Quinta, 17 de Outubro de 2019 - 11:00

O difuso e inexplorado potencial da geração distribuída

por Rafael Valverde

O difuso e inexplorado potencial da geração distribuída
Recentemente a principal distribuidora de energia do Estado comemorou a marca de 6 milhões de consumidores atendidos na Bahia. A marca expressiva é algo que realmente deva ser comemorado, pois traz o esforço desprendido nas últimas duas décadas para universalizar o acesso à energia elétrica. Contudo esse número representa o quanto ainda podemos avançar na geração distribuída (GD).

Leia mais

Segunda, 14 de Outubro de 2019 - 11:00

Canonização da Santa dos Pobres é uma convocação para o trabalho pelo social

por Ana Paula Matos

Canonização da Santa dos Pobres é uma convocação para o trabalho pelo social
O exemplo e a trajetória de vida de Irmã Dulce aumentam a responsabilidade da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza - SEMPRE na atuação para diminuir as mazelas sociais na terceira maior capital do Brasil. A canonização da Santa Dulce dos Pobres, para nós, é um verdadeiro chamado. É uma convocação para que façamos mais e cada vez melhor.

Leia mais

Quarta, 09 de Outubro de 2019 - 17:30

8 de Novembro: Dia Municipal em Memória aos Mártires da Revolta dos Búzios

por Marta Rodrigues

8 de Novembro: Dia Municipal em Memória aos Mártires da Revolta dos Búzios
Ao longo dos anos, vimos as casas legislativas do País criarem projetos para instituir  diversas datas, das mais estapafúrdias às mais coerentes. No vasto leque constam homenagens à personalidades, nomes de rua - na maioria das vezes desconhecidos da população - datas comemorativas e dias municipais que valorizam acontecimentos e circunstâncias que, muitas vezes, não tem a menor representatividade para o coletivo social.

Leia mais

Quarta, 02 de Outubro de 2019 - 10:00

Afinal, qual o papel do município na segurança pública?

por Luiz Guerreiro

Afinal, qual o papel do município na segurança pública?
A proximidade do processo eleitoral o qual vai eleger prefeitos e vereadores, faz surgir a necessidade de debater sobre os problemas enfrentados pela população, de modo a apresentar  as possíveis  soluções. Nesse cenário  a crise de insegurança será um dos temas de maior relevância, assim a segurança pública será  um dos entraves discutidos durante a campanha.

Leia mais

O protesto extrajudicial da dívida ativa no contexto da reforma tributária e seu impacto nas procuradorias fiscais
A reforma tributária, nesse momento, encontra-se no centro da mesa de discussões de juristas, economistas e empresários quanto ao sistema de tributos (em especial sob o consumo) e a efetiva capacidade de realização da Justiça Tributária eternamente buscada. No entanto, um aspecto importante, particularmente para as Procuradorias Fiscais, acaba por ficar em segundo plano, apesar do seu potencial de sofisticar e aumentar os índices de execução do Estoque de Dívida Ativa de Municípios e Estados, bem como modificar drasticamente a estruturação organizacional dessas procuradorias. Falo do protesto extrajudicial da Dívida Ativa.

Leia mais

Terça, 24 de Setembro de 2019 - 10:10

Carreiras FTC: Pedacinhos formam o todo

por Alessandra Calheiras

Carreiras FTC: Pedacinhos formam o todo
Francisco se descuidou da organização das coisas durante um tempo. Permitiu que documentos se acumulassem, roupas apertadas ocupassem os cabides e potes de plástico sem tampa roubassem todo o espaço do armário da cozinha. Imagina que ainda guarda canhotos de cheque do século passado! Um dia, acordou pela manhã e percebeu o quanto aquele acumulo de coisas o atrapalhava. Decidiu fazer uma faxina. Fez um rápido cálculo mental e concluiu que precisaria de 5 dias para colocar tudo em ordem. Lembrou de imediato de todas as atividades que precisava realizar e desistiu. A bagunça certamente continuará ali até se tornar insustentável.

Leia mais

Sexta, 20 de Setembro de 2019 - 16:00

Prefeitura, Tô na Área!

por Luiz Galvão

Prefeitura, Tô na Área!
Tem sido prioridade da atual gestão o aperfeiçoamento dos serviços públicos para facilitar o acesso do cidadão, promovendo a melhoria dos mecanismos de controle, rotinas e ações institucionais. Para tal fim se faz necessária a adoção de ações de descentralização administrativa da Prefeitura de Salvador de modo a ampliar a qualidade do atendimento ao cidadão e permitir a sua participação no desenvolvimento da cidade.

Leia mais

Quinta, 12 de Setembro de 2019 - 16:00

Por que não privatizar?

por Davidson Botelho

Por que não privatizar?
Entendo que o governo precisa focar seus esforços em educação, saúde e segurança, prioritariamente. Existem atividades que não fazem parte da dinâmica de uma máquina tão pesada como a pública. Supermercados, atividades comerciais, Correios, etc. devem ser privatizados, pois o governo não tem competência para tal atividade e inevitavelmente essas empresas viram cabides de empregos, sangram os cofres públicos e prestam um péssimo serviço.

Leia mais

Terça, 10 de Setembro de 2019 - 16:00

Revolução na PGR

por Luiz Holanda

Revolução na PGR
Nossa Carta Magna relaciona quatro funções essenciais à Justiça: o Ministério Público, a Advocacia Geral da União, a Advocacia particular ou liberal e a Defensoria Pública, todas gravitando em torno do Poder Judiciário.  Elas impulsionam o funcionamento da Justiça, pois o princípio da inercia da jurisdição é um postulado constitucional, não cabendo ao juiz a iniciativa de iniciá-la. Só intervém quando é solicitado.

Leia mais

Terça, 10 de Setembro de 2019 - 10:00

Carreiras FTC: O Ensino Médico do Futuro: precisamos formar profissionais humanos

por Ronaldo Carneiro

Carreiras FTC: O Ensino Médico do Futuro: precisamos formar profissionais humanos
O aspecto humanístico é fundamental na formação médica e precisa estar presente desde o início da graduação. Nós, enquanto médicos e educadores, precisamos preparar os nossos alunos para todos os desafios que a profissão médica traz, e isso inclui o acolhimento ao paciente e a compreensão de todas as questões que envolvem a vida do indivíduo.

Leia mais

Histórico de Conteúdo