Sábado, 06 de Junho de 2020 - 09:00

Eleições 2020: Em terra com pandemia, digital é rei

por Lucas Moura

Eleições 2020: Em terra com pandemia, digital é rei
Junho começou e com ele a corrida eleitoral. Dessa vez com um ritmo mais lento para alguns, devido à pandemia por Covid-19 que alastrou o Brasil. Quem imaginaria um cenário caótico como os atuais? Digno de uma produção Hollywoodiana de ficção cientifica, em um mundo no qual as pessoas se tornariam intocáveis, como um mal que ninguém vê semelhante ao do filme Bird Box.

Leia mais

Sexta, 05 de Junho de 2020 - 17:00

Finanças da Bahia em tempo de pandemia

por Cláudio Meirelles

Finanças da Bahia em tempo de pandemia
O Brasil é hoje o novo epicentro da pandemia de coronavírus no mundo. Já se registram mais de 600 mil casos e 34 mil mortes. A previsão de especialistas é que esse número, infelizmente, ainda cresça e chegue ao final de junho com as cores de uma tragédia humanitária. Isso aconteceu, sobretudo, porque temos um governo federal incapaz de conduzir, de forma responsável, as necessárias medidas de enfrentamento da disseminação da covid-19, tornado o Brasil uma referência negativa no mundo, apesar de todos os esforços realizados pala maioria dos governos estaduais. 

Leia mais

Sexta, 05 de Junho de 2020 - 10:30

Covid-19 e seu impacto nas comunidades negras nos Estados Unidos e no Brasil

por Elizabeth Hordge-Freeman e Michel Chagas

Covid-19 e seu impacto nas comunidades negras nos Estados Unidos e no Brasil
A COVID-19 tem exercido um impacto devastador, e as comunidades negras em todo o mundo têm sido as mais afetadas pela pandemia. Mesmo que a extensão total do seu impacto ainda esteja para ser determinada, essas comunidades estão desproporcionalmente propensas a contraírem e perecerem em função da COVID-19, comparando-se com o restante da população. Tecemos considerações a respeito do impacto da pandemia de COVID-19 no Brasil e nos Estados Unidos como ponto de partida para futuros estudos sobre populações negras em todo o mundo. 

Leia mais

Quinta, 04 de Junho de 2020 - 07:00

Economia em estado agonizante é agravada pelo Coronavírus

por Davidson Magalhães

Economia em estado agonizante é agravada pelo Coronavírus
A pandemia do coronavírus, além de uma mortandade jamais vista, provocou uma parada brusca e simultânea na economia mundial, o que resultou em um choque na oferta e procura de bens e serviços, interrompendo importantes fluxos nas cadeias produtivas e entre as nações. Um estrago letal na atividade econômica, queda nos PIBs e desemprego em massa.

Leia mais

Terça, 02 de Junho de 2020 - 16:00

Covid-19: Podemos parar de pagar as contas de luz, só um pouco?

por Ribamar K. Silva

Covid-19: Podemos parar de pagar as contas de luz, só um pouco?
Devido aos efeitos da pandemia, a ANEEL proibiu o corte de energia por inadimplência em unidades consumidoras residenciais urbanas e rurais, incluindo baixa renda, além de serviços e atividades consideradas essenciais. Apesar de não impedir medidas de cobranças de débitos vencidos, previstas na legislação, a exemplo da negativação do inadimplentes em cadastros de crédito, a medida pode ser encarada como uma moratória temporária da conta de luz.

Leia mais

Segunda, 01 de Junho de 2020 - 10:00

O Art. 142 no pau-de-arara hermenêutico

por Edgard da Costa Freitas Neto

O Art. 142 no pau-de-arara hermenêutico
Todo estudante de direito aprende que a hermenêutica não se faz aos pedaços. O intérprete do direito não é uma espécie de “Jack, o Estripador” do texto normativo, livre para retirar do texto apenas o que bem lhe interessar para satisfazer suas conclusões pré-estabelecidas.

Leia mais

Sexta, 29 de Maio de 2020 - 19:00

Comitê Científico do Nordeste contra a Covid-19 face a fragilização da ciência no Brasil

por Simone Affonso da Silva / Rinaldo Rossi

Comitê Científico do Nordeste contra a Covid-19 face a fragilização da ciência no Brasil
Anunciado oficialmente em 30 de março de 2020, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste (CCCN) foi apresentado como um mecanismo de aproximação entre as decisões tomadas pelos 9 governadores da região e os diagnósticos científicos no contexto da Covid-19. Trata-se de uma equipe de cientistas indicados por cada um dos Estados e coordenados por Sérgio Rezende e Miguel Nicolelis.

Leia mais

Quarta, 27 de Maio de 2020 - 14:00

Fake news e seus potenciais reflexos no Direito Penal

por Vivaldo Amaral / Felipe Augusto de Oliveira Borges

Fake news e seus potenciais reflexos no Direito Penal
Atualmente, com o constante avanço das tecnologias e consequente aumento da velocidade e facilidade de transmissão de mensagens, a propagação de notícias falsas (ou, como se encontra mais popularmente definido pelo anglicismo, fake news) vem adquirindo extrema relevância em nossa sociedade.

Leia mais

Terça, 26 de Maio de 2020 - 16:47

Carreiras UniFTC: Lar Doce Escritório

por Alessandra Calheira

Carreiras UniFTC: Lar Doce Escritório
Uma pergunta já virou clichê entre os moderadores de lives e entrevistas publicadas redes sociais afora nesta pandemia: como será o mundo pós Covid-19? Dependendo do participante, a resposta pode ser otimista, tratar de questões nacionalistas, consumo consciente, propósito espiritual ou sustentabilidade! Um tópico, entretanto, é praticamente unanime: a maior parte dos especialistas acredita que o Home Office ou Teletrabalho veio para ficar. Não é difícil entender o porquê. 

Leia mais

Sábado, 23 de Maio de 2020 - 18:20

Sairemos da caverna?

por Jamil Cabús Neto

Sairemos da caverna?
Por motivos alheios a nossa vontade, de repente, percebemos-nos presos, sem a mobilidade própria e natural do ser humano, base de uma das principais garantias fundamentais, o direito de ir e vir. Imóveis, e praticamente acorrentados, nosso campo de visão se tornou restrito e absolutamente distorcido. Inseridos em nossas cavernas, revestidas por álcool em gel desde a porta de entrada até o chuveiro, a percepção da realidade passou a depender, exclusivamente, daquilo que nos é apresentado pelas autoridades constituídas e contado pela TV, em telejornais repletos de sangue, por jornais virtuais sensacionalistas, e, mais do que tudo, por meio das redes sociais. Há quem sustente, e divulgue com desenvoltura, possuir título de pós-doutorado em COVID19 obtido através de EAD por meio de vídeos de whatsapp após cinco anos de pesquisa, embora o próprio vírus, pelo que se sabe, tenha menos de um ano de existência

Leia mais

Histórico de Conteúdo