Terça, 19 de Fevereiro de 2019 - 20:00

70 Anos de Gandhy!

por Gilsoney Oliveira

70 Anos de Gandhy!
A ideia base era inteirar e integrar amigos, companheiros de trabalho e andanças pelas freguesias da cidade. A herança cultural estava presente, bem como a capacidade de criação e aproveitamento de oportunidades. A antiga capital do país completava 400 anos de fundada, e a escravidão havia apenas 61 anos legalmente extinta.

Leia mais

Terça, 12 de Fevereiro de 2019 - 11:50

Carreiras FTC: O crescimento do mercado farmacêutico

por Francisco Pacheco

Carreiras FTC: O crescimento do mercado farmacêutico
É observado em Salvador e em outros municípios do país a expansão da oferta de farmácias de forma acentuada, situação que tem chamado a atenção da população em geral e em especial dos profissionais da área. Afinal de contas, precisamos mesmo de tantas Farmácias? O que representa este crescimento? Somamos a estas reflexões uma indagação importante para a realidade da prática do profissional farmacêutico no ambiente da Farmácia Comunitária (farmácias e drogarias), onde o farmacêutico é o profissional mais acessível à população e o último a entrar em contato com o paciente antes do início do tratamento, por isso, possui grande responsabilidade na orientação quanto à utilização correta dos medicamentos.

Leia mais

Sexta, 08 de Fevereiro de 2019 - 16:00

Programa Escola sem Partido: aparentemente neutro por fora, ideológico por dentro

por Rodrigo Moraes e Julio Cesar de Sá da Rocha

Programa Escola sem Partido: aparentemente neutro por fora, ideológico por dentro
No dia 04 de fevereiro de 2019, a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) apresentou, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 246/2019, que visa instituir o Programa Escola sem Partido. A deputada federal, que exerce o seu primeiro mandato, foi a terceira mais bem votada pelos brasilienses nas eleições de 2018. O presidente da República, Jair Bolsonaro, do mesmo partido da deputada, disse no ano passado que concorda que alunos possam gravar professores em sala de aula e que “só o mau professor se preocupa com isso daí”.

Leia mais

Terça, 05 de Fevereiro de 2019 - 16:00

A democracia e o voto aberto ou secreto na eleição para presidente do Senado

por Nadjara Lima Régis

A democracia e o voto aberto ou secreto na eleição para presidente do Senado
A lei prévia é preceito do Estado de Direito. É prévia para evitar casuísmo, ou seja, que uma regra seja alterada sempre ao tempo em que se destine a atender a um novo interesse determinado pelos fatores reais de poder.

Leia mais

Sexta, 01 de Fevereiro de 2019 - 17:00

Revolução Digital 4.0

por Edson Valadares

Revolução Digital 4.0
A inovação tecnológica é força motriz para o desenvolvimento econômico e social. Sempre foi aspecto essencial da produção, desde o início da substituição da força braçal pela energia mecânica, com a invenção da máquina de tear e da descaroçadora de algodão na 1ª revolução industrial, em 1780, na Inglaterra, bem como na 2ª revolução, em 1913, nos EUA, com a introdução da eletrônica e do motor de explosão e com o surgimento da informática, dos seus microchips e da biotecnologia na 3ª reestruturação produtiva das atividades industriais, em 1975, no Japão.

Leia mais

Terça, 29 de Janeiro de 2019 - 10:00

Carreiras FTC: A carreira de um jovem começa quando termina o Enem

por Alessandra Calheira

Carreiras FTC: A carreira de um jovem começa quando termina o Enem
Até alguns dias atrás, uma parte do país estava envolvida na realização e nos desdobramentos do Enem. Uma avaliação que quase sempre é cercada de muita tensão e expectativa e que também representa uma excelente oportunidade para os jovens se auto avaliarem e começarem a traçar os rumos que desejam para as suas próprias vidas. A escolha da profissão é uma daquelas divisoras de águas. É essa decisão que costuma projetar a trilha que se deve percorrer nos próximos anos. Um caminho que pode levar a terrenos mais atrativos que outros, mais leves que outros, mais valorosos que outros. Talvez por conta da pouca vivência, existam detalhes neste processo que passem despercebidos por algumas pessoas. Alguns temas são bem óbvios e outros nem tanto. A ideia da coluna deste mês é tratar um pouco sobre eles.

Leia mais

Segunda, 28 de Janeiro de 2019 - 12:00

A culpa é do canudo plástico!

por Davidson Botelho

A culpa é do canudo plástico!
Uma certa vez na pacata e isolada cidade de Miracema do Norte, um fazendeiro humilde tinha seu pequeno rebanho como sustento familiar, viu seu gado definhar, definhar, até que resolveu chamar um veterinário da Secretaria de Agricultura do Estado. Quinze dias depois de aberto o chamado, chega na fazendinha Dr. Severino Ribamar do Alusterio, veterinário formado na Universidade do Estado, oriundo das maravilhosas escolas públicas e beneficiário das cotas universitárias. Logo que chegou, olhou o gado de longe, cheirou a bosta no pasto, cutucou a anca da vaca e em seguida pegou a caneta e o papel e deu o diagnóstico: “É carrapato africano, não tem cura, tem que exterminar o rebanho”. Na capital desse mesmo estado, um deputado, muito preocupado com o meio ambiente e com as causas dos animais, cria uma lei que proíbe os estabelecimentos públicos ofertarem canudos plásticos para seus clientes, alegando ser nocivo à natureza e a fauna marinha.

Leia mais

Domingo, 27 de Janeiro de 2019 - 08:32

Experiência baiana em solução de litígios em vasta área rural gravemente conflagrada

por Adailton Maturino dos Santos

Experiência baiana em solução de litígios em vasta área rural gravemente conflagrada
Com um dos maiores índices de litigiosidade judicialmente instaurada entre as nações, o Brasil detém expressivo volume de processos estocado nas diversas instâncias dos organismos jurisdicionais estaduais e federal. Não apenas pelo número de ações, como ainda pelos mecanismos legislativos que municiam as partes litigantes de recursos e desdobramentos que interrompem o deslinde do processo, tirando-o de uma possível sequência lógica a encurtar seu caminho até os provimentos definitivos, empurrando-o por veredas tortuosas e sombrias, dificultando a retomada do desenvolvimento célere.

Leia mais

Sexta, 25 de Janeiro de 2019 - 16:30

Por mais Axé

por Welber Santos

Por mais Axé
Vários são os elementos que identificam as peculiaridades de uma comunidade, um povo, uma nação: vestimentas, língua, culinária, arquitetura... Em se tratando de Bahia, uma de nossas marcas identitárias é o Axé. Entendido não só como um estilo musical, mas como um movimento. Ora a versatilidade e as mensagens que carrega. Ou seja, não estamos falando de banalidade ou algo estritamente comercial. Falamos de vozes que desejam ser ouvidas através da música.

Leia mais

Segunda, 21 de Janeiro de 2019 - 16:00

A desigualdade de gênero no centro da existência humana

por Lia Barroso

A desigualdade de gênero no centro da existência humana
O ano de 2019 começa com índices assustadores de violência contra a mulher em todo o país, no pior dos graus: a morte. Assombroso constatar o aumento do crime de feminicídio e outras formas de violência contra a mulher que avançam a cada dia, tornando mais evidente que essa agressividade estúpida e inaceitável em oposição ao sexo feminino é uma consequência da crueldade, da desigualdade e da dominação de um gênero sobre o outro. Mas, afinal, o que é a desigualdade de gênero? Em síntese apertada, a desigualdade de gênero é entendida como um fenômeno social e cultural, no qual existe uma discriminação entre as pessoas na sociedade em razão do sexo.

Leia mais

Histórico de Conteúdo