Terça, 18 de Dezembro de 2018 - 10:00

Carreiras FTC: Odontologia e seus desafios

Carreiras FTC: Odontologia e seus desafios
A Odontologia vem passando, nesta última década, por muitas mudanças. O avanço tecnológico especializado tem influenciado tanto na área técnica, quanto nos tratamentos odontológicos. Impressoras 3D, scanner intra-oral, máquinas fresadoras estão entre as contribuições da Era Digital. Tal fator proporcionou o surgimento, também, de “novos” profissionais como, por exemplo, o cadista que utiliza software para desenhar próteses dentárias que serão confeccionadas em impressoras 3D. Gestão de consultórios e clínicas odontológicas vêm ganhando espaço e atraindo palpitantes discussões acadêmicas, sendo temas de cursos de especialização em faculdades de Odontologia e despertando interesse na área de business. Marketing, Contabilidade, Gestão de Pessoas, Excelência do Atendimento e Administração têm sido incorporados na realidade de clínicas e consultórios, abrindo mercado para profissionais especializados nestas áreas.

Leia mais

Domingo, 16 de Dezembro de 2018 - 09:20

Reflexões sobre a segurança pública

por Racine Bezerra

Reflexões sobre a segurança pública
“Nada é permanente, exceto a mudança”, é o que nos diz a frase atribuída a Heráclito, filosofo pré-socrático da Antiga Grécia. Quando refletimos sobre Segurança, é inevitável pensarmos, de forma saudosa, como ela vem se deteriorando em nossa sociedade. A mudança tem sido para pior. Para efeito da Política Nacional de Defesa, Segurança é a condição que permite ao País preservar sua Soberania e Integridade. Já a Defesa Nacional é o conjunto de medidas e ações do Estado, com ênfase no Campo Militar, para a defesa do território, da soberania e interesses nacionais.

Leia mais

Sexta, 14 de Dezembro de 2018 - 17:30

Minha vocação!

por Davidson Botelho

Minha vocação!
Primeira capital do Brasil, diversidade religiosa, cidade da música, terra da felicidade, gastronomia, maior carnaval do mundo, berço da cultura, mais de 50 km de belas praias, história, etc. Alguém ainda tem dúvidas que a vocação da nossa cidade é o turismo? Alguém tem dúvidas que o turismo é a mola propulsora da nossa economia?

Leia mais

Terça, 11 de Dezembro de 2018 - 10:00

Carreiras FTC: Definitivamente, o futuro não é um lugar seguro para acomodados

por Alessandra Calheira

Carreiras FTC: Definitivamente, o futuro não é um lugar seguro para acomodados

Um dia acreditamos que depois de terminar a faculdade iríamos, finalmente, esquecer um pouco os livros e professores e que um diploma seria a garantia de um longo período longe das salas de aula e de um futuro próspero e ascendente. As transformações pelas quais passam o mercado, impulsionadas em especial pelas inovações tecnológicas, fazem com que os profissionais precisem mudar o mindset. Mais do que nunca, devemos enxergar a educação como uma atividade atemporal e compreender que o aprendizado é um processo que deve ser implantado durante toda a nossa vida. Esse processo é conhecido como Lifelong Learning.


Em cenários ágeis e complexos a necessidade de atualização se torna preponderante. É importante ter atenção aos movimentos das empresas e dos mercados e a consciência que a gestão da nossa carreira depende unicamente de nós. Para além das competências técnicas sempre tão importantes em ambientes estáveis, as competências comportamentais estão também em evidência. Afinal como nós podemos nos preparar para um futuro próximo sem sabermos ao certo para o que estamos nos preparando? 


Se ficarmos de olho na relação de competências listadas pelo Fórum Econômico Mundial, perceberemos com mais clareza o caminho a ser seguido. Por exemplo, flexibilidade cognitiva, que significa a habilidade de utilizarmos conjuntos diferentes de regras e padrões, pode representar a necessidade que temos de nos adaptar rapidamente a novos desafios. Fazem parte da lista ainda a capacidade de julgamento e de tomada de decisões, a resolução de problemas complexos, criatividade, pensamento crítico entre outros. Isso porque se imagina que em pouco tempo a tecnologia conseguirá resolver com eficiência muitas questões, mas não aquelas que demandem reflexão e inteligência como a dos humanos. Por isso, a melhor estratégia me parece nos apropriarmos das competências técnicas que compõe o eixo central da nossa formação e investirmos, constantemente, em conhecimentos que possam nos ajudar a promover transições de carreiras ao longo do tempo. Em outras palavras, temos que aprender a nos reinventar. E como diria Alvin Toffler: aprender, desaprender e reaprender. 


Para começar, o primeiro passo é despertar em você o desejo e a vontade de aprender. Como já deve ter percebido, essa dica nada tem a ver com um conselho de tia chata! Uma forma bacana de começar é buscar, por meio do autoconhecimento, temas que despertam a sua curiosidade e a vontade de saber mais. Precisa mesmo transformar um esforço inicial para sair da inércia em um hábito prazeroso e perene. Precisa desenvolver novamente a sua mente de estudante. O que você pode aprender de novo hoje?

 

* Alessandra Calheira é Líder do Setor de Carreiras da Rede FTC

 

* Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias

Leia mais

Segunda, 10 de Dezembro de 2018 - 17:30

FUNRURAL, PL 9252/17, segurança jurídica e estabilidade no campo

por Jeferson da Rocha

FUNRURAL, PL 9252/17, segurança jurídica e estabilidade no campo
Ao contrário do que reiteradamente temos visto na imprensa nacional, o PL 9252/17, de autoria do deputado Jerônimo Gorgen, não trata de um perdão de dívida ou remissão de um passivo em relação ao FUNRURAL. Para entendermos um pouco melhor esse embate, temos que levar em conta que nos anos de 2010 e 2011, duas decisões colegiadas e a unanimidade (11x0) na Suprema Corte brasileira, haviam, até aquele momento, pacificado o assunto, e de forma categórica, afirmando que o produtor rural pessoa física não deveria pagar mais o FUNRURAL sobre a receita bruta, o considerando absolutamente inconstitucional por quebra do princípio da isonomia tributária eis que os urbanos pagavam sobre folha enquanto os rurais eram submetidos ao pagamento da contribuição sobre a receita.

Leia mais

Sexta, 07 de Dezembro de 2018 - 16:00

Lições que o trabalho voluntário pode nos dar

por Bernardo Paiva

Lições que o trabalho voluntário pode nos dar
De tempos em tempos, sou questionado por algum jovem em início de carreira se fazer um trabalho voluntário é importante para se destacar em processos seletivos ou para seu futuro no emprego. A resposta mais honesta possível para essa pergunta é sim, é muito importante. Mas não só para seu futuro profissional. É importante porque nos ajuda a abrir os olhos para a realidade que nos cerca e a gerar um impacto positivo que ultrapasse os nossos muros.

Leia mais

Quarta, 05 de Dezembro de 2018 - 16:00

Guerreiros do Brasil

por Nilton José Costa Ferreira

Guerreiros do Brasil
O nosso País, passa por um momento histórico. Sim, mais que um momento, mas um Renascimento. País maravilhoso, coberto de riquezas naturais e de um povo alegre e trabalhador, que sentiu na pele uma verdadeira catástrofe governamental ocasionada pelos efeitos de um “suposto” aparelhamento e da desorganização planejada. Más, estamos saindo das trevas e suas cores. Estamos renascendo um Brasil novo onde seus verdadeiros valores morais e cívicos estão sendo resgatados de forma patriótica por um novo governo, verde e amarelo, aclamado e idolatrado pelo seu povo.

Leia mais

Quinta, 29 de Novembro de 2018 - 16:00

A trava da burocracia e abuso econômico

por Davidson Botelho

A trava da burocracia e abuso econômico
Sempre escutamos que o Brasil é um dos países mais caros e burocráticos para fazer negócio, isso não é novidade. É real e impacta substancialmente no desenvolvimento e na economia. O empreendedor brasileiro é um mágico, malabarista, estrategista paciente, um maluco beleza, um lunático... chega me faltam adjetivos.

Leia mais

Sexta, 23 de Novembro de 2018 - 16:00

Tesouro Nacional atesta excelência da situação fiscal de Salvador

por Paulo Souto

Tesouro Nacional atesta excelência da situação fiscal de Salvador
Exercitando uma espécie de prestação de contas informal do trabalho que está sendo realizado na gestão das finanças públicas do Município do Salvador, trago-lhes aqui informações importantes divulgadas nestes últimos dias pelo Governo Federal sobre este assunto. Refiro-me ao Boletim de Finanças Públicas dos Entes Subnacionais de 2018, publicado no último dia 13 de novembro pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda, apresentando o quadro da situação fiscal dos estados, do Distrito Federal e dos municípios de forma agregada, com uma análise destacada das capitais estaduais em 2017.

Leia mais

Quarta, 21 de Novembro de 2018 - 16:00

Melhoria da Câmara é o resultado de muito trabalho

por Leo Prates

Melhoria da Câmara é o resultado de muito trabalho
No passado, os navegadores cruzavam os mares guiados pelas estrelas. Depois passaram a ser orientados por bússola e nos dias atuais por satélite. Utilizo esse recorte da evolução tecnológica da navegação para mostrar comparativamente que os avanços da Câmara Municipal de Salvador, em quase dois anos de minha gestão, também foram conduzidos por estrelas, bússola e satélite.

Leia mais

Histórico de Conteúdo