Segunda noite de São João em Barreiras bate recorde de público da cidade
Foto: Dircom Barreiras

Com mais de 25 mil pessoas para assistir aos shows na Vila do São João, na noite dessa sexta-feira (22), Barreiras bateu seu recorde de público na festa junina. A primeira atração do segundo dia do Arraiá do Parque foi a banda nordestina Quarque'Uma, mas ao longo da noite, o sanfoneiro Tostão, a dupla Di Paullo e Paulinho, Luan Estilizado, Forró do Zé, Juninho Rodrigues e Farol de Fusca embalaram o público com shows gratuitos até a madrugada. “No primeiro dia nós recebemos um grande público e hoje não poderia ser diferente, estamos realizando o maior e melhor São João do Oeste da Bahia e a população está nos prestigiando em peso. Os mais de 25 mil amantes do forró que compareceram ao parque nesta noite atestam a grandiosidade dessa festa. Quem não veio ainda, precisa conferir a nossa estrutura que conta com grandes atrações, em um espaço seguro e agradável para todos os públicos”, disse o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa (DEM). Para a terceira noite de shows na cidade, a programação conta ainda com Quarque’Uma, Patrick Show, Baião de 2, ítalo e Renno, Mametto, Zabumba Beach e Maída e Marcelo.

Geraldo Azevedo, Trio Nordestino e Estakazero agitam São João da Bahia neste sábado
Foto: Divulgação

O São João da Bahia, em Salvador, terá opções shows no Centro Histórico e em Paripe, no Subúrbio Ferroviário. A festa acontece neste sábado (23) e domingo (24). Palcos foram montados no Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho e a Sala de Reboco no Cruzeiro de São Francisco ,além da Praça João Martinhs, em Paripe. Ainda no Centro Histórico, os largos Tereza Batista, Quincas Berro d´Água e Pedro Archanjo iniciam a programação na sexta-feira com o autêntico forró pé de serra. Na véspera do dia de São João, nomes como Geraldo Azevedo, Cicinho de Assis, Trio Nordestino se apresentam no Terreiro de Jesus, no Pelourinho. Em Paripe, os destaques são para Larissa Marques, Felipe Araújo e o grupo Forrozão. O superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, afirma que é o momento de celebrar os santos juninos com muita alegria, brincando em paz. “A festa é pensada para atrair toda a família, de crianças a adultos”, diz o gestor.

Sábado, 23 de Junho de 2018 - 08:30

Netflix demite responsável pela área de comunicação por uso de palavra racista

por Estadão Conteúdo

Netflix demite responsável pela área de comunicação por uso de palavra racista
Foto: Divulgação

O CEO da Netflix, Reed Hastings, disse que ele demitiu o maior porta-voz da empresa porque ele usou uma palavra racista (nigger) para se referir a negros. Jonathan Friedland, responsável pela área de comunicação da Netflix, confirmou pelo Twitter que ele estava deixando a empresa e disse que ele foi insensível ao conversar com sua equipe sobre palavras ofensivas usadas em comédia. Em comunicado aos funcionários, publicado pela Variety e pelo The Hollywood Reporter, Hastings disse que Friedland usou a palavra duas vezes - a primeira, numa reunião com a equipe de relações públicas, realizada alguns meses atrás, sobre palavras delicadas. Hastings escreveu que muitas pessoas falaram com Friedland sobre o quão inapropriado e doloroso é o uso dessa palavra. Ele disse que Friedland, que é branco, voltou a repetir a palavra com funcionários do departamento de recursos humanos ao comentar o episódio original. Hastings escreveu que o segundo episódio "confirmou uma profunda falta de compreensão".

 

Família mostra Arlindo Cruz torcendo para a seleção brasileira
Foto: Reprodução / Instagram

A família do sambista Arlindo Cruz publicou no Instagram nesta sexta-feira (22), durante o jogo do Brasil na Copa do Mundo 2018, uma foto do cantor com alguns acessórios da seleção brasileira torcendo. Na legenda da imagem, a família anunciou que o cantor deve assistir ao próximo jogo do time brasileiro, que ocorre na quarta-feira (27), em casa. O sambista está internado há um ano e dois meses após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

 

 

Festas juninas baianas contratam mais bandas de forró comparado com São João de 2017
Forró do Sfrega | Foto: Divulgação

As festas tradicionais que ocorrem durante o período de São João na Bahia tiveram algumas mudanças nas escolhas das atrações quando se compara com as edições que aconteceram no ano passado. Um levantamento realizado pelo Bahia Notícias revela que a maioria dos grupos e artistas que estão nas programações juninas deste ano são, de fato, músicos que tocam forró. Mesmo que atrações que fogem do estilo tradicional do período, como Henrique e Juliano, Marília Mendonça, Gabriel Diniz, Léo Santana e Bell Marques, estejam presentes em algumas festas privadas, até como uma estratégia para atrair público, esses eventos também buscaram contratar artistas que tocam forró. E nas festas públicas organizadas por prefeituras baianas, o ritmo está ainda mais presente. A maioria dos municípios que realizam festas durante o São João tem convênio com a Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiatursa), logo, deve respeitar a Lei da Zabumba - que determina que 60% das contratações feitas com dinheiro público no São João precisam ser bandas de forró. Por isso, em cidades como Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Amargosa, Senhor do Bonfim atrações de sertanejo, axé ou pagode estão cada vez menos presentes. Veja as grades de algumas das principais festas do São João 2018: 

 

Amargosa –  Programação do Piu-Piu (festa privada)
23/06
Dorgival Dantas
Léo Santana - pagode
Wesley Safadão
Gabriel Diniz
Danniel Vieira - sertanejo
Forró do Tico

 

Amargosa – Programação Gratuita 
21/06
20h - Flor Serena
22h – Megaxote
00h – Santana
02h - Seu Maxixe


22/06
20h - Estrela Baiana
22h - Flávio José
23h - Alceu Valença
00h - João Gabriel
02h - Estakazero
 
23/06
20h - Bando Farinha de Guerra
22h - Danniel Vieira
00h - Elba Ramalho
02h - Gabriel Diniz
 
24/06
 20h - Oficina do Forró
22h - Lara Amélia
00h - Henrique e Juliano
 02h - Júlio Cesar

 

Senhor do Bonfim –  Programação Forró do Sfrega 
23/06
Léo Santana
Solange
Henrique e Juliano
Saulo

 

24/06
Aviões
Mano Walter
Thaeme e Thiago
Chiclete 

 

Senhor do Bonfim - Programação gratuita - Espaço Gonzagão
21/6
Forró Xaveco
Dorgival Dantas
Cicinho e Julie de Assis
Gabriel Diniz

 

22/6 
Renan Mendes
Jorge de Altinho
Paula Mattos
Wallas Arrais

 

23/6 
Nivaldo do Acordeon
Flávio Leandro
Desejo de Menina
Tayrone

 

24/6 
Adelmario Coelho
Forró Pega Leve
Flávio José
Alvorada

Sexta, 22 de Junho de 2018 - 19:00

Giro: Zezé Di Camargo é o novo embaixador de empreendimento de luxo em Orlando

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Zezé Di Camargo é o novo embaixador de empreendimento de luxo em Orlando
Zezé Di Camargo e Patrícia Maldonado.

O Grupo Magic Development, que desenvolve empreendimentos de luxo para o turismo em Orlando (EUA), escolheu o cantor Zezé Di Camargo para ser embaixador internacional do seu mais novo projeto: o Magic Village by Pininfarina.

 

O cantor é um artista consolidado, com uma longa carreira de sucesso e fãs de todos os perfis, por isso ele foi escolhido para representar o produto nessa campanha. Além disso, Zezé tem total identificação com o público do agronegócio, potencias investidores do empreendimento em Orlando.

 

"A ideia de contratá-lo como embaixador do Magic Village by Pininfarina também surgiu a partir do interesse legítimo dele pelo produto. Zezé se hospedou conosco duas vezes e agora decidiu comprar uma casa no Magic Village", comenta Luis Claudio Sinelli, presidente do Grupo Magic Development. (Por Cris Montenegro)

MinC libera captação de R$ 7 milhões para musical que teve participação de Teló
Foto: Divulgação

O Ministério da Cultura deu aval para que a terceira temporada do musical "Bem Sertanejo" possa captar mais de 7,6 milhões de reais através de incentivos fiscais. As informações foram divulgadas no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (22).  O espetáculo, que contou com Michel Teló em seu elenco durante as temporadas anteriores, tem texto e direção de Gustavo Gasparini (Gilberto Gil – Aquele Abraço). A produção, que estreou em 2017, conta a história da música sertaneja, desde a sua origem até os dias de hoje. Além disso, ela mostra as transformações e as influências que as canções caipiras sofreram. De acordo com a Veja, a ideia do musical surgiu da série de mesmo nome que era exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo. Em cada episódio, o cantor Michel Teló viajava pelo Brasil para conversar com artistas consagrados da música sertaneja, como Chitãozinho e Xororó, Daniel Rionegro, entre outros. Ainda não se sabe se Teló voltará para a próxima temporada do musical “Bem Sertanejo”. Ate o final deste ano, a empresa responsável pelo espetáculo deverá encontrar patrocinadores que tenham interesse em contribuir com a relação da produção através de incentivos fiscais. 

Sexta, 22 de Junho de 2018 - 17:50

Shakira é criticada por vender colar com símbolo que lembra imagem nazista

por Estadão Conteúdo

Shakira é criticada por vender colar com símbolo que lembra imagem nazista
Foto: Divulgação / Getty Images

Shakira foi alvo de críticas após fãs notarem que o pingente de um colar vendido no site dela parecia com um dos símbolos usados pelos nazistas. O pingente de ouro é formado por um padrão de sol com a inscrição "Shakira El Dorado World Tour", feito para promover a turnê da cantora. A imagem da peça é similar ao símbolo do Sol Negro, também conhecido como "Schwarze Sonne" em alemão. O site de notícias alemão "Bento" foi o primeiro a publicar texto sobre a questão e apontou a estranha semelhança do colar com a roda solar alemã - que ainda é fortemente associada a grupos ocultistas neonazistas. Embora alguns fãs tenham criticado a cantora colombiana pelo uso do símbolo, outros sugeriram que Shakira pode não ter percebido o significado do emblema. A produtora responsável pela peça se desculpou em rede social. "O colar que a Live Nation desenhou para a turnê de Shakira foi baseado em uma imagem pré-colombiana. No entanto, alguns fãs expressaram preocupação com sua semelhança não intencional com imagens nazistas. Nós, sinceramente, nos desculpamos por essa similaridade e tiramos o item da nossa coleção", afirmou.

 

 

Sexta, 22 de Junho de 2018 - 16:50

Pabllo Vittar grava clipe em Portugal com cantora angolana Titica

por Lara Teixeira

Pabllo Vittar grava clipe em Portugal com cantora angolana Titica
Foto: Reprodução / Instagram

Pabllo Vittar desembarcou em Portugal nesta quinta-feira (22) para gravar um clipe ao lado de Titica, uma das cantoras trans de maior sucesso da África. A drag contou em seus Stories do Instagram que fez um remix da música “Come e Vaza” da cantora angolana. “Eu tive o prazer de participar desse feat”, afirmou Pabllo. Além disso, Vittar contou algumas novidades sobre o seu novo disco, e revelou que irá gravar outro clipe na próxima semana. A cantora fez um remix com Sofi Tukker, dupla de Nova York composta por Sophie Hawley-Weld e Tucker Halpem, que se tornou conhecida pela música “Drinkee”. A drag queen ainda fez um agradecimento pelo momento que está vivendo na sua carreira. “São muitas novidades. O álbum já está gravado, só faltam algumas coisinhas. Está ficando incrível. Aconteceram várias coisas comigo que eu sempre quis fazer. Muita gratidão. Estou um pouco emotiva. Tenho que agradecer a vocês e a Deus. Ele está aí com a gente nesta luta diária. Estou cansada, mas muito feliz. Nunca me senti tão agradecida", admitiu Pabllo. 

O Quadro e Baco Exú do Blues animam Bud Basement no dia 6 de julho
Foto: Divulgação

As bandas O Quadro e Baco Exu do Blues, junto com convidados, animam a próxima edição do Bud Basement, que acontece no dia 6 de julho, a partir das 11h, no Trapiche Barbabé, situado no Comércio, em Salvador. Sob comando do Coletivo OXE071, a festa reunirá música, cerveja durante a transmissão dos jogos da Copa do Mundo. Com preços promocionais até esta sexta-feira (22), os ingressos antecipados podem ser adquiridos na plataforma Sympla a R$ 25 ou R$ 40 na bilheteria do evento.


SERVIÇO
O QUÊ:
Bud Basement 
QUANDO: Sexta-feira, 6 de julho, às 11h
ONDE: Trapiche Barnabé – Comércio – Salvador (BA)
VALOR: R$ 25 antecipado até esta sexta-feira (22) ou R$ 40 na bilheteria

Produzido em homenagem ao Dia dos Pais para GGB, filme da Propeg é premiado em Cannes
Foto: Reprodução / Youtube Propeg

Com o vídeo "True Colors", a Propeg foi a vencedora do Leão de Prata na categoria "Film" do Cannes Lions 2018. Campeão na premiação francesa, o vídeo foi criado pela agência de publicidade como uma homenagem ao Dia dos Pais para o Grupo Gay da Bahia (GGB) e conta a história de Cézar Sant'Anna, um pai que celebra a data comemorativa pela primeira vez com seu filho. Ao longos dos dois minutos do comercial, a criança narra em detalhes a relação entre os dois, demonstrando todo seu amor, admiração e gratidão pelo pai. No final, o filho revela ainda o que vê de mais especial em Sant'Anna: o fato de ter vindo da sua barriga – o pai é transsexual e deu à luz ao garoto antes de fazer a transição. Assim, o vídeo tenta mostrar que o amor não tem gênero e ressalta a importância de as pessoas lutarem por um mundo sem preconceitos. Criação da Propeg, True Colors teve produção da Vapt Filmes e produção de áudio da Lira Música. Assista aqui:

Sexta, 22 de Junho de 2018 - 15:00

GastrôBahia: Comunidade mexicana ganha prato e espaço para torcer durante a Copa

por Cris Montenegro

GastrôBahia: Comunidade mexicana ganha prato e espaço para torcer durante a Copa
Arriba Mexico

Entusiasmados pela excelente estreia da seleção mexicana na Copa do Mundo de 2018, quando venceram a atual campeã Alemanha pelo placar de 1x0, a comunidade mexicana em Salvador já faz planos para o futuro. O ponto de encontro é o Restaurante Me Gusta, no bairro do Rio Vermelho, que recebe os visitantes nos próximos jogos com direito a um prato elaborado especialmente para homenagear a seleção asteca, o “Arriba, México”.

 

Para as duas próximas partidas do México, contra Coreia do Sul e Suécia, nos dias 23 e 27, respectivamente, o Me Gusta estará aberto à comunidade mexicana, aos admiradores da sua seleção e demais clientes que queiram se juntar à torcida. A expectativa é que a seleção se classifique em primeiro lugar do grupo, evitando um confronto com o Brasil nas quartas de final, já que o chaveamento da Copa projeta um possível duelo entre as duas seleções.

 

O Chef Jorge Moura conta que preparou um prato especial para o período, como já virou tradição em todas as Copas anteriores disputadas pelo México. “O nosso prato segue a especialidade da casa, que é a cozinha mexicana, tendo como ingredientes salada de palmas, tomate, coentro, cebola, limão, pimenta e cupim ao molho poblano assado no barro com mix de tortilhas de milho e trigo”, revela.

 

O Me Gusta Sabor Mexicano, localizado no bairro do Rio Vermelho, tem mais de 12 anos de mercado, oferecendo um ambiente agradável e deliciosa gastronomia. Os clientes também contam com opção de delivery e buffet para eventos. Além do “Arriba, México”, o Me Gusta dispõe dos tradicionais tacos e tortilhas, nachos, tamales, tacomack, uma linha de hambúrgueres artesanais e demais delícias mexicanas.

Espetáculo infanto-juvenil ‘O Mundo das Minhas Palavras’ estreia temporada no MAB
Foto: Divulgação

O espetáculo infanto-juvenil “O Mundo das Minhas Palavras”, do Núcleo Teatro Viável, estreia no dia 30 de junho e segue em cartaz aos sábados e domingos, com sessões às 11h e 16, até o dia 8 de julho, no Museu de Arte da Bahia (MAB). Com texto de Wanderley Meira, que divide a direção com Guilherme Hunder, a montagem conta com Augusto Nascimento e Fernanda Beltrão no elenco. De forma não linear e contemporânea, a proposta do espetáculo é ser uma conversa sobre como os adultos, a educação formal e a sociedade disponibilizam as palavras para a construção da linguagem das crianças, e a maneira como os pequenos as capturam e constroem suas personalidades. “Certo dia li numa página de rede social que não tem como as crianças crescerem afastadas dos preconceitos. E isso é real, principalmente, por vivermos numa sociedade que muitas vezes dão sentidos às palavras que elas não têm. Nesse mundo machista e que segrega, as palavras ganham conotações sexuais e violentas, que vão influenciar diretamente na formação do vocabulário da criança e na forma como ela pode se comportar ao longo da vida. Trazemos esse debate de forma divertida”, diz Augusto Nascimento.


SERVIÇO
O QUÊ:
Espetáculo infanto-juvenil “O Mundo das Minhas Palavras”
QUANDO: 30 e 31 de junho, 7 e 8 de julho – sessões às 11h e 16h
ONDE: Laboratório de Experimentação Estética, Museu de Arte da Bahia (MAB) – Salvador (BA)
VALOR: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) 

Sexta, 22 de Junho de 2018 - 14:00

Giro: Rita Batista será a apresentadora da edição 2018 do Miss Bahia CNB

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Rita Batista será a apresentadora da edição 2018 do Miss Bahia CNB
Foto: Divulgação

A apresentadora Rita Batista foi convidada pela organização do concurso para mediar mais uma edição do Miss Bahia CNB. O evento vai eleger a mulher mais bonita da Bahia, e trazer a vencedora que vai concorrer com candidatas de todo o país no Miss Brasil CNB 2018, podendo se tornar a nova Miss Brasil Mundo 2018 e representar o Brasil no Miss World, que ocorrerá no dia 08 de dezembro de 2018, em Sanya, na China.

 

Rita destaca a representatividade da mulher e consagra o concurso que desvenda grandes símbolos de beleza e coragem. 

 

“Os desfiles e concursos de miss fazem parte da nossa memória afetiva. Ao longo dos anos, com as mudanças socias e dinâmicas na ascensão das mulheres aos lugares que elas quiserem, percebe-se hoje que a aparência agradável não é só de uma plástica perfeita ou de uma imagem exuberante. A mulher se posiciona, trás no seu discurso que é mais que um “rostinho bonito”, reivindica, levanta e defende bandeiras. É nisso que reside, também, a beleza”, explica.

 

A cerimônia terá a presença da atual Miss Brasil CNB, Gabrielle Vilela; o responsável pelo Concurso Nacional de Beleza, Henrique Fontes; a Miss Bahia Universo 2011, Gabriella Rocha. A Miss Bahia CNB 2017, Emili Seixas, irá passar a sua faixa para uma das quinze finalistas do concurso, após um ano de atividades e compromissos como miss. (Por Cris Montenegro)

‘Cascão nunca foi desenhado negro’: Mauricio de Sousa minimiza polêmica sobre filme
Foto: Divulgação

Idealizador dos famosos quadrinhos, Mauricio de Souza se manifestou após as polêmicas em torno da escolha de Gabriel Moreira, um garoto branco de 9 anos, como intérprete de Cascão no filme “Turma da Mônica - Laços”. Ao jornal O Globo, o cartunista contou que a definição do elenco foi um processo meticuloso, que levou em conta muito mais o jeito dos atores mirins, do que a aparência física. “Sabíamos que era um produto difícil de ser montado porque ia mexer com personagens muito fortes. Tínhamos consciência que teríamos que ter um grande cuidado com a seleção do elenco, assim como tivemos agora. Quem seria a Monica? Quem seria Cebolinha? Quem seria Magali? Quem seria o Cascão? Para o filme, decidimos juntar o perfil físico com a comunicação clara dos candidatos”, explicou Mauricio, revelando que ficou surpresa com as polêmicas e as acusações de “embranquecimento”. “Eu fiquei meio ‘assim’ quando vi esta repercussão porque, nas histórias em quadrinhos, nunca deixamos essa posição clara. Cascão nunca foi desenhado negro. Nós temos o Jeremias e outros personagens que são decididamente negros. Cascão, não. Isso foi surpresa para mim. De qualquer maneira, o nosso Cascão estará no filme, com a sujeirinha dele de vez em quando, e com aquela mania de fugir da água”, acrescentou. O filme “Turma da Mônica - Laços” tem estreia prevista para 2019.

Sarau de Itapuã faz ressaca de São João na Casa da Música
Foto: Divulgação

O Sarau de Itapuã faz uma edição especial na ressaca do São João, na próxima segunda-feira (25), a partir das 18h, na Casa da Música, situada no Abaeté, em Salvador. O evento contará com apresentações dos forrozeiros Del Feliz, Os Andrades, Verônica Padrão e Geovanne Souza, Arriba Cinta, Cacau com Leite, João Marcos, Chico Maia, além de uma “forró-jam”, misturando sanfona com saxofone. A entrada é gratuita.

Espaço cultural da FGM, Casa do Benin recebe visita de Embaixador Beninense
Foto: Divulgação

No Brasil para um encontro de negócios entre embaixadores de países da Arábia e África, o Embaixador beninense, Boniface Vingnon, visitou, nesta quinta-feira (21), a Casa do Benin, espaço cultural gerido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Durante a visita da comitiva de embaixadores de países africanos e árabes ao local, Vingnon doou uma obra representativa dos Eguguns para compor o acervo do espaço. Na ocasião, estiveram presentes os Embaixadores  do Mali, Mr. Mamadou Traore; da Mauritânia ,Mr. wagne Abdoulaye; do Togo, Koffi A. Máxime Assah; o Presidente da FGM, Fernando Guerreiro; além de Chicco Assis, Gerente de Espaços Culturais da Fundação; Aline Rodrigues, Gestora da Casa e a arte educadora Régia Ribeiro.

Tanquinho divulga atrações do ‘São João da Tradição – Arraiá no Pé da Serra 2018’
Ex-Matruz com Leite, França é uma das atrações | Foto: Divulgação

A prefeitura de Tanquinho, município situado na Região Metropolitana de Feira de Santana, divulgou a programação dos festejos juninos que acontecem de 22 a 24 de junho. Dentre as atrações escaladas para o “São João da Tradição – Arraiá no Pé da Serra 2018” estão França (ex-Mastruz com Leite), Sela Vaqueira, Malvadinhos do Forró, Forrozão do Capitão, Beth Dias e Top No Grau, Forró Maneiro, Elmo Carneiro, Tradição do Forró, Jaciel Lima, Monalisa e Braga Reis, Gene e Banda Portal. O evento terá ainda blocos que desfilarão no sábado e domingo, barracas com comidas e bebidas típicas.


PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE TANQUINHO 2018
22/06 – SEXTA-FEIRA

22h– Forró Maneiro         
00h – Malvadinhos do Forró                                      
02h – Sela Vaqueira                                                           
03h30 – Jaciel Lima

 

23/06 – Sábado - Blocos
* Os Guelas
* Cachimblema

 

23/06 – SÁBADO – (PALCO)
20h30 – Forrozão do Capitão                                            
22h30 – Beth Dias e Top no Grau                                    
00h – Tradição do Forró                                                   
02h– Elmo Carneiro

 

24/06 - DOMINGO - BLOCOS
Blocos – Garrafa de Palha (Manhã)
Embaixada Tricolor (Tarde)

 

24/06 - DOMINGO – PALCO:
18h30 – Gene e Banda Portal                                          
19h30 – França                                                
21h30 – Monaliza e Braga Reis                                         
23h – Adílio Barbosa

Barreiras: Prefeito abre programação do 'Arraiá do Parque'
Foto: Divulgação / Prefeitura de Barreiras

O São João de Barreiras, no oeste baiano, foi iniciado na noite desta quinta-feira (21). O “Arraiá do Parque, por conta de ser feito no Parque de Exposições da cidade, foi aberto oficialmente pelo prefeito Zito Barbosa que inaugurou a Sala de Imprensa. No palco 1, se apresentaram atrações como Targino Gondim, Estakazero e Cacau com Leite. Segundo a prefeitura, foi montada uma estrutura com bares, restaurantes, além de opções diversificadas de barracas, food trucks, e a Vila do São João. O arraiá segue até este domingo (24). Quadrilhas juninas também vão se apresentar no evento. Na abertura, o prefeito esteve acompanhado do deputado Arthur Maia, do diretor de comunicação Edivaldo Costa, além dos secretários de agricultura José Marques e meio ambiente, Demosthenes Júnior, entre outros convidados. “Agradeço a Deus por esta oportunidade, de estarmos resgatando e fortalecendo a cultura do nosso município e da nossa região. Vamos seguir trabalhando para transformar o São João de Barreiras na maior festa de São João da Bahia, fortalecendo assim o turismo, aquecendo o comércio, gerando emprego e renda para nossa população. Agradeço a todos os veículos de imprensa, que são fundamentais para levar aos quatro cantos da Bahia e do Brasil a grandiosidade do nosso São João, como evento de sucesso reconhecido pelo público”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Polícia prende suspeito de assassinar rapper XXXTentacion
Foto: Divulgação

A polícia da Flórida, nos Estados Unidos, prendeu na última segunda-feira (18) um homem suspeito de ter assassinado o rapper americano XXXTentacion (clique aqui e saiba mais). De acordo com a Folha de S. Paulo, a notícia foi divulgada pela própria polícia, nesta quinta-feira (21). Ainda segundo a publicação, Dedrick Williams, de 22 anos, foi detido na noite da quarta-feira (20), dois dias após o músico ser baleado quando saía de uma concessionária de automóveis em Deerfield Beach. O site americano "Variety" informou que o suspeito, que tem passagem pela polícia, já foi preso por porte ilegal de cocaína, armas, violência doméstica, roubo de carro e agressão com arma de fogo.

Sexta, 22 de Junho de 2018 - 08:40

Acusado de agredir ex-namorada, Fechine ganha patrocínio do governo para São João

por João Brandão

Acusado de agredir ex-namorada, Fechine ganha patrocínio do governo para São João
Foto: Divulgação

Acusado de agredir a ex-namorada Alex Sandra do Nascimento, de 43 anos, o humorista Renato Fechine ganhou um contrato de R$ 45 mil para se apresentar no São João da cidade de Aratuípe, no dia 24 de junho, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (22). Nesta quarta (20), o portal G1 noticiou que os laudos emitidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) atestam que a vendedora foi vítima de agressão física em duas ocasiões. A delegada Aida Visgo Burgos, à frente da investigação, disse que os resultados dos laudos já foram encaminhados para o Ministério Público da Bahia (MP-BA), que analisará os documentos para verificar se cabe ou não uma denúncia contra o humorista. De acordo com a Bahiatursa, a prefeitura que escolhe os artistas. A prefeitura de Aratuípe é comandada por Sinho, do MDB.

Sexta, 22 de Junho de 2018 - 08:20

Conquista: Prefeitura apaga grafites; desenhos continham alusão a Glauber Rocha

por Francis Juliano

Conquista: Prefeitura apaga grafites; desenhos continham alusão a Glauber Rocha
Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Uma ação que apagou pinturas em um muro da prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste, chamou à atenção na cidade nesta semana. Entre os desenhos em grafite removidos figuravam alusões ao cineasta renomado e filho da cidade, Glauber Rocha. Em nota ao Bahia Notícias, a prefeitura da cidade disse que o Deserg, local onde as pinturas foram apagadas, “passa por uma série de reformulações” o que inclui “infelizmente as pinturas ali expostas”. Conforme a gestão local as interferências fazem parte de um projeto de construção de uma praça com quadra poliesportiva e uma via que deve passar por “dentro do Deserg até a Avenida Presidente Dutra”. A prefeitura, no entanto, não informou se os grafiteiros terão um novo espaço para expor o trabalho deles.

NATA abre inscrição para oficina de iluminação no Teatro Vila Velha
Foto: Divulgação

O Núcleo Afro Brasileiro de Teatro de Alagoinhas (Nata) abre inscrições, até 30 de junho, para uma oficina de iluminação, realizada nos dias 7 e 8 de julho, das 15h às 20h, no Teatro Vila Velha, em Salvador. Ministrada pelo ator e iluminador Nando Zâmbia, a oficina “Pintando os Sentimentos – A Luz EmCena” faz parte do projeto Oroafrobumerangue e é voltada para atuantes, diretores, técnicos de luz, iluminadores e fotógrafos. “A luz não funciona somente no universo proposto como ambientação, mas como interferência na construção da personagem, da voz, dos diálogos e das relações. Pintando Sentimentos é uma oficina pensada para ser ampla, para atingir os que estão dentro e fora da cena, para tingir o íntimo do espectador. Uma oficina para pintar os rabiscos que a arte nos deixa”, explica Nando Zâmbia. Os interessados devem se inscrever pelo site do Nata (clique aqui). Será cobrada uma taxa de manutenção do uso do espaço no valor de R$ 30. Os selecionados serão avisados por e-mail e no site do grupo.

Sexta, 22 de Junho de 2018 - 00:00

São João terá 90% de atrações 'da terra', mas 35% a menos de orçamento

por Jamile Amine

São João terá 90% de atrações 'da terra', mas 35% a menos de orçamento
Foto: Divulgação

Este ano, dois fatores podem impactar a programação de São João na Bahia: o fato da festa cair em um fim de semana, dificultando a circulação das pessoas em tempo hábil; e a crise financeira, que implicou na redução de cerca de 35% do investimento da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiatursa). “Tem cidades pequenas do interior que se mantêm durante meses com os festejos juninos, com o movimento que a economia dá por conta das festas de São João, então é com certeza, senão a primeira, mas uma das principais festas que a gente tem no nosso calendário”, avalia Diogo Medrado, presidente da Bahiatursa, destacando o papel para a atividade turística e econômica do que considera a maior festa regional do Brasil. “A expectativa é que todo ano a gente cresça, porém no São João a gente tem um turismo muito interno, o próprio baiano circulando pela Bahia. E também esse ano tem o calendário do São João, que caiu no fim de semana, então a gente tem que ver o reflexo disso nessa movimentação”, pondera Medrado, revelando que em convênios firmados com 163 municípios no interior o investimento do governo é em torno de R$ 9 milhões, enquanto a programação oficial de Salvador contou com um aporte de R$ 3 milhões, divididos entre o Centro Histórico e o Subúrbio.

 

Show de Alceu Valença que aconteceria nesta sexta foi cancelado | Foto: Divulgação

 

Um outro ponto polêmico do calendário junino de 2018 foi o anúncio do cancelamento do show de Alceu Valença no Pelourinho, por falta de verba (clique aqui e saiba mais). “Foi primeiro a questão orçamentária. No ano passado a gente tinha reduzido o São João de quatro dias para três, e esse ano a gente, por remanejos orçamentários e por priorizar o São João também do interior, decidiu cortar da programação o dia 22, não o show de Alceu [Valença], mas as atrações das três praças”, explicou Medrado, destacando que a estratégia se deu independente do artista e que a iniciativa resultou em uma economia entre R$ 700 mil e R$ 800 mil, somando os custos não só de cachê, mas também de estrutura, iluminação, sonorização e produção. “No Pelourinho nós fazemos seis eventos ao mesmo tempo, que são as três praças da Secretaria de Cultura  – Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas  –, e a Bahiatursa faz também o Terreiro de Jesus, o Largo do Pelourinho e a Sala de Reboco, que vai ser na Praça do Cruzeiro. Então, na sexta-feira nós tiramos estes três locais e mantivemos só as três praças tradicionais”, acrescentou.

 

Subúrbio terá show de Marília Mendonça | Foto: Daniel Pujol/ GOVBA

 

Os cortes afetaram ainda a programação do Subúrbio, que também teve suprimida a agenda do dia 22. “O governo do Estado, através da Bahiatursa, tradicionalmente, desde o primeiro ano do governo Rui, realiza o São João de Paripe, que é o do Subúrbio, e o São João do Pelourinho, que já é tradicional no calendário. A gente não criou esse evento novo”, salienta o gestor, explicando que o Centro Histórico prioriza a tradição, enquanto o palco do Subúrbio é aberto a estilos mais diversificados. Em 2017, Luan Santana e Aviões do Forró foram os destaques. Já este ano a sertaneja Marília Mendonça, que embolsou um cachê de R$ 250 mil para se apresentar no dia 24 de junho, é uma das atrações mais esperadas. “No subúrbio as atrações são mais ecléticas. A gente mantém o forró tradicional no Centro Histórico, com programação 90% de artistas da terra, e traz uma atração. Esse ano a gente tem Geraldo Azevedo no dia 23 e Elba Ramalho no 24”, pontua.

Casas decoradas durante 2 de julho podem receber até R$ 2 mil
Foto: Divulgação / Ipac

O concurso de fachadas durante os festejos pelo Dois de Julho estará de volta neste ano. Com R$ 3,5 mil em prêmios, o concurso irá premiar as três melhores decorações das fachadas que estarão situadas no trajeto do cortejo do 2 de julho, data de comemoração da Independência da Bahia. De acordo com informações do Correio, o primeiro, o segundo e o terceiro colocados vão receber R$ 2 mil, R$ 1 mil e R$ 500, respectivamente. A Fundação Gregório de Mattos, responsável pelas ações do festejo, afirma que o intuito do concurso é valorizar os imóveis da região e também incentivar a preservação da memória e do patrimônio cultural de Salvador. Para concorrer aos prêmios, não é necessária realizar uma inscrição prévia. Os vencedores terão cinco dias úteis para entregar a documentação, disposta em conjunto com as demais regras na página da FGM (veja aqui). As fachadas premiadas serão escolhidas por uma comissão, composta por um representante da FGM, um representante da Faculdade de Arquitetura e outro da Escola de Belas Artes, ambas da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O resultado do concurso será divulgado em até dez dias após a realização da celebração. 

Quinta, 21 de Junho de 2018 - 21:40

STF derruba trecho de lei que barra sátira em campanha eleitoral

por Amanda Pupo e Rafael Moraes Moura | Estadão Conteúdo

STF derruba trecho de lei que barra sátira em campanha eleitoral
Foto: Nelson Jr. / SCO / STF

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, por unanimidade, trechos da reforma eleitoral de 2009 que impediam as emissoras de rádio e televisão de fazer trucagem, montagem ou sátiras com candidatos durante o período eleitoral. Esses dispositivos estavam suspensos liminarmente pelo plenário da Corte desde setembro de 2010. O julgamento de mérito da questão foi iniciado nessa quarta-feira (20), quando cinco ministros se manifestaram pela inconstitucionalidade dos dispositivos questionados pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert). Votaram hoje os ministros Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Cármen Lúcia. O consenso entre os integrantes da Corte é de que a lei, que restringe a atividade humorística nos três meses que antecedem as eleições, fere a liberdade de expressão e o direito à informação. Presidente da Suprema Corte, Cármen Lúcia formou o 11º e último voto para derrubar os dispositivos. Para a ministra, o que se pretendeu na lei foi impedir, a possibilidade de questionamentos ou contestações por meio do humor. "Aprendi que liberdade é expressão, o que não se pode expressar é carente de liberdade. Censura é a mordaça da liberdade, quem gosta de censura é ditador", disse a ministra. "A crítica ácida mantém-nos alertas para as possibilidades de aperfeiçoamento", continuou Cármen. O decano da Corte, que votou na sessão de hoje, fez um voto contundente em defesa da liberdade de expressão e do humor. "Não há pessoas nem sociedades livres sem liberdade de expressão, comunicação, informações e criação artística, mostrando-se inaceitável qualquer deliberação estatal cuja implantação, execução, importe no controle do pensamento crítico", disse Celso. Para o ministro, o humor e o riso assumem relevante importância na democracia, porque constituem "papel de poderoso instrumento de reação popular". "O humor como causa e o riso como consequência, notadamente como corrosivo, são instrumentos de desconstrução de ordem autoritária impregnada de corrupção", afirmou o decano. Na sessão de ontem, o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, afirmou que a lei traz o "traço marcante da censura prévia, com seu caráter preventivo e abstrato". "A lei pretende interditar o conteúdo que se pretende futuramente expressar. Aqui não é só exercício de futurologia, como também, mais grave, o excesso de paternalismo, de querer o poder público escolher o que o indivíduo e, no caso, o cidadão pode ouvir, pode ver, o que ele pode ou não ter acesso", disse Moraes. No entendimento do ministro, quem não quer ser criticado ou satirizado deve ficar em casa. "Não seja candidato, não se ofereça ao público, não se ofereça para exercer cargos políticos, essa é uma regra que existe desde que o mundo é mundo", frisou. Ao votar nesta quarta, o ministro Lewandowski destacou que a prática da democracia é "indissolúvel" à liberdade de expressão e necessariamente associada ao pluralismo de ideias e de visão de mundo. Gilmar Mendes, que também votou por derrubar as proibições, aproveitou o momento para criticar as fake news. "Nós temos casos de notícias fraudulentas que prejudicaram candidatura. Tudo isso pode ocorrer no processo eleitoral e exige de nós um escrutínio muito severo", disse. "Muitas reprodutoras de televisão nos Estados estão em mãos de famílias de políticos. Cada político tem um direcionamento, e pode ocorrer algum abuso. Nada exclui essa possibilidade, ou que uma orientação editorial leve a fazer um noticiário massivamente contra um determinado candidato. E aqui há o relevante direito de resposta. É preciso ter muito cuidado com essa temática, nem proibir e nem dizer que aqui é o campo em que tudo é permitido, porque de fato isto pode ser decisivo para o processo eleitoral", ponderou Gilmar. O presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, afirmou hoje que as disputas eleitorais exigem maior apreço da liberdade de expressão e pensamento, "cenário que recomenda uma intervenção minimalista do poder judiciário nas manifestações próprias do debate eleitoral". Próxima presidente do TSE, a ministra Rosa Weber destacou ontem que "processo eleitoral não é Estado de sítio". "Se podem as emissoras de rádio, fora do período eleitoral, produzir e veicular charges, sátiras e programas humorísticos que envolvam partidos políticos, pré-candidatos e autoridades em geral, também podem fazê-lo no processo eleitoral", concluiu a ministra, que assume o comando do TSE em meados de agosto. Em seu voto, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que a liberdade de expressão deve ter posição preferencial, porque o Brasil tem em seu passado "uma história de desrespeito à liberdade de expressão" e porque a livre circulação de ideias, informações e opiniões é "pressuposto para o exercício de muitos outros direitos fundamentais". "A liberdade de expressão é um pressuposto da democracia, não é garantia de verdade, não é garantia de justiça. E também concordo com ministro Alexandre de Moraes: quem se dispõe a vir para espaço público tem que aceitar com uma certa resignação a crítica construtiva, destrutiva, bem informada, desinformada de democracia, de quem tem interesses bem afetados", observou Barroso, que será vice-presidente do TSE durante as eleições.

Município baiano Barra recebe festejos juninos a partir desta quinta-feira
Foto: Divulgação

O município baiano Barra, localizado a 675 km de Salvador, recebe a partir desta quinta-feira (21) até o domingo (24), uma programação especial para comemorar o São João. O evento inicia suas atividades unindo o festejo junino com os tradicionais desfiles dos fortes da cidade. As quatro noites de evento irão contar com forró das antigas, pé-de-serra e o eletrônico, além do ritmo sertanejo. Diversas atrações passarão pelo palco montado na Praça Barão de Cotegipe, como Desejo de Menina, Malla 100 Alça, Forrozão das Antigas, Tayrone, Os Clones, Zequinha do Acordeon, entre outros. Confira a a programação completa a abaixo: 
 


DIA 21 DE JUNHO (quinta-feira)
* Palco alternativo
18h - Dsika e Cia
20h - Black Jackson
 
* Palco principal
22h - Sergio e Alexandre
00h - Tayrone
2h - Os Clones
 

DIA 22 DE JUNHO (sexta-feira)
* Palco alternativo
18h - Som da Gente
20h - Brilho do Sol
 
* Palco principal
22h - Zequinha do Acordeon 
00h - Desejo de Menina
2h - Malla 100 Alça
 
DIA 23 DE JUNHO (sábado)
* Palco alternativo
18h - Raly do Forró
20h - Desfile dos Fortes
 
* Palco principal
23h - Patrícia Molhado
1h - Forrozão das Antigas
 
DIA 24 DE JUNHO (domingo)
* Palco alternativo
18h - Antônio Cupim
20h - Zé Magal
 
* Palco principal
22h - Lom Sanfoneiro
00h - Moleca 100 Vergonha
2h - Forró A Lenha
 

Quinta, 21 de Junho de 2018 - 19:50

Demi Lovato lança música sobre não estar mais sóbria e pede desculpas

por Lara Teixeira

Demi Lovato lança música sobre não estar mais sóbria e pede desculpas
Foto: Reprodução / Twitter

Demi Lovato lançou uma música nova nesta quinta-feira (21) que deixou os fãs preocupados  com a saúde da cantora. Em ‘Sober’, Demi confessa que não está mais sóbria, após comemorar 6 anos de sobriedade em março deste ano, e pediu desculpas aos pais e aos seus fãs por isso. “Eu não sei porque eu faço isso todas as vezes. Só acontece quando me sinto sozinha. Às vezes eu só quero ceder e não quero lutar. Eu tento, eu tento. Só me abrace, estou sozinha”, diz em trecho antes do refrão, no qual revela: “Mãe, me desculpa, mas eu não estou mais sóbria”. Em outro trecho da música Demi pediu desculpas mais uma vez “Eu estou arrependida pelos fãs que perdi e que me viram recair novamente. Eu quero ser uma inspiração, mas sou apenas humana. A cantora teve uma adolescência conturbada e foi internada em 2010 e 2013 porque estava viciada em álcool, drogas, transtornos alimentares e depressão. Iggy Azalea, que já fez uma parceria musical com Demi, escreveu no Twitter que escutou “Sober” assim que acordou e disse que está orgulhosa por Demi ter coragem de revelar a sua verdade. “Não é fácil. Estou aqui para você amiga! (Você sabe disso). Eu rezo para que você escolha a recuperação novamente. “Todos nós que amamos você, só queremos ver você feliz e saudável”, escreveu Iggy. 

Quinta, 21 de Junho de 2018 - 19:00

Giro: Brasil Amado volta com espaço da Copa do Mundo e muitas atrações

por Adriana Barreto e Cris Montenegro

Giro: Brasil Amado volta com espaço da Copa do Mundo e muitas atrações
Alexandre Peixe

O Restaurante Amado é a sede oficial da diversão durante a Copa do Mundo de Futebol. Um evento de peso e com atrações superdisputadas, receberá os torcedores e curtidores para ver de perto todos os lances do jogo do Brasil contra a Sérvia no dia 27 de junho.

Assinado pela Oquei Entretenimento, o Brasil Amado começará sempre uma hora antes dos jogos e terá duas bandas e um DJ. No dia 27, os shows ficam por conta da Psirico, Alexandre Peixe e do DJ Gueri.

E tem mais. O promoter Ginno Larry comandará mais uma vez o Lounge Premium, recepcionando os torcedores com welcome drinks e brindes. Já a Varanda leva a assinatura do bloco Xupisko. Todas as edições do evento contarão com o serviço do restaurante. 

O projeto tem patrocínio da Brahma Chopp e apoio do Shopping da Bahia, RP Eventos, Chivas, Villa Forma, Aldeia Crossfit, Ótica da Gente e Hammer Fitness Club. 

Os ingressos para o Brasil Amado podem ser adquiridos no Sympla e na sede da Oquei (Rua Alagoinhas, 56, Rio Vermelho) no valor de R$ 80 (valor do primeiro lote). Já o Lounge Premium custa R$ 100 (também valor do primeiro lote). (Por Cris Montenegro)

Conceição Evaristo envia carta para se candidatar à Academia Brasileira de Letras
Foto: Divulgação

A escritora Conceição Evaristo, de 71 anos, entregou nesta segunda-feira (18), à Academia Brasileira de Letras (ABL), sua carta de autoapresentação para se candidatar à cadeira de numero 7 da ABL. De acordo com informações do site da Revista Claudia, esse desejo da escrito surgiu após uma petição online em que internautas apoiavam à eleição da escritora. A campanha ganhou força e recebeu apoio também na mídia. Mais de 20 mil assinaturas já foram recolhidas e pedem que Conceição Evaristo assuma a cadeira. Anteriormente, o lugar foi ocupado por Nelson Pereira dos Santos.  Em um dos trechos da carta à ABL, Conceição diz: “assinalo o meu desejo e minha disposição de diálogo e espero por essa oportunidade”.

Histórico de Conteúdo