFBA; a
cantora e produtora Graça Reis e o cantor e professor de canto Josehr Santos.  AO VIVO no
Youtube
Exibição da gravação na  íntegra da ópera “O Pequeno Limpa-Chaminés”, seguido de bate-
papo com os solistas da ópera. AO VIVO no Youtube


Quarta 12/08/2020
10h - Oficina de interpretação cênica com Marcio Meirelles - Ao vivo no Youtube
14h Mesa-redonda “Cuidados e a transformação da voz na adolescência”, com o
fonoaudiólogo Ricardo Mota, o regente Alcides Lisboa, e os cantores e professores de
canto do NEOJIBA Carlos Morais e Andrea Alves.   O encontro será mediado por Eduardo
Torres, diretor musical do NEOJIBA. - Ao vivo no Youtube
17h - Painel com os maestros de coros Yuli Martinez, Luisa Flores, Angelo Rafael e Paulo
Novais, com mediação de Eduardo Torres - Ao vivo no Youtube


Quinta 13/08/2020 
19h - Sarau NEOJIBA Encanta, com a participação de integrantes, familiares e instrutores
do NEOJIBA.  Transmissão pelo Facebook

Disney decide lançar 'Mulan' direto no streaming, mas cobrando taxa de assinantes
Foto: Divulgação

Depois de ser adiada sucessivas vezes por causa da pandemia do novo coronavírus, a estreia do novo "Mulan" acontecerá diretamente no streaming da Disney, o Disney+, em 4 de setembro.

O anúncio foi feito pelo CEO da Disney, Bob Chapek, numa conferência para apresentar os resultados trimestrais da empresa a investidores nesta terça (4), informou a revista especializada Deadline.

A pegadinha é que, contrariando o modelo do streaming, a Disney pretende cobrar US$ 29,99, ou cerca de R$ 160, a mais pelo aluguel do filme dos assinantes da plataforma nos Estados Unidos. Lá, a mensalidade do Disney+ custa, hoje, US$ 6,99, ou R$ 36,99.

A ideia da empresa é usar a mesma estratégia nos demais países em que a plataforma está presente, caso do Canadá e da Nova Zelândia, por exemplo.

E só nas regiões em que o Disney+ não chegou e onde os cinemas estão abertos que "Mulan" ganhará uma estreia nas telonas.

Durante a reunião, Chapek afirmou que a cobrança de US$ 29,99 extras tem como objetivo garantir o retorno financeiro do longa, orçado em US$ 200 milhões, ou cerca de R$ 1,11 bi.

"Em vez de simplesmente oferecer o filme gratuitamente aos nossos assinantes, pensamos que conseguimos testar o que quisermos quando temos a nossa própria plataforma. Temos uma chance de aprender com isso", ele disse, acrescentando que pesquisas realizadas pela companhia mostraram que o lançamento também pode atrair mais assinantes para o Disney+.

Respondendo a uma rodada de perguntas de analistas financeiros, Chapek ainda afirmou que a estratégia de lançamento do longa é uma exceção, e não um novo modelo de negócios. O esperado "Viúva Negra", da Marvel, portanto, ainda deve chegar às telonas no final do ano.

A decisão da Disney pode piorar a situação já frágil das redes exibidoras dos Estados Unidos, cujos plano de reabrir nas próximas semanas contavam com a chegada de um blockbuster.

A versão em live-action de "Mulan" estava prevista para estrear em março deste ano, quando a pandemia do novo coronavírus se alastrou por boa parte do planeta.

A última data anunciada para o seu lançamento tinha sido 21 de agosto, mas em 23 de julho a Disney tirou o longa do calendário temporariamente.

Com temor de reforma tributária, setor pede que papel usado em livros siga sem imposto
Foto: Divulgação

Diante do avanço das negociações para a implementação da reforma tributária no Brasil, entidades ligadas ao setor literário se uniram para pedir que a isenção de impostos para o papel usado na impressão seja mantida.

 

De acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, o setor decidiu se mobilizar porque a proposta do governo federal encaminhada ao Congresso prevê uma nova tributação no valor de 12% sobre bens e serviços que atinge também os livros.

 

Ainda segundo a publicação, o manifesto é assinado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, pela Câmara Brasileira do Livro e pela Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares. As entidades defendem que a isenção é necessária para manter os livros acessíveis como fonte de educação, crescimento intelectual e difusão da cultura.

UFRB promove diálogo aberto sobre Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc
Foto: Clara Angeleas / Secult

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai promover no próximo dia 10 de agosto, às 17h, um diálogo aberto com o tema "Participação Social na Cultura - fortalecimento da sociedade civil para a implementação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc". O encontro tem a parceria da Câmara Técnica de Cultura do Colegiado Territorial Desenvolvimento Sustentável (Codeter) e será transmitido no canal da UFRB no YouTube.

 

O evento terá como palestrantes Edgilson Araújo, professor da Universidade Federal da Bahia; Inti Queiroz, professora do curso de Gestão Cultural na PUC Cogeae SP; e Pan Batista, presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A mediação será realizada por  Daniele Canedo, professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB e coordenadora de cultura da Pró-Reitoria de Extensão. 

 

A discussão sobre a importância da participação social na elaboração de políticas culturais no contexto da pandemia de Covid-19 faz parte do projeto Emergência Cultural no Recôncavo. A iniciativa vai ofertar curso virtual para orientar gestores públicos e sociedade civil de 19 municípios do Recôncavo.

 

A Confederação Nacional dos Municípios, a partir da previsão de recursos e seus critérios de distribuição entre os municípios brasileiros, estima que os municípios do Território de Identidade do Recôncavo vão receber, ao todo, mais de R$ 4 milhões.

Facomsom: Edital para bandas universitárias segue aberto até setembro
Foto: Reprodução / Agenda Arte e Cultura

O Facom som está com o edital aberto para bandas universitárias se apresentarem até o dia 8 de setembro. O edital vai garantir às bandas a oportunidade de se apresentar no evento, que será realizado em um novo formato, e a vencedora ganhará a gravação de uma música em um estúdio e um valor simbólico de mil reais. A campeã e as demais finalistas também serão premiadas com ensaio fotográfico e um videoclipe. O edital está disponível nas redes sociais do festival.

 

As bandas inscritas serão avaliadas por curadores ligados ao cenário musical alternativo de Salvador. São eles: Carol Morena, coordenadora geral do Festival Radioca; Daniela Souza, mestra em Cultura e Sociedade pelo IHAC-UFBA; Gabi Ferreira , semifinalista do 'The Voice Brasil 2017'; e a Coordenadoria Executiva do Facomsom. Nessa etapa, três bandas serão selecionadas e uma votação acontecerá no dia do show final para definir a grande campeã.

 

A vigésima edição do Facomsom acontecerá em outubro em formato de live, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Serão mais de seis horas de música, intervenções artísticas e entretenimento. A organização prevê ainda a realização de um show final seguindo as recomendações das autoridades de saúde.

 

Bandas como Maglore, Vivendo do Ócio, Scambo e Afrocidade já se apresentaram no palco do Facomsom.

Conferência Popular de Cultura será lançada nesta quarta-feira
Foto: Reprodução / Instagram

Será lançado nesta quarta-feira (5), às 20h, pelo Movimento de Articulação Nacional de Emergência Cultural, a Conferência Popular de Cultura. Com o objetivo de debater sobre a atual situação do setor cultural, o evento vai contar com a presença de ativistas e lideranças de todo o país.

 

O encontro vai acontecer na plataforma Zoom e, segundo a organização, pretende construir a quarta conferência nacional do campo cultural autogestionada e autoconvocada.

 

Os membros da classe artística e cultural interessados em participar do lançamento poderão se inscrever no formulário disponibilizado (clique aqui).

'Errei e peço desculpas', diz Lilia após repercussão negativa de crítica a Beyoncé
Foto: Reprodução / O Globo

A historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz utilizou sua conta no Twitter nesta terça-feira (4) para se retratar sobre o artigo publicado na Folha de S. Paulo, no último fim de semana, em que criticava o recém lançado álbum visual da cantora estadunidense Beyoncé, Black Is King - em que a artista traz referências da diáspora africana e recria a saga de "O Rei Leão" . Lilia ainda ponderou dizendo que não é a única culpada pelo erro.

 

"Errei e peço desculpas aos feminismos negros e aos movimentos negros com quais desenvolvi, julgo eu, uma relação como aliada da causa antirracista", iniciou a escritora. "Assumo minha responsabilidade pelo artigo e não pretendo vencer qualquer discussão. Diante de uma situação dessas todos perdem", completou. 

 

Ela afirmou que o título do artigo não foi uma escolha dela, mas sim do jornal paulista e que dessa forma o veículo também deveria "assumir sua responsabilidade". "É dela [Folha] a autoria do título e do subtítulo. Não falo em 'erro'; que Beyoncé 'precisa entender' ou de 'artifício holliwodyanno'. Agradeço aos que fizeram críticas construtivas, sigo aprendendo com elas".

 

Lilia, que também é fundadora da editora Companhia das Letras, foi rebatida nas redes sociais após a publicação do artigo que apontava um "erro" no projeto audiovisual de Beyoncé por "glamorizar negritude com estampa de oncinha" (reveja aqui). Artistas como a jornalista Maíra Azevedo (Tia Má), a cantora Iza e a atriz Luana Xavier se posicionaram em defesa do trabalho de Bey.

 

“O erro é uma mulher branca acreditar que pode dizer a uma mulher preta como ela pode contar a história e narrar a sua ancestralidade. A branquitude acostumou a ter a negritude como objeto de estudo e segue crendo que pode nos dizer o que falar sobre nossas narrativas e trajetórias”, afirmou Tia Má. “Lilia é uma historiadora, pesquisa sobre escravidão, mas está longe de sentir na pele o que é ser uma mulher preta. Beyoncé do alto da sua realeza no mundo pop nunca deixar de ser negra, mesmo sentada no trono em sua sala de estar. A branquitude segue acreditando que pode nos ensinar a contar nossa própria história. Enquanto todas as pessoas negras se emocionam, se reconhecem e se identificam, a branca aliada diz que Beyonce deixa a desejar! É isso! No final nós por nós e falando por nós”, apontou.

 

Já Iza escreveu: “Lilia Schwarcz, meu anjo, quem precisa entender SOU EU. Eu preciso entender que privilégio é esse que te faz pensar que você tem uma autoridade para ensinar uma mulher negra como ela deve, ou não, falar sobre seu povo. Se eu fosse você (valeu Deus) estaria com vergonha agora. MELHORE!”.

 

Logo após a repercussão negativa, Lilia chegou a fazer uma primeira publicação no Instagram em tom de desculpas. Segundo ela, apenas um aspecto de Black Is King foi analisado em seu texto para a Folha de S. Paulo. “Agradeço a todos os comentários e sugestões. Sempre. Gostaria de esclarecer que gostei demais do trabalho de Beyoncé. Penso que faz parte da democracia discordar. Faz parte da democracia inclusive apresentar com respeito argumentos discordantes. Já escrevi artigo super elogioso à Beyoncé, nesse mesmo jornal o que só mostra meu respeito pela artista. E por respeitar, me permiti comentar um aspecto e não o vídeo todo”, disse, recomendando a leitura completa do artigo, já que, de acordo com ela, o título também levou a uma "má compreensão".

 

“Dito isso, sei que todo texto pode ter várias interpretações e me desculpo diante das pessoas que ofendi. Não foi minha intenção. Continuamos no diálogo que nos une por aqui”, acrescentou Schwarcz.

 

Terça, 04 de Agosto de 2020 - 19:30

#Sai do Tédio: Detalhes da narrativa de Patrick Rothfuss em ‘O Nome do Vento’

por Nuno Krause

#Sai do Tédio: Detalhes da narrativa de Patrick Rothfuss em ‘O Nome do Vento’
Arte: Paulo Victor Nadal / Divulgação / Bahia Notícias

A dica do #Sai do Tédio desta terça-feira (4) é para quem gosta de fantasia. O livro “O Nome do Vento”, do escritor americano Patrick Rothfuss, conta a história de Kvothe, atualmente escondido sob o pseudônimo “Kote”, dono da pousada Marco do Percurso. Quando um cronista chega à pousada e desconfia da verdadeira identidade do personagem, pede-lhe que conte a história da vida dele, o que Kvothe fará em três dias.

 

“O Nome do Vento” é justamente o primeiro dia dessa história. Kvothe tem dois objetivos na vida: aprender a arte de nomear as coisas e reunir informações sobre o Chandriano, um grupo de demônios que assassinou sua família quando ele era criança; Com uma narrativa leve e cheia de detalhes, Patrick Rothfuss vai contar como o personagem ingressou na universidade e aprendeu os segredos do arcanismo.

 

O livro prende primeiro pela empatia sentida de forma quase imediata por Kvothe. Depois, porque o mistério começa a ficar cada vez mais profundo, e você sente a necessidade de descobrir. Até o momento, Rothfuss só lançou dois dias da história. O segundo livro, “O Temor do Sábio”, já está disponível nas principais livrarias. “A Porta de Pedra”, que será o terceiro, ainda não tem previsão de lançamento.

 

Os episódios ficam disponíveis no nosso site sempre às 19h30, e podem ser encontrados nas principais plataformas de streaming: Spotify, DeezerCastbox, O programete é produzido e editado pelo jornalista Nuno Krause. Ouça agora: 

Iza e Werneck substituem Anitta e apresentarão Prêmio Multishow com Paulo Gustavo
Foto: Reprodução / YouTube

O canal Multishow anunciou a troca de Anitta, 27, por Iza, 29, e Tatá Werneck, 36, na apresentação do Prêmio Multishow deste ano, que deverá acontecer em novembro. As duas novas apresentadoras dividirão o palco com Paulo Gustavo, 41, que já estava no comando da atração na edição passada.

Segundo o canal, uma comissão formada por profissionais da indústria da música definirá os indicados em 15 categorias, que ainda não foram divulgadas. O Multishow, no entanto, destacou que a transformação que a indústria musical vem passando desde março, com a pandemia, estará representada na edição.

"A música se transformou e mostrou ainda mais a sua força. Na esfera individual, as lives chegaram para entreter, nos proporcionar momentos de descompressão. No coletivo, a música tem mostrado o seu papel social, engajando o público em arrecadações para reduzir os impactos da crise", diz Tatiana Costa, diretora do canal.

Das 15 categorias do Prêmio Multishow, 8 serão definidas pelo público de casa.

Anitta, que apresentou o Prêmio Multishow por dois anos seguidos, dará lugar agora a Iza, que fará sua estreia na premiação, ao lado de Tatá Werneck, que já havia participado da apresentação em outros anos, assim como Paulo Gustavo.

A saída de Anitta acontece após a saia justa do ano passado, quando Ludmilla chegou a ser vaiada por uma parte da plateia quando subiu ao palco durante a entrega do troféu de melhor composição por "Onda Diferente". As duas funkeiras se desentenderam justamente por causa da autoria da canção.

Depois desse episódio, Anitta ainda se envolveu em outra polêmica envolvendo seus colegas artistas da música. Depois de trocar farpas com o jornalista Léo Dias, há alguns meses, houve quem saíssem em defesa dele e contra a cantora, como Latino, que lembrou como ela o tratou mal em uma festa alguns anos atrás.

Jorge Portugal é enterrado sob aplausos em Santo Amaro, cidade onde nasceu
Foto: Reprodução / TV Bahia

O corpo do professor, escritor, poeta e letrista Jorge Portugal foi enterrado sob aplausos, nesta terça-feira (4), no Cemitério Municipal de Santo Amaro, no Recôncavo. Ex-secretário de Cultura do estado, o santamarense faleceu nesta segunda (3), após falência cardíaca aguda (veja aqui).

 

Conforme informações do portal G1, o sepultamento, que estava marcado para ocorrer às 16h, foi antecipado para 15h e aconteceu debaixo de chuva. Apenas familiares e amigos próximos de Jorge Portugal compareceram, para evitar aglomeração de pessoas, o que facilita a transmissão do novo coronavírus.

 

O cantor e compositor santamarense Roberto Mendes, grande amigo e parceiro autoral de Jorge Portugal, foi uma das pessoas que carregaram o caixão até o túmulo. Outros amigos, como os conterrâneos Caetano Veloso e Maria Bethânia, não puderam comparecer, mas homenagearam à distância.

Foto: Reprodução / TV Bahia

 

"Jorge Portugal era meu vizinho em Santo Amaro. Eu já era adulto e ele ainda menino. Sempre mostrou capacidade intelectual. Nas conversas santamarenses e, depois, como professor de português em Salvador. Tornou-se também um letrista de muito alto nível, principalmente em parcerias com Roberto Mendes”, escreveu Caetano em suas redes sociais. 

 

"Chegou a ser secretário de cultura do estado da Bahia. Apresentou programas relativos a língua e cultura na TV e no rádio baianos. Uma mente e uma sensibilidade típica do Recôncavo. Tenho orgulho dele. Estamos todos com saudade do seu papo e das suas ideias", finalizou o cantor, que hoje mora no Rio de Janeiro.

 

“Estou muito triste com a morte de Jorge. Inesperada. Tão moço, no auge da sua poesia. Um educador de qualidade, um rapaz encantado com a vida. A música não vai esquecê-lo e sempre será grata pelos poemas que entregou a seus parceiros. Lindos, alegres poemas. Sentidos, comovidos e comoventes. Chorei quando soube de sua morte. Meu amigo confiou à minha voz tantas palavras boas”, declarou Maria Bethânia.

 

Quem também deixou sua homenagem foi a cantora Margareth Menezes, que já gravou “Alegria da Cidade”, composição de Jorge Portugal e Lazzo Matumbi. “Um amigo querido nos disse adeus. Alma nobre da Bahia. Suas letras e poesias retratam o que temos de mais genuíno. Um gigante na dança das palavras e um menino baiano de sorriso largo que sempre nos dava um abraço coração”, descreveu.

 

“Tive a honra de gravar algumas canções com letras suas e uma parceria que me deu imensa alegria pela sua generosidade. Sábado passado você me mandou um beijo e eu lhe retribui com palavras de força e fé. Que as palavras que eu lhe falei continuem vibrando no seu ser e, para mim, sua memória sempre será no lugar de um dos maiores compositores da nossa geração”, disse Margareth.

Jorge Portugal (Foto: Reprodução / Facebook)

Pitty vai lançar nova versão de 'Anacrônico' em parceria com Josyara
Foto: Divulgação

Um encontro de baianas. Lançada há 15 anos, a canção "Anacrônico", da cantora Pitty, vai ser relançada como um dueto com Josyara no próximo dia 14 de agosto.

 

Segundo a coluna de Mônica Bêrgamo na Folha, a ideia para o relançamento com uma nova roupagem partiu da própria Pitty, após ver um vídeo cover nas redes sociais de Josyara cantando a música.

Iphan comemora 20 anos da política de salvaguarda de patrimônios com live
Festa do Bonfim é um dos patrimônios imateriais nacionais | Foto: Ingrid Maria

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dá início, nesta terça-feira (4), as comemorações dos vinte anos da política de salvaguarda dos bens culturais imateriais, instituída com o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial e a criação do Programa Nacional do Patrimo?nio Imaterial.

 

Para celebrar o marco, o órgão vai transmitir, às 18h30, uma live com a especialista Márcia Sant’anna no seu canal oficial no YouTube.


 

TVE exibe 'Investigadores da História', série que investiga crimes da ditadura no Brasil 
Foto: Divulgação

A série “Investigadores da História”, que reconstitui crimes ocorridos durante a ditadura militar no Brasil, incluindo tortura, mortes e ocultação de cadáveres, estreia nesta quarta-feira (5), na TVE Bahia. Com 13 episódios, a produção será exibida semanalmente, às 19h.

 

A série investiga a fundo mortes de nomes como Vladimir Herzog, Carlos Marighella, Carlos Lamarca, Stuart Angel e Juscelino Kubitscheck. Através da ciência, tecnologia e intuição, os peritos se propuseram a revirar os fatos históricos, diferenciando verdade de mentira.

 

Integrantes do núcleo pericial da Comissão Nacional da Verdade – CNV, formada em 2011, os criminalistas Mauro Yared (especializado em perícia de mortes violentas) e Celso Nenevê (perito em balística e explosivos) apresentam a série que explora o período de 1968 até 1989. 

Histórico de Conteúdo