Terça, 16 de Julho de 2019 - 10:00

Carreiras FTC: Reputação, um valor que pode te levar mais longe

por Alessandra Calheira

Carreiras FTC: Reputação, um valor que pode te levar mais longe
Foto: Divulgação
O Uber e o Airbnb são tecnologias disruptivas e, como tal, foram responsáveis por remodelar o mercado e redefinir padrões de consumo e comportamento. Uma das questões que torna relativamente segura a contratação de serviço entre desconhecidos é a possibilidade de fornecedores e consumidores avaliarem mutuamente a relação comercial estabelecida neste contrato. O conjunto de estrelas recebidas forma uma média que corresponde à reputação construída naquele grupo social. Alguma vez você já pensou que pode estar sendo avaliado por suas entregas e postura profissional tanto quanto um motorista do Uber? É bem verdade que talvez essa avaliação ainda não aconteça de forma sistemática e pública. Mas, de maneira casual, certamente sim. O que é possível, então, ser feito visando construir uma boa reputação profissional?

A reputação é formada por um conjunto de variáveis que estão relacionadas à competência, à eficiente execução de trabalhos, ao comportamento no trabalho e à qualidade da entrega. Ter uma boa reputação amplia o grau de confiabilidade das pessoas e a confiança é base fundamental das relações. Se confiamos, também reconhecemos, compartilhamos, colaboramos e podemos ser influenciados ou, em um movimento contrário, influenciar. Atualmente, muitas são as ferramentas disponíveis para trabalhar a reputação. As redes sociais talvez sejam as melhores e mais acessíveis. E, entre elas, o Linkedin se destaca. Não apenas por estar focado em negócios e relações profissionais, mas também por estar estruturado de forma que permita a emergência de seu conjunto qualitativo.

Antes de começar, é necessário ter muito claro seu foco profissional e os diferenciais competitivos. O seu posicionamento precisa estar estampado no título profissional, no resumo e nos posts e artigos que escreve. Isso permitirá que suas competências técnicas sejam avaliadas. Imagens reveladas por meio de fotografias e vídeos reforçam a sua postura e imagem pessoal, bem como a forma como interage em grupos e em comentários com colegas. O cuidado que tem como a linguagem também diz muito sobre você. Não tenha vergonha de solicitar recomendações a quem já foi testemunha de bons projetos e trabalhos. Depoimentos autênticos reforçaram a qualidade das entregas e comprometimento. Por fim, construa uma forte rede de valor que possibilite conexões interessantes em sua área. Doar um pouco do seu tempo, por exemplo, para mentorar pessoas que precisam de apoio quase sempre é uma ótima oportunidade.

Esse conjunto de ações pode depor contra você, caso o demonstrado nas redes seja falso ou apresente conflito no que está exposto em outras redes sociais. Por isso, trabalhe para deixar a sua imagem integralmente alinhada, respeitando a linguagem natural de cada ambiente. Ainda que seus pares não possam conferir estrelas ao profissional que você é, fazer bem o que é certo trará mais brilho a sua carreira.
 
* Alessandra Calheira é Líder do Setor de Carreiras da Rede FTC
 
* Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias

Histórico de Conteúdo