Terça, 16 de Outubro de 2018 - 10:00

Carreiras FTC: O Direito e a nova realidade social

por Sued Alves de Oliveira Junior

Carreiras FTC: O Direito e a nova realidade social
As transformações produzidas pelos avanços tecnológicos, movimentos migratórios, organização de países em blocos comunitários e o crescimento da consciência ambiental derrubaram velhos paradigmas e ergueram uma nova ordem social, palco de intrincados conflitos. O cenário exige dos profissionais do Direito sólidos conhecimentos técnico-jurídicos, visão holística dos fenômenos sociais, diálogo como outras ciências e capacidade de solucionar problemas com menor impacto econômico-social-político-ambiental.

Leia mais

Sexta, 12 de Outubro de 2018 - 16:00

O crânio de Luzia e a mente de nossas elites

por Mario Lima

O crânio de Luzia e a mente de nossas elites
Agosto é dito e havido como o mês das grandes catástrofes. Porém, no ano da graça(?) de 2018, foi o recém chegado setembro que nos trouxe uma tragédia de proporções inimagináveis: o incêndio do Museu Nacional. Diferente do Camarada Paulinho da Viola, que não puxou a sua, certo de que ninguém compreenderia um samba naquela hora, eu, que trago na boca aquelas mesmas palavras, não vou me calar sobre aquele corpo para não consentir na sua e em outras mortes (Fernando Brant), pois não quero no peito aquele remorso: o da omissão. Assim, prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar, que posso (e não vou) agradar (Vandré).

Leia mais

Terça, 09 de Outubro de 2018 - 11:30

É inadmissível a agressão dirigida aos Nordestinos

por Raymundo Paraná

É inadmissível a agressão dirigida aos Nordestinos
Logo após o primeiro turno das eleições, tenho recebido de colegas mensagens horríveis sobre os Nordestinos. Algumas mensagens têm conteúdo jocoso, outras se enquadram facilmente em crime de injuria racial e outros tantos desqualificam sutilmente quem nasceu nesta região do país, principalmente na Bahia.

Leia mais

Sábado, 06 de Outubro de 2018 - 10:10

Eu fico com o Brasil

por José Carlos Aleluia

Eu fico com o Brasil
"A dificuldade é uma desculpa que a história nunca aceita". Repito a frase do jornalista americano Edward R. Murrow como premissa para refletir sobre o cenário eleitoral e o caminho a seguir em favor do Brasil, do nosso futuro e contra o populismo mais rasteiro que a nossa democracia há de enfrentar.

Leia mais

Sexta, 05 de Outubro de 2018 - 16:30

Criminalidade cibernética e a boca de urna virtual

por Adriano Figueiredo de Souza Gomes e Eduardo Vaz Porto

Criminalidade cibernética e a boca de urna virtual
Em tempos de software, hardware, malware, spyware, vírus, Cavalo de Tróia, bitcoin, blockchain, startup, internet banking, e-commerce, dentre tantos outros novos termos e expressões, que passaram a integrar o cotidiano de indivíduos que não mais se compreendem sem a utilização de máquinas e aparelhos em conexão com a rede mundial de computadores (internet), a criminalidade cibernética constitui tema de inquestionável relevância.

Leia mais

Quarta, 03 de Outubro de 2018 - 17:00

São vários #EleNão para construirmos juntas pela democracia!

por Marta Rodrigues

São vários #EleNão para construirmos juntas pela democracia!
Estamos, todos e todas, na mira das armas legalizadas dos fascistas: pobres, negros, mulheres, LGBTQs e toda a diversidade, liberdade de expressão e justiça social que temos conquistado a duras penas. Aqueles que estão à ‘margem da sociedade’, odiados e censurados em nome dos ‘bons costumes’ e ‘da moral’, serão os primeiros alvos do fascismo brasileiro: o casal de lésbicas que os vizinhos do andar de baixo não gostam de ver no elevador de mãos dadas, o negro sentado na cadeira de Direito da universidade, o gay afeminado e bem resolvido que ‘afronta’ a ‘família composta por Deus’, as mães e avós que cuidam dos filhos sozinhas.  

Leia mais

Terça, 02 de Outubro de 2018 - 10:00

Carreiras FTC: Diversidade, você e o mercado de trabalho

por Alessandra Calheira

Carreiras FTC: Diversidade, você e o mercado de trabalho
Em um contexto altamente competitivo, de transformações profundas e fulminantes e de facilidade no acesso às tecnologias e matérias-primas, a necessidade de inovar vem se mostrando crucial para a maior parte das empresas. Embora as organizações estejam aprimorando seus métodos e perseguindo produtos e serviços inovadores, sabe-se que a disrupção não é tão simples e nem chega para todos. Um componente que estava sendo ignorado há anos pelo mercado, vem ganhando enorme valor e sendo tratado como um fator chave no processo da inovação: a diversidade. Para além da relevante discussão sobre inclusão de minorias, todos podem se beneficiar com a valorização da diversidade no ambiente de trabalho.

Leia mais

Sexta, 28 de Setembro de 2018 - 17:30

A Última Fronteira

por Zilan Costa e Silva

A Última Fronteira
É um lugar de extremos. De natureza no seu extremo. É lindo. É perigoso. E por tudo isto e muito mais, é um lugar irresistível. É um continente. Ainda podemos dizer que é um continente pouco conhecido; é vasto e vazio.  É solitário. O lugar mais frio do mundo, onde zero grau pode ser considerado uma agradável temperatura amena de verão; é o mais seco de todos os cantos da terra; lá o vento é constante. Lá a vida é uma diária batalha pela sobrevivência, onde seres se fortalecem a cada geração e essas lições são vitais para nós, seres humanos. Ao mesmo tempo esses seres são frágeis e podem ser enormemente afetados pelas mudanças climáticas.

Leia mais

Terça, 25 de Setembro de 2018 - 15:00

A Praça da Matriz

por Luiz Tadeu Leite Vieira

A Praça da Matriz
Segundo definição da nossa língua portuguesa, a palavra praça vem do latim platea, que significa espaço público urbano, lugar público e amplo geralmente rodeado de edifícios e onde desembocam várias ruas. Em geral, este tipo de espaço está relacionado à ideia de haver prioridade ao pedestre e não acessibilidade de veículos.

Leia mais

Terça, 18 de Setembro de 2018 - 10:00

Carreiras FTC: Caminhos para o profissional de Medicina

por André Nazar

Carreiras FTC: Caminhos para o profissional de Medicina
Quais são os caminhos mais habituais que os médicos percorrem logo após a graduação? Primeiramente, é preciso dizer que a quantidade de vagas disponíveis nas residências médicas hoje é escassa. Abrange apenas cerca de metade dos egressos dos cursos de Medicina das universidades do Brasil. Isso faz com que os concursos de ingresso nesses cursos sejam muito difíceis. Do ponto de vista técnico, é uma prova exaustiva e os candidatos estão cada dia mais bem preparados, o que aumenta a concorrência. Existem especialidades, como Dermatologia e Radiologia, nas quais 60 candidatos disputam uma vaga. Assim, diversos estudantes não conseguem ingressar nas residências médicas, o que gera angústia e insegurança. Entretanto, existem outros caminhos para os novos médicos.

Leia mais

Histórico de Conteúdo