Sexta, 22 de Junho de 2018 - 16:00

Leonel Brizola: uma referência política

por Alexandre Brust

Leonel Brizola: uma referência política
Neste 21 de junho, há 14 anos, o trabalhismo perdeu a sua maior e mais autêntica liderança e, a política do Brasil perdeu a sua maior referência. Uma liderança política se destaca pela coragem na tomada de decisões administrativas e políticas. Leonel Brizola foi o único político brasileiro que, diante de uma crise iminente, tomava as decisões necessárias, por mais drásticas que fossem, para resolvê-la.

Leia mais

Terça, 19 de Junho de 2018 - 16:00

Os pacotes prontos de pensamento

por Heleno Nazario

Os pacotes prontos de pensamento
Diante do nosso espaço público digital, as redes sociais na Internet, cada um de nós faria muito bem em resgatar com sensatez o ceticismo, a curiosidade e a empatia para entender melhor as pessoas e os problemas do nosso cotidiano. Tentar compreender as atitudes alheias, entender mais do que se fala e refletir antes de compartilhar mensagens  é o melhor a se fazer para buscar soluções, decidir o voto, se posicionar acerca de qualquer coisa. Sem isso, o que nos resta é a defesa de vieses de confirmação, mentiras, baixezas, bravatas e dogmatismos. É por esse nosso descaso que temos hoje nas redes um ambiente de discussão tão agradável quanto um aterro sanitário.

Leia mais

Quinta, 14 de Junho de 2018 - 19:00

Problemática do índice de pessoal na gestão pública

por Terence Lessa

Problemática do índice de pessoal na gestão pública
O índice de pessoal é um dos elementos de maior importância dentre as despesas públicas, contando com limites previstos em lei para a definição de seu orçamento. O gestor público encontra, em sua atuação, o desafio de lidar com a verba governamental destinada a esse fim, uma vez que o aumento de despesas pode levar o gestor municipal a incorrer em crime de responsabilidade por não atender aos ditames estabelecidos pela legislação em vigor. Diante do surgimento de programas federais, que são contabilizados como custos com pessoal, o administrador público busca soluções para evitar a dispensa de funcionários, enquanto atende à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Leia mais

Terça, 12 de Junho de 2018 - 16:00

Por que tanta luta e dor, e tanto ódio?

por Alex da Piatã

Por que tanta luta e dor, e tanto ódio?
De modo geral, de todos os debates públicos neste país, o que não pode ser esquecido nem um só segundo, é a ideia de fraternidade entre os brasileiros. Só isso é importante. Nosso Brasil está doente de uma doença terrível, porém curável. Está gemendo de dor e num momento deste dificilmente se interessará por controvérsias políticas de a, b ou c, ou mesmo Copa do Mundo de futebol. A real preocupação é de como poderá vir, um dia, a cura desta doença. 

Leia mais

Quinta, 07 de Junho de 2018 - 16:00

Análise preliminar para o desenvolvimento sustentável baiano e necessidade de um plano para energia solar

por Marcus V. Americano da Costa Filho

Análise preliminar para o desenvolvimento sustentável baiano e necessidade de um plano para energia solar
Os problemas do meio ambiente e a preocupação com a preservação dos seus recursos naturais estão associados ao crescimento das ações humanas na Terra, o que desencadeia um impacto econômico significativo em diversos setores da sociedade. Em um mundo cada vez mais globalizado, no qual os índices de produção e o consumo de energia refletem o crescimento econômico e o desenvolvimento de um país, promove-se uma competitividade de mercado na busca por soluções inovadoras e sustentáveis.

Leia mais

Segunda, 04 de Junho de 2018 - 15:00

Em defesa do Tribunal Federal na Bahia

por Fabrício Castro de Oliveira

Em defesa do Tribunal Federal na Bahia
A data de um dos julgamentos mais relevantes para a advocacia e o fortalecimento da cidadania brasileira se aproxima. Está pautada para esta quarta-feira (6) a apreciação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5.017) protocolada pela Associação Nacional dos Procuradores Federais (ANPAF), que suspendeu a criação de quatro Tribunais Regionais Federais, determinada pela Emenda Constitucional 73, promulgada em 6 de junho de 2013, após longa tramitação, diversos debates e quatro votações no Congresso Nacional.

Leia mais

Sexta, 01 de Junho de 2018 - 16:00

Maior símbolo da greve

por Benito Gama

Maior símbolo da greve
A greve nacional dos caminhoneiros é reivindicatória e legítima. A Constituinte de 1988 afirma com propriedade a consagração deste direito e defendo. A sociedade teve sim o impacto não só com os prejuízos em consequência desta greve com a falta de abastecimento dos postos de gasolina e de mercadoria, bem como o setor de industrial e agrícola, mas, também, com o principal impacto que foi a da relevância da categoria. Ficou ainda mais notório o quão importante são estes trabalhadores para o nosso Brasil. Foi isso que despertou o apoio da sociedade e que igualmente, me solidarizo. Agora, essa mesma sociedade que apoiou a causa precisa do apoio dos caminhoneiros e não pode ser ainda mais sacrificada.

Leia mais

Terça, 29 de Maio de 2018 - 16:00

Democracia pela metade

por Francisco Viana

Democracia pela metade
Saint-Just, jacobino e companheiro de Robespierre na Revolução Francesa, dizia com amargura, antecipando o seu triste destino,  na guilhotina: “Desgraçados dos revolucionários que fazem a revolução pela metade, cavam a sua própria sepultura”. Os democratas brasileiros hoje poderiam parafrasear Saint-Just e  reconhecer que “desgraçados dos democratas que fazem a democracia a metade, permitem o golpe que os vai derrubar”.

Leia mais

Sexta, 25 de Maio de 2018 - 16:00

Uma paixão chamada Campus Party

por Sócrates Santana

Uma paixão chamada Campus Party
Uma primavera geek encobriu nos últimos dias a Cidade da Bahia. Pela segunda vez, arrisco dizer, mentes brilhantes de todos os cantos do estado, do país e do mundo compartilharam por quatro dias - non stop - suas vidas, crenças, descobertas e paixões. Todos dotados de uma incrível capacidade de moldar o mundo com o que há de melhor dentro deles: ideias. É a Campus Party Bahia, que aterrissou mais uma vez na Arena Fonte Nova.

Leia mais

Terça, 22 de Maio de 2018 - 16:00

Recordar e lutar sempre, para não esquecer jamais!

por Marta Rodrigues

Recordar e lutar sempre, para não esquecer jamais!
Existem, na história, trágicos acontecimentos que muitos de nós preferimos deixar cair no esquecimento para evitar dor e o alongamento dos traumas. Mas quando estes episódios abalam nossa democracia – assim como o fez a ditadura militar – a recordação é uma das únicas maneiras de evitar que tais fatos tornem a se repetir. A seis dias atrás, completou-se 17 anos de uma data histórica para Salvador: o 16 de maio de 2001. Naquele fatídico dia, centenas de estudantes, manifestantes e cidadãos baianos lutando contra a corrupção sentiram na pele as dores de um período que acreditavam ter sido superado: a opressão, a tortura e a violência tal como na ditadura militar. 

Leia mais

Histórico de Conteúdo