Sexta, 07 de Agosto de 2020 - 16:00

Sub-pandemias: afeto é medicamento em escassez?

por Ícaro Gibran

Sub-pandemias: afeto é medicamento em escassez?
As relações de afeto são ou deveriam ser as primeiras experiências do sentir humano, se considerarmos que ultrapassam as paredes uterinas e alimentam ainda que corda não haja entre o sentir e o nutrir. Começar estas reflexões deste ponto pode soar estranho visto que o afeto é também parte do ser social, qualquer sexo lhe seja atribuído. Explico ainda: como sentir se não em relação a algo ou alguém? Quais parâmetros haveria se a ternura não passasse por interlocução? Não posso e nem sequer devo atribuir o afeto primeiro à maternidade – não sou mãe, não serei e nem, ainda, viverei a experiência da gestação. O afeto de mãe é paradigma de que não trato por força de ordem moral, homem que sou.

Leia mais

Quarta, 05 de Agosto de 2020 - 11:00

Mudanças nas empresas no pós-pandemia

por Helena Rocha

Mudanças nas empresas no pós-pandemia
A pandemia do novo coronavírus afetou de forma avassaladora a economia brasileira. Seis em cada dez empresas do país sentiram esses impactos negativos na segunda quinzena de junho, de acordo com a última Pesquisa “Pulso Empresa: o impacto da Covid-19 nas empresas”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada no final de julho.   

Leia mais

Segunda, 03 de Agosto de 2020 - 23:27

Jorge Portugal, da massa, da Bahia e do Mundo

por André Curvello

Jorge Portugal, da massa, da Bahia e do Mundo
Alguém escreveu que o céu de Santo Amaro da Purificação tinha uma estrela a mais hoje. Recebi tantas mensagens, li tantos textos que peço desculpas pela preguiça de não procurar o autor. Mas, tenho que discordar em parte, pois não foi apenas o céu da terra de Caetano que ganhou mais uma estrela; foi o céu da Bahia e do Brasil. A chegada de Jorge Portugal é certeza de festa entre as estrelas no céu brasileiro. A mim, só resta agradecer a Deus a oportunidade de ter conhecido e convivido com uma bela figura humana: gente na máxima expressão da palavra. São várias recordações recheadas de carinho e admiração que vão desde a um encontro fortuito em pleno centro antigo de Roma a várias reuniões na Secretaria de Comunicação do Estado muitos anos depois. Mas, permita-me, poeta, dizer que o mais fantástico momento foi nos bastidores do ensaio de Maria Bethânia, numa quinta-feira, véspera da inauguração da nova Concha Acústica.

Leia mais

Terça, 28 de Julho de 2020 - 18:00

As mudanças na saúde suplementar no pós-pandemia

por André Machado Junior

As mudanças na saúde suplementar no pós-pandemia
A pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil em março e, com ela, veio à tona uma série de desafios no setor de saúde. Ao longo dos últimos quatro meses, mesmo com todos os esforços nas esferas pública e privada, percebeu-se que o sistema anseia por mudanças. É preciso rever o modo como os pacientes são atendidos e como os prestadores de serviço são pagos, para que mais pessoas tenham acesso à saúde e para que o setor seja sustentável.

Leia mais

Segunda, 27 de Julho de 2020 - 16:00

Governo Bolsonaro desgasta a imagem do Brasil

por Irlã Andrade Gomes

Governo Bolsonaro desgasta a imagem do Brasil
Com pouco mais de um ano e seis meses, o governo Bolsonaro acumula uma sucessão de problemas. Eleito com a promessa de, dentre outras, combater a imoralidade e resgatar a boa imagem do Brasil, as posturas do mandatário e os fatos ligados à sua gestão estão em rotas de colisão com o que foi prometido em campanha e ainda põem a democracia em risco.

Leia mais

Sábado, 25 de Julho de 2020 - 15:59

O Brasil não é para principiantes

por Gabriel Menezes

O Brasil não é para principiantes
O Brasil não é para principiantes Lembrei dessa frase de Tom Jobim ontem, enquanto ouvia o comentário do jornalista Luiz Megale, na BandNews FM. Nesse, falando a respeito do caso envolvendo a estupidez do Desembargador Eduardo Siqueira, ele afirmou que, durante a tempestade, nós conhecemos o bom marinheiro, mas também conhecemos o mau. Não poderia estar mais correto. Vemos isso atualmente, em que enquanto uns ficam em casa para não colaborar com o colapso do sistema de saúde, se oferecem para realizar atividades para os vizinhos mais velhos ou ajudam quem está passando por dificuldades financeiras, outros optam pela irresponsabilidade, egoísmo e soberba. Brasil. Infelizmente, nos últimos dias, o segundo comportamento tem se destacado. Acredito que você, leitor, já deve ter visto algum vídeo com as seguintes pérolas: “Você quer que eu jogue na sua cara?”, “Cidadão, não. Engenheiro civil. Formado. Melhor do que você!”, “Aqui é Alphaville, mano!”, entre outras delicadezas. É a representação da vitória da arrogância sobre a humildade; da grosseria sobre a cortesia; da bestialidade sobre a civilização

Leia mais

Sexta, 24 de Julho de 2020 - 16:00

Um corpo que cai

por Olívia Santana

Um corpo que cai
O caso de violência doméstica que culminou com a “queda” da médica Sáttia Lorena Patrocínio, de 27 anos, da janela de um apartamento no condomínio Serra Mar, no bairro de Armação, em Salvador, na madrugada da última segunda-feira (20), lança luzes ao cenário dramático que muitas mulheres vivem, com acentuada vulnerabilidade frente aos seus agressores, nestes tempos sombrios de pandemia, e da cultura do ódio que vem alimentando o patriarcado e o sexismo.

Leia mais

Quinta, 23 de Julho de 2020 - 15:00

Reforma tributária do governo federal aumenta carga fiscal dos prestadores de serviços

por Isabela Bandeira / Trícia Barradas

Reforma tributária do governo federal aumenta carga fiscal dos prestadores de serviços
Não é novidade que a simplificação tributária é um anseio de toda a sociedade brasileira, mostrando-se especialmente relevante para a classe empresária, a todo momento desafiada a manter suas atividades no cenário fiscal extremamente oneroso e complexo que hoje vivenciamos. Apesar disto, as providências adotadas pelo Poder Público com vistas a tanto sempre se mostraram tímidas e bastante setoriais, verificando-se, de modo geral, a crescente burocratização das atividades de apuração e declaração de impostos e contribuições, que elevam sobremaneira o custo administrativo das empresas, em paralelo a efetivos aumentos de carga tributária.

Leia mais

Quarta, 22 de Julho de 2020 - 17:00

Aprendizados e reflexões pós pandemia!

por Jayme Neto

Aprendizados e reflexões pós pandemia!
Estamos vivendo a história. Algo que nunca foi visto. Está acontecendo diante dos nossos olhos. Mas, quais cicatrizes ficarão? Pergunto isso pois, a cada dia, marcas são deixadas em nossa vida, em nossa personalidade, em nosso corpo e, por último, em nossa alma. Costumo falar que a pandemia está nos ensinando, da pior forma possível, a nos tornar mais humanos, solidários e unidos. É muito duro ter que aprender noções básicas de solidariedade quando batemos a marca de 75.000 mortos por covid-19. Ou pior, ver e presenciar que, nem assim, outros conseguem exercer tal solidariedade.

Leia mais

Segunda, 20 de Julho de 2020 - 19:55

Empresas baianas precisarão de apoio fiscal para a retomada sustentável

por Carlos Sergio Falcão

Empresas baianas precisarão de apoio fiscal para a retomada sustentável
Nesses próximos dias muitas empresas estarão retomando as suas atividades, com responsabilidade e cuidados extras. Para milhares de empresários baianos foram quatro meses fechados, ou quase, com perdas consideráveis de receitas e sucessivas dificuldades de caixa. Os bancos, que poderiam ter sido uma tabua de salvação, com raras exceções, se limitaram a fazer mais do mesmo, e as dificuldades para obtenção de crédito continuam sendo uma constante.

Leia mais

Histórico de Conteúdo