Terça, 25 de Junho de 2019 - 10:30

A Reforma Tributária

por Karla Borges

A Reforma Tributária
A proposta de reforma tributária, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, consiste basicamente em transformar cinco tributos sobre o consumo (ICMS, ISS, IPI, PIS e COFINS) num único imposto, o IBS - Imposto sobre Bens e Serviços. O texto proposto tem aspectos interessantes, mas apresenta um leque de omissões que podem ocasionar problemas na sua implantação, daí a necessidade de um maior debate para que os ajustes sugeridos, principalmente por especialistas, possam ser acatados.

Leia mais

Terça, 18 de Junho de 2019 - 10:50

Carreiras FTC: O Respeito à flor da pele

por Alessandra Calheira

Carreiras FTC: O Respeito à flor da pele
Há poucos dias resolvi fazer uma tatuagem. Em meio a repercussão do ato, uma amiga fez o seguinte questionamento: por que você resolveu marcar a sua pele com essa palavra? Naquele momento, minha resposta foi carregada de obviedades e, talvez por isso, não a tenha convencido. Passado o impacto causado pela audácia da pergunta, refleti que a tatuagem causaria menos estranheza se marcasse o nome dos meus filhos ou um grafismo qualquer. Mas escolhi a palavra “RESPEITO”. Por quê? No meu ponto de vista existem, pelo menos, três perspectivas que estão associadas a forma como as pessoas se relacionam consigo mesma, com o outro e com a sociedade. Peço licença ao leitor para, por meio de um exemplo pessoal, abordar um tema tão relevante também no âmbito corporativo.

Leia mais

Terça, 18 de Junho de 2019 - 10:30

O peso da bagagem!

por Davidson Botelho

O peso da bagagem!
Umas das atividades econômicas que mais atraem curiosos em todo o mundo é a aviação. O fascinante mundo da aviação é atração em qualquer parte do mundo, mas é uma das atividades mais sensíveis. A interdependência das mais variáveis situações faz com que essa atividade se torne muito sensível e sofra diariamente pressões que ela não tem nenhuma gestão sobre os problemas.

Leia mais

Terça, 11 de Junho de 2019 - 10:20

Carreiras FTC: Se passar na OAB é seu sonho, o que falta para realizá-lo?

por Mateus Costa Ribeiro

Carreiras FTC: Se passar na OAB é seu sonho, o que falta para realizá-lo?
Aos nove anos, eu impetrei meu primeiro habeas corpus. Era final da Copa do Brasil e o Corinthians, meu time do coração, ia disputar a taça com o Sport justo quando eu estava de castigo, impedido de acompanhar a partida. Na tentativa de sensibilizar meus pais que são advogados, meu irmão sugeriu que eu redigisse um habeas corpus. Funcionou: minha mãe percebeu que a pena era mesmo desproporcional ao delito, reverteu o castigo e eu pude ver o Corinthians ser campeão brasileiro.

Leia mais

Segunda, 10 de Junho de 2019 - 09:30

Bolívar Sequestrado

por André Fraga

Bolívar Sequestrado
No longínquo ano de 2004, eu, então militante estudantil, assisti o documentário sobre uma tentativa de golpe fracassado na Venezuela. Em “A Revolução não será Televisionada”, documentaristas irlandeses que estavam na Venezuela, tiveram a oportunidade de acompanhar passo-a-passo o golpe, mostrando o envolvimento da mídia venezuelana, o viés golpista da maior rede de TV e o envolvimento dos Estados Unidos, que tentou imputar ao então presidente Hugo Chávez, um golpe que durou 48 horas em 2002. Após grande reação popular, Chávez voltou ao palácio presidencial e retomou o controle. Naquela época o acesso a filmes e documentários não era como hoje, em que um clique no YouTube abre uma porta com milhares de possibilidades, o que fez do filme um cult entre a militância democrática, e ajudou a transformar Chávez em uma figura de destaque, ativando nosso sentimento anti-imperialista e anticolonialista, mesmo que ele próprio tenha tentado, por duas vezes, efetivar um golpe militar em 1992. Preso, recebeu o perdão presidencial em 1994, e seis anos depois foi eleito presidente, já sem uniforme militar, com terno e gravata, em uma Venezuela submersa no caos, com a população totalmente desacreditada nos partidos e políticos tradicionais.

Leia mais

Quinta, 06 de Junho de 2019 - 16:00

Vagões exclusivos já

por Marcelo Nilo

Vagões exclusivos já
A constitucionalidade dos vagões preferenciais é inquestionável. É minha opção iniciar assim a discussão, porque, de antemão, mostro qual é a minha posição e deixo mais um tema claro: sou favorável não só a preferência, mas, a exclusividade dos vagões para mulheres e crianças. 

Leia mais

Segunda, 03 de Junho de 2019 - 17:00

Central de Negócios da Bahia

por Niltinho

Central de Negócios da Bahia
Recentemente, realizei uma sessão especial que teve o objetivo de discutir o fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas na Bahia. O evento, prestigiado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Leal, também marcou a apresentação da Federação das Redes de Negócios Multissetoriais (Fernem).

Leia mais

Quarta, 22 de Maio de 2019 - 10:45

Carreiras FTC: Quanto você está disposto a pagar por um descuido em sua carreira?

por Alessandra Calheira

Carreiras FTC: Quanto você está disposto a pagar por um descuido em sua carreira?
Uma palavra de pronúncia chata vem sendo apontada como vilã da eficiência corporativa: procrastinação. Empurrar com a barriga é um velho hábito de muitos mortais, principalmente quando não se tem um ganho imediato que justifique a fadiga. “Se tenho emprego, para que currículo?” “Se os negócios vão bem, não preciso investir em network”. “E para que perder tempo com o LinkedIn se meus amigos estão no Facebook?” A questão é que todas essas ações, que são tão caras a empregabilidade, devem ser executadas de forma sistemática justamente quando as ideias estão claras e a autoestima elevada. Afinal, trabalhar imagem e reputação em meio a uma crise profissional não parece uma boa ideia! 

Leia mais

Terça, 21 de Maio de 2019 - 17:00

A crise do dia no mundo político

por Alex da Piatã

A crise do dia no mundo político
O senador Otto Alencar (PSD) encontrou uma forma personalizada de criticar o atual governo. Ele instalou na porta de seu gabinete, em Brasília, uma placa para informar sobre qual é a crise do dia do governo de Jair Bolsonaro. Vejo esta atitude como algo inteligente e provocativo. Assim, precisamos analisar o que se passa atualmente na conjuntura política nacional com paciência e maturidade. 

Leia mais

Usuários de planos de saúde coletivos devem recorrer à Justiça para obter o reajuste adequado
Já não é de hoje que o Sistema Único de Saúde, o conhecido SUS, não consegue dar conta de toda a demanda da população. O primeiro plano de saúde privado do país foi criado pelo Banco do Brasil, nos idos de 1944: o Cassi, que existe até hoje, é um plano exclusivo para empregados do banco e seus dependentes. Essa exclusividade logo desapareceu com a criação, nos anos 1950, dos planos comerciais, com clientela aberta, inicialmente na região do ABC paulista.

Leia mais

Histórico de Conteúdo