Quinta, 12 de Setembro de 2019 - 16:00

Por que não privatizar?

por Davidson Botelho

Por que não privatizar?
Foto: Acervo pessoal

Entendo que o governo precisa focar seus esforços em educação, saúde e segurança, prioritariamente. Existem atividades que não fazem parte da dinâmica de uma máquina tão pesada como a pública. Supermercados, atividades comerciais, Correios, etc. devem ser privatizados, pois o governo não tem competência para tal atividade e inevitavelmente essas empresas viram cabides de empregos, sangram os cofres públicos e prestam um péssimo serviço.

 

Se nossa telefonia continuasse estatal estaríamos com o nível que temos hoje? E os aeroportos seriam os mesmos da Infraero? E nossas rodovias? Teríamos distribuição de energia elétrica em quase 100% dos municípios?

 

Pois bem, quem é contra as privatizações certamente é agarrado a certos conceitos ou interesses que não cabem mais. Privatizar é liberar o governo não só pra arrecadar. É muito mais. É desobstruir a pauta do crescimento, é fazer uma tremenda dieta em suas contas e arrancar para resultados satisfatórios, eficiência.

 

Os Correios é um exemplo. A empresa está sucateada, ineficiente e com péssima prestação de serviços. A privatização trará a reboque a quebra do monopólio e abrirá o mercado para mais concorrência, eficiência e melhores preços. Ou privatiza ou quebra. E aí será pior, pois hoje ainda temos ativos e interessados, se não privatizar restará apenas a massa de pensionistas para a viúva sustentar. Os Correios não tem como competir com gigantes como UPS, Fedex, TAM Cargo, Azul Express.

 

Outro exemplo é a Casa da Moeda. O dinheiro está virando virtual e essa empresa passará a servir apenas como uma gráfica para emitir passaportes. Privatiza agora enquanto tem valor ou espera mais um pouco pra vender quando seu valor também for virtual?

 

Os governos em todas as esferas precisam entender suas reais responsabilidades e se livrarem não só de empresas que não são atividades principais, focar nas atividades fins e se livrar de conceitos que não cabem mais nos dias atuais.

 

PRIVATIZA SIM!!!

 

*Davidson Botelho é empresário

 

*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias

Histórico de Conteúdo