Terça, 10 de Setembro de 2019 - 10:00

Carreiras FTC: O Ensino Médico do Futuro: precisamos formar profissionais humanos

por Ronaldo Carneiro

Carreiras FTC: O Ensino Médico do Futuro: precisamos formar profissionais humanos
Foto: Divulgação

O aspecto humanístico é fundamental na formação médica e precisa estar presente desde o início da graduação. Nós, enquanto médicos e educadores, precisamos preparar os nossos alunos para todos os desafios que a profissão médica traz, e isso inclui o acolhimento ao paciente e a compreensão de todas as questões que envolvem a vida do indivíduo.


Na Rede FTC, onde também atuo como docente, o eixo humanístico perpassa todo o curso e está presente na grade curricular desde o primeiro até o último semestre, em diferentes disciplinas. O nosso objetivo é estimular o pensamento crítico e sensibilizar os futuros médicos para a humanização do atendimento e da atuação médica.


O contato com pacientes expõe o aluno a situações reais e simuladas onde ele consegue ver o paciente como um todo e compreender suas questões individuais, sociais, políticas e éticas, sempre acompanhado por profissionais médicos. Tais ações ajudam o estudante a desenvolver habilidades, valores e posturas que são indispensáveis aos médicos e a todos os profissionais da Saúde.


Aliás, é importante lembrar que a Medicina não funciona sem o apoio das outras áreas da Saúde, como a Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e tantas outras. A multidisciplinaridade é uma realidade, tanto para os médicos como para os demais profissionais da área, que precisam se preparar para o trabalho em equipe, que enxergam a saúde sob a premissa da integralidade e do cuidado ao outro.


Em função disso, valorizamos muito o eixo humanístico no Curso de Medicina da FTC. Nossa intenção é formar médicos cada vez mais humanos e, assim, contribuir para a evolução da Saúde no nosso país. Para o primeiro semestre de 2020, são oferecidas 150 oportunidades de ingressar na instituição e aprender o exercício da Medicina com excelência e empatia. Quem quiser participar do processo seletivo deve se inscrever no site www.ftc.br/cursos/medicina até o dia 12 de setembro.

 

*Ronaldo Carneiro é coordenador acadêmico do Curso de Medicina da Rede FTC

 

*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias

Histórico de Conteúdo