Sexta, 19 de Abril de 2019 - 16:00

Protagonismo do Século XXI: A Rede de Cooperação Nordestina

por Alisson Sousa

Protagonismo do Século XXI: A Rede de Cooperação Nordestina
A recente iniciativa liderada pelo Governador da Bahia de constituição do Consórcio dos Estados do Nordeste sinaliza a disposição dos líderes regionais em buscar formas colaborativas, compartilhadas, associadas e em rede de desenvolvimento econômico da região. O Estado da Bahia já possui diversas formas de gestão para execução dos serviços públicos implementadas e em atividade. Essas experiências colocam a Bahia na vanguarda nacional e cria abertura do estado para as parcerias internacionais, reduzindo assim a dependência de recursos do governo federal, tão característica dos estados do Nordeste que sobreviveram durante muito tempo dependendo dos recursos federais.  Mas o que essa região possui que pode despontar como o novo vetor de desenvolvimento do Brasil no século XXI?

Leia mais

Terça, 16 de Abril de 2019 - 17:00

Sim à aposentadoria, não à reforma da Previdência

por Robinson Almeida

Sim à aposentadoria, não à reforma da Previdência
Sou a favor dos direitos dos brasileiros à aposentadoria. Quem contribuiu para o desenvolvimento do país merece uma velhice digna. Sou contra a Reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro porque ela é injusta, não acaba com privilégios, como se propaga, é cruel com as mulheres, com os trabalhadores rurais, penaliza os pobres e os idosos. Os trabalhadores na prática não conseguirão se aposentar se for mudada a constituição e implantado o regime previdenciário de capitalização. 

Leia mais

Sexta, 12 de Abril de 2019 - 16:00

Ensino a distância: risco para a saúde humana e animal

por Altair Santana de Oliveira

Ensino a distância: risco para a saúde humana e animal
Será possível ser um médico-veterinário, zootecnista, médico ou engenheiro por meio de um ensino a distância? Como se preparar para exercer a Medicina Veterinária, por exemplo, nas áreas de cirurgia, exames e análises clínicas, laboratório, inspeção de produtos de origem animal, defesa sanitária animal, patologia, dentre outras, sem o estudo presencial? Que qualidade esperar dos profissionais formados por esse tipo de graduação, para atender a sociedade? É sobre este assunto que quero apresentar nossas considerações, para você leitor.

Leia mais

Quarta, 10 de Abril de 2019 - 16:00

Crise? Oba!

por André Nery

Crise? Oba!
Aposto que esse título deve ter intrigado você, não é mesmo? O que mais ouvimos falar é que a crise é um grande problema, um “dificultador” de resultados e um verdadeiro calo no pé de todos nós. Você sabia que podemos enxergar nas crises grandes oportunidades? Muitas empresas e pessoas sofrem nesse período, mas a pergunta é: o que fazem aqueles que conseguem obter relevantes crescimentos durante a crise? 

Leia mais

Terça, 09 de Abril de 2019 - 10:30

Carreiras FTC: Por que se fala tanto em Compliance?

por Roberta Carneiro Foppel

Carreiras FTC: Por que se fala tanto em Compliance?
Com o crescimento do Estado Regulador e a expansão do Direito Penal Econômico, escuta-se frequentemente o termo “Compliance”. A expressão, que vem do inglês ‘to comply with’ e significa ‘agir de acordo com a regra’, ganha força diante deste novo cenário em que “prevenção” é a palavra de ordem, sobretudo depois da edição da Lei 12.846/13, segundo a qual a pessoa jurídica que praticar atos contra à administração pública pode vir a ser responsabilizada cível e administrativamente. A Lei Anticorrupção, como ficou conhecida, prevê ainda a aplicação de sanções de até 20% do faturamento bruto, além da possibilidade de dissolução compulsória da pessoa jurídica infratora.

Leia mais

Terça, 02 de Abril de 2019 - 16:00

A gourmetização do Curuzu, a prefeitura e o Ilê

por Jorge Augusto

A gourmetização do Curuzu, a prefeitura e o Ilê
É conhecido o governo antipopular de ACM Neto, são muitos os exemplos, mas podem ser sintetizados no corte das linhas de ônibus que ligavam os bairros ditos periféricos e os bairros “nobres”, sobretudo os coletivos que se dirigiam a Barra/Ondina/Rio Vermelho. Mas as diversas ações da prefeitura que demonstram seu caráter elitista são contrabalançadas por uma engenharia midiática e discursiva que performa exatamente aquilo que não tem: uma face popular.

Leia mais

Sexta, 29 de Março de 2019 - 18:35

Prefeito é responsável pela crise no transporte público

por Everaldo Augusto

Prefeito é responsável pela crise no transporte público
Caro, ruim e desconfortável. Estes três adjetivos servem bem para resumir o serviço de transporte público de Salvador. Bastaria apenas acrescentar mais um, inexistente, pelo menos para metade da cidade, já que o atual prefeito extinguiu mais de cem linhas de ônibus nos últimos anos, dados do Sindicato dos Rodoviários da Bahia.

Leia mais

Quarta, 27 de Março de 2019 - 10:10

Carreiras FTC: Quanto valem os seus valores?

por Alessandra Calheira

Carreiras FTC: Quanto valem os seus valores?
Quem trabalha na área de Recursos Humanos já deve ter perdido a conta do número de pessoas entrevistadas que respondem “sou perfeccionista” ao serem questionadas sobre um dos seus defeitos. Sem que nunca tenham pensado profundamente sobre o assunto e sem ter consciência do transtorno que é para uma empresa ter perfeccionistas em seus quadros, escolhem o adjetivo simplesmente porque, no fundo, acreditam estar se valorizando. Grande parte não saberia identificar em que situações seu perfeccionismo se manifesta. Situação semelhante vem acontecendo quando candidatos são questionados sobre os seus valores. Por conta da crise ética que toma conta do país, muitas pessoas afirmam valorizar a ética acima de todas as coisas.

Leia mais

Terça, 26 de Março de 2019 - 10:00

O TRE-BA na era Jatahy

por Luiz Holanda

O TRE-BA na era Jatahy
No próximo dia 28 do corrente mês (28/03/19), o desembargador Jatahy Junior toma posse como o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia para o biênio 2019/2021. Os desafios são muitos, principalmente depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu atribuir a essa justiça especializada a competência para julgar processos relacionados a crimes que tenham conexões com as eleições, a exemplo do crime de caixa 2.

Leia mais

Quinta, 21 de Março de 2019 - 18:50

Mais Armas, Mais Crimes

por André Fraga

Mais Armas, Mais Crimes
Você entra em uma loja de departamentos e, entre camisetas e anzóis de pesca, encontra prateleiras recheadas com pistolas, espingardas e outras armas de fogo. Sem muita burocracia você, ou qualquer outra pessoa, pode comprar, parcelando em até três vezes sem juros e registro grátis de brinde, e andar armado pelas ruas, nos bares, shoppings e parques. Estados Unidos? Não, esse era o Brasil até 2003, onde revistas e jornais estampavam páginas inteiras de promoções para a compra de armas de fogo, invocando e explorando o, já presente, sentimento de insegurança da população.

Leia mais

Histórico de Conteúdo