Terça, 27 de Junho de 2017 - 17:10

A verdade sobre a integração

por Fábio Mota

A verdade sobre a integração
A integração tem como objetivo permitir ao cidadão utilizar o transporte público (ônibus e metrô) de forma confortável, segura, regular e com baixo custo. Graças à integração, o metrô tem recebido cada vez mais passageiros. Em maio deste ano, dos 95,3 mil passageiros transportados por dia, em média, pelo sistema metroviário, 50,8 mil, ou seja, mais da metade, chegaram a uma estação depois de usar o ônibus.

Leia mais

Sexta, 23 de Junho de 2017 - 16:00

Musical da esperança

por Francisco Viana

Musical da esperança
Divina e encantadora. Tudo em Laila Garin é maravilhoso. A voz, os gestos, o talento...a criatividade na interpretação. Fui ver a apresentação de Laila no musical Alegria, alegria no teatro Santander, em São Paulo. Que motivador. Um verdadeiro antídoto contra a desesperança.Ela faz um longo e movimentado passeio pela Cultura musical brasileira - de Caetano Veloso a Gilberto Gil , de Roberto Carlos a Vicente Celestino. E também pela cultura brasileira, em seu conjunto, com imagens , fotografias e filmes como Orfeu Negro ou sobre a ditadura, quando o espesso véu da censura abafou a liberdade de expressão.

Leia mais

Segunda, 19 de Junho de 2017 - 09:00

O Uber não está liberado em Salvador

por Karla Borges

O Uber não está liberado em Salvador
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ BA) declarou a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 9.066/2016, que proibia o serviço de transporte remunerado de pessoas em veículos no Município de Salvador, como o Uber. Todavia, deve-se deixar patente que essa decisão não tem o condão de permitir livremente a atividade como tem sido noticiado.

Leia mais

Terça, 13 de Junho de 2017 - 16:00

A arte (esquecida) do bem viver

por Francisco Viana

A arte (esquecida)  do bem viver
Leio nos jornais que o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, confessou ao juiz Moro ter uma conta bancária no exterior, jamais declarada, com algo como 600 mil dólares . A Noticia é ao mesmo tempo uma revelação e uma provocação gritante. Choca, desperta nosso ser ingênuo, tal como o dizer recorrente das feiticeiras de o Anel dos Nimbelungos de Wagner: " Acorda" , " acora", " acorda". É como se alertasse: " Acorda do berço esplêndido gigante adormecido", " Acorda... "

Leia mais

Terça, 06 de Junho de 2017 - 16:00

Apague a luz, mas não pague essa conta

por Elias Maron e Luiz Macedo

Apague a luz, mas não pague essa conta
A conta de energia elétrica aumentou consideravelmente nos últimos anos. O problema é que boa parte deste aumento é ilegal. Um dos fatores que deixa a conta de luz mais cara no final do mês é a cobrança indevida de ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. O ICMS, nas operações que envolvem a comercialização da energia elétrica, deveria incidir apenas sobre os valores descritos na conta de luz como geração de energia. Porém, para aumentar a arrecadação, o governo inclui na base de cálculo do ICMS o valor de outras duas tarifas: Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição (TUSD) e a Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Transmissão (TUST). Desse jeito, o consumidor paga o imposto em cima do valor total da conta e não apenas em cima do consumo.

Leia mais

Sexta, 02 de Junho de 2017 - 16:00

A comunicação oficial e seu labirinto

por Francisco Viana

A comunicação oficial e seu labirinto
A crise do Governo Temer tem solução no campo da comunicação? Em princípio, a resposta é sim, mas tudo vai depender dos acontecimentos. Não há soluções mágicas. Vejamos as hipóteses. Primeira, o impeachment do presidente Temer ganha força, com uma dezena de pedidos nesse sentido. Como é impopular, não terá apoio da sociedade. E, dificilmente, o apoio do Congresso. A tendência da sua base de aliados é se liquefazer. Outra hipótese: o crescimento das mobilizações populares. Se isso ocorrer, não há comunicação que possa resolver. Quanto mais gente na rua, menor apoio ao governo. Foi assim com o governo Dilma. Será que a história vai se repetir. Em tragédia ou em farsa?

Leia mais

Quarta, 31 de Maio de 2017 - 16:00

O arbitramento do valor venal do ITIV

por Karla Borges

O arbitramento do valor venal do ITIV
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia concedeu uma liminar suspendendo o pagamento antecipado do Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITIV) do Município de Salvador. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) foi proposta pelo Ministério Público do Estado da Bahia. Todavia, o maior problema enfrentado pelos contribuintes soteropolitanos não foi arguido. Trata-se do arbitramento da base de cálculo do imposto independentemente do valor efetivo da transação imobiliária. A lei que vigorou até 2013 rezava que a base de cálculo do ITIV em nenhuma hipótese poderia ser inferior ao valor venal utilizado para o cálculo do IPTU. Após a reforma tributária (Lei 8421/13) coube a Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ) tornar públicos os valores venais atualizados dos imóveis inscritos no Cadastro Imobiliário.

Leia mais

Sexta, 26 de Maio de 2017 - 16:00

Lentidão nas respostas

por Francisco Viana

Lentidão nas respostas
A tragédia não chegará tão cedo ao último ato e seu desfecho é imprevisível. Impeachement do presidente Michael Temer? Prisão do senador Aécio Neves e de outras das cerca de 2000 pessoas que receberam propinas dos irmãos Batista, da JBS ? Eleições indiretas ou diretas para escolha de novo Presidente da República ? Cassação da chapa Dilma-Temer pelo TSE?

Leia mais

Terça, 23 de Maio de 2017 - 16:00

Copperfield e a desafetação: tudo a ver

por José Trindade

Copperfield e a desafetação: tudo a ver
O Prefeito de Salvador enviou à Câmara de Vereadores Projeto de Lei para desafetação de algumas dezenas de terrenos integrantes do patrimônio público, grande parte deles doados ao município para que este conservasse tais bens na função urbanística que motivou esta doação. Sem qualquer estudo adequado, eis que surge mais uma nova mágica para arrecadar dinheiro a qualquer custo: vender imóveis invendáveis. Nesse ponto, a ilusão é um desastre para a cidade; e o prefeito, o mágico dessa façanha.

Leia mais

Terça, 16 de Maio de 2017 - 16:00

Democracia Frágil

por Zilan Costa e Silva

Democracia Frágil
Ninguém pode negar que, do ponto de vista das ideias, estamos em uma encruzilhada. Alguns falam equivocadamente, em minha opinião, de choque de civilizações ou de religiões, porém acredito que vivemos mesmo é um choque de valores que causam mudanças profundas na política e na economia. Como sabemos que nem sempre a história se move para a frente, em linha reta, é preciso que tenhamos algumas ideias bem assentadas em nossa mente, como ponto de partida.

Leia mais

Histórico de Conteúdo