Sexta, 17 de Janeiro de 2020 - 09:40

O centenário do Batalhão Pirajá

por Nilton José Costa Ferreira

O centenário do Batalhão Pirajá
Ontem, 16 de janeiro de 2020, o 19º. Batalhão de Caçadores – Batalhão Pirajá completa um século de existência. Sua criação se deu em decorrência ao Decreto-Lei nº. 13.916, de 11/12/1919. São 100 anos a serviço da Pátria e, singularmente, contribuindo para o desenvolvimento social do povo da Bahia.

Leia mais

Terça, 14 de Janeiro de 2020 - 17:00

Juiz de garantias representa a melhor parte do 'Pacote Anticrime'

por Fabiano Pimentel

Juiz de garantias representa a melhor parte do 'Pacote Anticrime'
O “Pacote Anticrime”, como batizaram a Lei nº 13.964/2019, proposta pelo Ministro da Justiça Sérgio Moro, foi sancionado no dia 24 de dezembro, pela Presidência da República, e entrará em vigor após 30 dias da sua publicação. O texto final da Lei, que modifica a legislação penal, processual penal e a execução penal é resultado de um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que fez várias alterações na versão original. A nova Lei apresenta pontos positivos e negativos, mas sem dúvida o ponto mais importante é a criação do juiz de garantias.

Leia mais

Segunda, 13 de Janeiro de 2020 - 11:00

Currículo em Taurino Araújo: ênfases e supressões

por Rosângela Cidreira

Currículo em Taurino Araújo: ênfases e supressões
O meu referencial teórico para destacar o fundo liberal de Taurino Araújo, CBJM em relação a conflito de interesses e convivência fraterna no mundo globalizado, com respeito total às diferenças, é o que denomino dosagem, ênfases e supressões curriculares em seu pensamento. Trata-se de inovador e rigoroso exercício da internacionalização do currículo, evidente em sua teoria mundial, o que se exterioriza ao produzir sentidos tão relevantes para auditórios diversificados dos pontos de vista das variações temporais (tecnológicas), reais e sociais nas quais se fundamenta tanto no Brasil quanto no exterior.

Leia mais

Quinta, 02 de Janeiro de 2020 - 15:00

Carreiras FTC: Pro ano nascer feliz

por Alessandra Calheira

Carreiras FTC: Pro ano nascer feliz
Enquanto escrevo está coluna, vivo um conflito típico da criativa publicitária que ainda habita em mim que é o de temer incorrer em obviedades ao receber uma demanda profissional. Como fugir do óbvio se o job em questão é escrever uma coluna sobre carreira a ser publicada na virada de um novo ano? Como publicar um texto sobre carreira e vida, nesta época, sem falar no plano que geralmente fazemos para o ano que se inicia?

Leia mais

Quinta, 02 de Janeiro de 2020 - 11:00

Flexibilização na jornada de trabalho e aumento da satisfação do colaborador

por Luciano Sampaio

Flexibilização na jornada de trabalho e aumento da satisfação do colaborador
O aumento da satisfação do colaborador e a melhora da qualidade de vida são alguns dos aspectos que se fortaleceram com a Reforma Trabalhista. A medida, que completou dois anos no mês de novembro, ainda divide opiniões entre funcionários e contratantes. Ainda assim, a Reforma trouxe mudanças significativas para as relações de CLT, como o parcelamento das férias, a possibilidade de trabalho home office e, talvez a principal delas, que é a flexibilização do horário de trabalho.

Leia mais

Segunda, 23 de Dezembro de 2019 - 08:34

A diferença do remédio para o veneno é a dose que você toma

por Davidson Botelho

A diferença do remédio para o veneno é a dose que você toma
A diferença do remédio para o veneno é a dose que você toma De tempos em tempos vivemos o boom de algum seguimento na economia que nem sempre se trata de um produto novo , muitas vezes é até a volta de hábitos passados ou uma nova tendência Nos últimos 10 anos assistimos dentre tantas outros crescimentos , uma expansão muito grande do número de agências bancárias , academias e farmácias O setor bancário cresceu e logo veio a fusão entre bancos . Com este movimento também veio a modernização e automação dos serviços , tornando-se desnecessária a grande quantidade de agências bancárias A busca por uma qualidade de vida melhor e mais saudável trouxe a febre das academias, cada bairro tinha uma , duas , três ou mais . Aí os condomínios e edifícios de classe média e alta passaram a ter boas academias sem custos para os moradores . Além disso , este setor também acompanhou a tendência de fusões e muitas unidades foram fechadas.

Leia mais

Sexta, 20 de Dezembro de 2019 - 11:00

Um ano em defesa da advocacia

por Fabrício Castro

Um ano em defesa da advocacia
O ano que termina foi de grandes dificuldades, mas também de grandes conquistas para a advocacia. A defesa intransigente das nossas prerrogativas e a luta contra a ineficiência do Judiciário foram as prioridades do nosso trabalho, que concentrou esforços também na valorização da advocacia e na modernização da gestão da Ordem.

Leia mais

Terça, 17 de Dezembro de 2019 - 16:30

Carreiras FTC: Celular no modo 'educa'

por Paulo Jardel Leite Araujo

Carreiras FTC: Celular no modo 'educa'
Celular e Educação: ver duas palavras extremamente em alta em um mesmo contexto já traz a todos atenção ou estranheza. Os celulares são verdadeiros telefones inteligentes que abordam elementos da vida cotidiana de forma integrada. Com o mesmo aparelho, é possível ligar, calcular, pesquisar de tudo na web, jogar, construir texto escolares, assistir sua programação favorita, pagar suas contas, te despertar ao amanhecer e ainda aproximar você do mundo lá fora por meio das redes sociais.

Leia mais

Terça, 03 de Dezembro de 2019 - 10:00

Carreiras FTC: Enfermagem na Urgência, Emergência e UTI

por Elisangela Torres

Carreiras FTC: Enfermagem na Urgência, Emergência e UTI
As doenças da modernidade são as que mais matam no Brasil. Dados do Ministério da Saúde confirmam que o perfil da mortalidade no país mudou ao longo dos anos, acompanhando a tendência mundial de mais mortes por doenças crônicas e violentas. Por grupo de causa, as doenças do aparelho circulatório – associadas à má alimentação, consumo excessivo de álcool, tabagismo e falta de atividade física - estão entre as que mais contribuem para um atendimento emergencial ou necessidade de monitorização dos padrões vitais de um paciente.

Leia mais

Segunda, 02 de Dezembro de 2019 - 16:00

Um novo tempo: os desafios do PT baiano

por Éden Valadares

Um novo tempo: os desafios do PT baiano
No próximo dia 07 de dezembro tomará posse a nova direção do PT baiano, para o qual eu tive a honra de ser eleito presidente. Em meio a um cenário continental de grandes tensionamento e ebulições populares: tendo o governo federal ocupado por Bolsonaro e sua equipe de incompetentes, fundamentalistas e intolerantes; com a liberdade da nossa maior liderança, o eterno Presidente Lula; e às portas das eleições municipais de 2020. É nesta quadra da História que o novo PT terá a tarefa de dar curso a um conjunto de ações consagradas no último PED e aprovadas na etapa estadual do nosso 7° Congresso.

Leia mais

Histórico de Conteúdo