Terça, 27 de Agosto de 2019 - 10:00

Carreiras FTC: Mercado 4.0, Diversidade e Futuro das Profissões

por Alessandra Calheira

Carreiras FTC: Mercado 4.0, Diversidade e Futuro das Profissões
Foto: Divulgação
O tema que vem mobilizando mercados é o mesmo que tem gerado expectativa e apreensão em profissionais no mundo inteiro: as transformações impulsionadas pela 4ª Revolução Industrial. Todos estão interessados em saber para onde caminha a humanidade e, principalmente, se neste lugar haverá espaço para si.

Para muitos, a ideia de viver em um mundo onde os carros andam sem motoristas, robôs aprendem mais rápido que pessoas e alimentos são produzidos em laboratório é tão ficcional quanto eram as videoconferências há poucos anos. A verdade é que a grande maioria da população não se deu conta de que tudo isso já existe e está prestes a invadir nossas vidas e mudar definitivamente a forma como vivemos neste mundo. O desconhecido gera apreensão, é natural. Mesmo assim, não se pode permitir que o medo cresça a ponto de se fechar os olhos para não enxergar o que está a meio palmo de distância. Ser humano é o nosso maior diferencial competitivo.  E a forma mais sustentável, positiva e generosa de viver esta época é fortalecer exatamente a nossa humanidade. Ser humano é tudo o que somos e tudo que a tecnologia não pode ser.

Não foi por acaso que o tema escolhido para a 1ª Edição do Mercado 4.0 é Diversidade e Futuro das Profissões. A integração do que há de mais nobre no ser humano e do que existe de mais avançado na tecnologia. A proposta do evento, criado pelo Centro de Carreiras da Rede FTC, é oportunizar que os participantes vivenciem tecnologias exponenciais; reflitam e debatam com Ricardo Sales, um dos maiores especialistas em Diversidade do Brasil e com Lígia Zotini, pensadora de Futuros Possíveis; possam também atuar cuidado da sua inserção no mercado por meio de oficinas e cadastros em empresas.
Por se tratar de um tema tão inquietante e relevante, aproveito o espaço desta coluna para convidar você a debater, esclarecer e desmistificar a relação entre tecnologias disruptivas, mercado profissional e relações humanas. O evento acontecerá na próxima terça-feira, dia 03 de setembro, no Shopping Paralela. Conheça em detalhes a programação no http://mercado4.ftc.edu.br e inscreva-se. Será uma enorme satisfação recebê-lo pessoalmente.
 
* Alessandra Calheira é Líder do Setor de Carreiras da Rede FTC
 
* Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias

Histórico de Conteúdo