Quinta, 14 de Dezembro de 2017 - 16:00

O simplismo do argumento pró-porte de armas

por Heleno Rocha Nazário

O simplismo do argumento pró-porte de armas
Os dias de crise são mais favoráveis às soluções simplistas que aos raciocínios focados nas raízes dos problemas. As propostas de liberação de porte de armas de fogo para civis, de modo que possam perambular com revólveres e pistolas, pertencem ao primeiro tipo. Integram uma lógica que, se não se soubesse financiada por interesses empresariais, pareceria típica de um Paul Kersey, a catártica personagem vivida por Charles Bronson na série de filmes Desejo de Matar.

Leia mais

Terça, 12 de Dezembro de 2017 - 16:00

Quem será o futuro presidente do Brasil?

por Francisco Viana

Quem será o futuro presidente do Brasil?
Lula, Bolsonaro, Marina Silva, Alckmin...? As pesquisas apontam para Lula, mas Bolsonaro tem angariado votos pousando de liberal. E , depois, Lula pode ser impedido de se candidatar, se for condenado em processos na justiça, envolvendo a Lava Jato. Como se pode notar, os impasses são muitos, a visibilidade (quase) nenhuma.

Leia mais

Sexta, 08 de Dezembro de 2017 - 16:00

Direitos Humanos: a constante luta por uma pauta fundamental

por Eduardo Rodrigues

Direitos Humanos: a constante luta por uma pauta fundamental
A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa neste dia 10 de dezembro 69 anos de sua aprovação e proclamação pela Assembléia Geral das Nações Unidas. No documento, que se transformou em referência base para a defesa da igualdade e da dignidade das pessoas, está claramente afirmado que os Direitos Humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidadã e cada cidadão, independente de qualquer característica individual entre as múltiplas que formam a diversidade humana.

Leia mais

Segunda, 04 de Dezembro de 2017 - 09:00

Políticos com amor no coração

por Alex da Piatã

Políticos com amor no coração
Eu sou economista de formação. Nesta área com certeza se encontram pessoas de bem e do mal também. Até professores nós temos aqueles inesquecíveis e também os que a gente não quer nem lembrar. Inclusive nas áreas religiosas e de saúde se encontram pessoas em situações distintas de bondade e retidão. Os políticos são assim, desta mesma forma.

Leia mais

Terça, 28 de Novembro de 2017 - 16:00

A estratégia do mal

por Francisco Viana

A estratégia do mal
Quem quiser entender melhor o significado e o alcance da expressão pós- verdade, não deve deixar de ver o documentário Get me Roger Stone. Ele contribui para eleger três presidentes conservadores(Nixon, do caso Watergate, Regan e,agora, Trump). Sempre com o mesmo bordão : fazer a América grande novamente . Ele é um dos inventores das campanhas políticas modernas, cujo objetivo é vencer a qualquer preço. E do moderno Lobby de interesse. Roger é uma espécie de lenda obscura americana. 

Leia mais

Sábado, 25 de Novembro de 2017 - 16:00

O mar não está para amadores

por Róbson Wagner

O mar não está para amadores
Assim como na vida, numa campanha política quem planeja tem futuro e quem não o faz está sempre à mercê da sorte. Sendo assim, é impressionante como a maioria dos políticos, eleição após eleição, continuam com comportamento de amadores. E não percebem que a atividade política exige cada dia mais profissionalismo.

Leia mais

Terça, 21 de Novembro de 2017 - 16:00

A arte da antecipação

por Francisco Viana

A arte da antecipação
É elementar no relacionamento com a mídia: antes de falar é preciso pensar. Não foi o que fez a ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois. Apresentou pedido ao governo para acumular salário de 61 mil reais mensais e foi obrigada a recuar por pressão da sociedade. E o que é pior: recuou com indisfarçável arrogância,  querendo justificar sua atitude, segundo áudio divulgado no Jornal da Globo. Isto afetará, em muito a sua reputação. É fora de dúvida. 

Leia mais

Sexta, 17 de Novembro de 2017 - 16:00

O mundo virtual é tão perigoso quanto o real

por Francisco Camargo

O mundo virtual é tão perigoso quanto o real
Brasileiro adora novidade, estamos entre os países que adotam mais rapidamente novas tendências, principalmente tecnológicas. Se por algum tempo houve temor e resistência em aderir a novos dispositivos ou aplicativos, a realidade hoje é muito diferente - estamos abertos a mudar nossos hábitos com a utilização de tecnologias inovadoras, principalmente na Internet.

Leia mais

Quinta, 16 de Novembro de 2017 - 15:00

Honorários Dignos para Advocacia Dativa

por Fabrício de Castro Oliveira e Ubirajara Gondim de Brito Ávila

Honorários Dignos para Advocacia Dativa
A Constituição Federal estabelece no seu art. 5º, inciso LXXIV que “o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos”. Nessa exata linha, a mesma Carta Maior assegura autonomia para a Defensoria Pública, como instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados (art.134). É enorme, no entanto, a diferença entre as disposições constitucionais e sua efetividade. Algumas vezes, como ocorre em relação ao acesso à justiça, a Carta Magna mais parece uma declaração de propósitos, uma manifestação de boas intenções, tamanha é a discrepância entre o texto e a realidade vivida pelas pessoas, especialmente aquelas mais simples.

Leia mais

Sexta, 10 de Novembro de 2017 - 16:00

A desigualdade no Brasil e a utopia da transformação

por Celso Luiz Tracco

A desigualdade no Brasil e a utopia da transformação
A sociedade brasileira vem enfrentando enormes dificuldades nos últimos anos. Corrupção endêmica, violência urbana, altas taxas de desemprego, uma grave crise ética, falta de confiança em sua classe política são sinais claros da falta de esperança em um futuro promissor. Como resultado imediato, aumenta o número de jovens e mesmo de famílias constituídas que decidem construir suas vidas no exterior, refazendo o caminho inverso de seus antepassados, 100 anos atrás.

Leia mais

Histórico de Conteúdo