Terça, 17 de Outubro de 2017 - 17:00

Suicídio, questão filosófica?

por Francisco Viana

Suicídio, questão filosófica?
Em O mito de sísifo, Camus afirma que o suicídio é a única questão filosófica realmente importante. E que havendo opção pela vida está precisa ser de fato relevante. O filósofo Michel Onfray, que escreveu vasta obra na contra-mão da filosofia tradicional,  por sua vez , define o suicídio como um ato de liberdade, uma reação contra os ditames da natureza, que , com o passar do tempo, torna o corpo frágil, independente da nossa vontade e mesmo da medicina. 

Leia mais

Sexta, 13 de Outubro de 2017 - 16:00

O fim do candidato analógico

por Robson Wagner

O fim do candidato analógico
É evidente que será imprescindível para o êxito dos postulantes a cargos nas eleições majoritárias e proporcionais de 2018 a utilização arrojada das redes digitais. Esta é a denominação que utilizo, pois as redes sociais sempre existiram. Afinal, antes da era digital qualquer encontro de amigos já se configurava como uma rede social. A grande diferença das redes digitais foi a globalização das relações sociais.

Leia mais

Terça, 10 de Outubro de 2017 - 18:00

O capital faz 150 anos

por Francisco Viana

O capital faz 150 anos
Quando o primeiro volume de O capital circulou há 150 anos, o comunismo ainda era uma utopia impossível e houve completo silêncio na Alemanha. Foi tamanho que Marx e Engels apressaram-se em pedir a amigos para que escrevessem falando do livro, mesmo que fosse para criticá-lo. Mas não o deixassem prisioneiro do véu da indiferença com que a crítica o ameaçava nos jornais. 

Leia mais

Sexta, 06 de Outubro de 2017 - 16:00

Um centro sem convenções

por Pablo Barrozo

Um centro sem convenções
É lamentável a indefinição do Estado sobre a questão do Centro de Convenções. Já se passou um ano do desabamento parcial do equipamento, inaugurado em 1979, e, após muitas promessas do governador Rui Costa, não há nenhuma sinalização concreta sobre uma solução definitiva para o problema. No total, desde julho de 2015 a cidade está sem o Centro de Convenções. Enquanto isso, Salvador deixa de tirar proveito do potencial econômico gerado pelo turismo de negócios e de eventos no país. Só para se ter uma ideia, esse mercado cresceu nacionalmente 10,2% no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados do Sebrae.

Leia mais

Terça, 03 de Outubro de 2017 - 16:00

Mais impostos, menos investimentos, mais desemprego

por José Trindade

Mais impostos, menos investimentos, mais desemprego
Em frangalhos, com direito a comércio fechando em áreas nobres como a Barra e o Rio Vermelho, a economia de Salvador terminará de quebrar com os aumentos propostos pela prefeitura de Salvador, e aprovados na última semana pela base governista na Câmara Municipal. Um dos setores mais produtivos da capital, o mercado imobiliário sofrerá um baque ainda maior com o reajuste inflacionário aplicado no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU), que está sub judice no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), pelos aumentos exorbitantes praticados pelo município na última majoração do tributo, em 2014.

Leia mais

Sexta, 29 de Setembro de 2017 - 18:00

A ética do advogado e a sociedade

por Cézar Santos

A ética do advogado e a sociedade
Todo ser humano possui vocação imanente de viver em sociedade. Aristóteles já observara que o homem é um animal político, que nasce com a tendência de viver em sociedade. O jusfilósofo Francisco Uchoa sustenta que cada homem tem necessidade dos demais para sua conservação e aperfeiçoamento (e acrescento orientação), pelo que a sociedade não se forma artificialmente, sendo uma necessidade natural do homem ¹. Ao se contemplar o panorama de um agrupamento social verifica-se a revelação, aos olhos do observador, os homens com suas necessidades, os seus interesses, as suas pretensões e seus conflitos. E, para gravitar em torno das suas necessidades e interesses, “não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração”. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. (Vinícius de Moraes). E é difícil a definição do limite dos interesses, das necessidades do homem frente o respeitar a ética.

Leia mais

Quinta, 28 de Setembro de 2017 - 12:00

Jatahy Fonseca, um visionário

por Francisco Carvalho

Jatahy Fonseca, um visionário
Visionário, o desembargador Edmilson Jatahy Fonseca, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, marcou definitivamente sua carreira de magistrado com a implantação do Palácio da Justiça no Centro Administrativo da Bahia. Ao se completarem 30 dias de seu falecimento, sua memória merece permanecer viva, além de no coração da família, dos auxiliares e dos amigos, no Judiciário baiano.

Leia mais

Terça, 26 de Setembro de 2017 - 18:00

Anísio Teixeira, o homem que pensou a educação do Brasil

por Maria José Rocha Lima

Anísio Teixeira, o homem que pensou a educação do Brasil
A primeira atividade do ciclo de debates sobre o Fundeb, no Senado Federal, realizada no dia 12 de setembro, chama-nos a atenção! Continuam extraordinariamente atuais as ideias de Anísio Teixeira, a exemplo dos fundos de financiamento para a educação, e que mobilizam a comunidade educacional e parlamentares no Congresso Nacional, em meio à maior crise da história política brasileira.  

Leia mais

Sexta, 22 de Setembro de 2017 - 18:32

E o imponderável, qual a presença dele na nossa vida?

por Francisco Viana

E o imponderável, qual a presença dele na nossa vida?
O passado determina o futuro? Qual o sentido da nossa competência, determinação e vontade se o tema é o futuro?  Esqueça as respostas de cunho determinista. Pense, sim, nos fatos aleatórios. Eles são que determinam as grandes mudanças na vida. Por mais atentos e informados que sejamos, nada é previsível. A única certeza é a incerteza. 

Leia mais

Quarta, 20 de Setembro de 2017 - 17:00

A novela do IPTU de Salvador pode estar chegando ao fim

por Roberta de Almeida Maia Broder

A novela do IPTU de Salvador pode estar chegando ao fim
Dando início a mais um Capítulo da novela “IPTU DE SALVADOR”, o Prefeito enviou um projeto de Lei nº 439/2017 para a Câmara de Vereadores objetivando a inclusão em lei da tabela que prevê as alíquotas aplicáveis para fins de apuração do IPTU.

Leia mais

Histórico de Conteúdo