Curtas do Poder

* Agora sim a economia da região de Itabuna e Ilhéus pode voltar a crescer. Quem sabe não é o surgimento de um novo cartel.


* Queria muito saber o que levou Pedro Dantas, indicado de Bitelo na Codeba, a renunciar ao cargo. Coisa boa não deve ser. Soube que o causídico “Largatixa”, primo dos gordos, andou com traquinagem por aquelas bandas.


* Ninguém acredita em pesquisa, principalmente Correria. Mas não se fala em outra coisa a não ser o crescimento do mesmo na pesquisa do Instituto Paraná a ser divulgada pela Record hoje, no jornal das 19h. A pressão é tão grande pelo resultado que seu Fabinho desligou o celular e refugiou-se em São Paulo.

 

* Ao saber da intenção do Soberano de elevar o preço das passagens dos ônibus urbanos, o Galego deu o veredito e tascou o lema para a gestão municipal: “Prefeitura rica, cidade pobre”. O Galego fica na moita, mas quando “acorda” não perde a viagem. 

 

* Por falar em Galego, quero muito ver a agenda de reuniões dele: quantas foram políticas e quantas foram para captação de empresas e indústrias. Depois de James, a coisa desandou. Passou de um Batedor de Carimbo a um Vagareza.

 

* Mandacaru não abre mão de estar na chapa do Soberano em 2018. O problema é que este já informou que só se lança candidato se puder escolher livremente seus companheiros de chapa. Os soberanistas acham que Mandaracu não soma, principalmente em votos. De bom só o tempo de TV dos tucanos e mais nada.

 

* Já Ronaldo dos “Ônibus” $oma muito mai$. Tem grupo e, agressivo politicamente, acrescentaria votos no sul do estado, e muito e muito mai$. Mandacaru é candidato dele mesmo e de mais ninguém.

 

* O sonho dos soberanistas é ter a turma do PR e PP. Mariozinho e Bonitinho não veem a hora de se entregarem no colo do Soberano. Já Zé “Ética” Araújo se puder vai dar o troco no "Dotô", e ainda ficar com os votos de federal do “Ônibus”.


* O deputado Robinho aparece como porta voz de Ronaldo dos “Ônibus”. Pena que só fala bobagem, e tem credibilidade beirando a zero. De resto é o famoso “Quem mesmo?”.

 

* Colocados à margem das discussões, os peemedebistas parecem que vão ficar a chupar o dedo. Apesar de tempo de TV e forte estrutura partidária, falta candidatos com votos. Os PMDBoys da Assembleia ficaram órfãos com a morte da família Jacaré, o restante está preso.

 

* Marcelo “Cunha” e seu “forte” grupo político, hoje restrito a “Defunto Lavado”, avisou que não apoia chapa composta por indicado de “Dotô Otto” e por Bonitão. Sem voto para disputar eleição a federal ele procura, desesperadamente, valorizar o passe. Tá mais parecendo jogador da Série "C" buscando clube para disputar Série “B”.

 

* O problema hoje é que ninguém mais leva “Cunha” a sério. Anote aí: o único partido que pode dar guarida, por uma questão de caridade, é o PSB. Até no nanico PSL, Nelson “Nada Leal” já avisou que ele não tem vaga. Rei morto, rei posto.

 

* O vice “Gatinho” se movimenta com mais leveza entre os vereadores que o próprio Soberano. Mais afável no trato, conquistou a turma que gosta de um carinho. Hoje é quem tem a maior bancada por lá, e com a expectativa de assumir o comando em abril, a romaria vai crescendo. O Soberano só observa.

 

* E o Correria pegou de vez o “Menudo Envelhecido” e botou debaixo do braço. Tem inauguração todo dia, de leste a oeste, de norte a sul. Se o moço souber aproveitar se cacifa para eventuais disputas. É só esperar e conferir.

 

* Na hora de buscar voto a turma não tem ideologia nem partido político. O vereador - acho que petista - Suíca se aliou de vez ao “Pernambucano”. Passaram o final de semana juntos na arte de conquistar votos para esta inusitada dobradinha PT / DEM. Os caciques petistas não tomaram como surpresa mais esta traição.

 

 

* O vereador Zé RUIndade não alivia com o Soberano. Achando pouco, agora vai pra cima dos aliados do Soberano na Câmara Municipal. Depois de chamar de “Turma do Amém”, agora classificou o pessoal de “Vacas de Presépio”, que ficam a balançar a cabeça às ordens do Soberano

 

* Agora que o ex-vice de Santo Amaro teve sua delação homologada pelo MP na Operação Adsumus, não demora muito Ricardinho vai ver o sol nascer quadrado. É só uma questão de tempo.

 

* Tô ficando com pena do “Cara de Paisagem” com tamanha humilhação que vem sofrendo na mão do Mordomo. Até o site oficial do Planalto chegou a divulgar o substituto do “Cara”, que teima em não perder a boquinha. Tá ficando feio pra ele. É melhor dizer que vai comprar um acarajé e não voltar mais.

 

* O “Cara” até que topava assumir o Ministério dos Direitos Humanos desde que ficasse com o salário proposto por Luislinda. Para ficar com o salário equivalente ao de trabalho escravo é melhor se "pirulitar" logo.


* A ordem de serviço foi dada. A piscina de “Rolando Lero” vem aí. Vai ter dimensões olímpicas e com toda certeza vai contemplar uma parte infantil. É a turma advogando em causa própria ou para agradar a quem realmente manda, ou foi mesmo por ordem superior. 

 

Saiba quem são as personalidades citadas aqui:

 

Correria                                   Rui Costa

Soberano                                 ACM Neto

Gatinho                                    Bruno Reis

Cara de Paisagem                  Antônio Imbassahy

Mordomo                                Michel Temer

Galego/Vagareza                    Jaques Wagner

Menudo Envelhecido             Fábio Vilas-Boas

Dotô Otto                                Otto Alencar

Pernambucano                      João Roma

Jacaré                                     Geddel Vieira Lima

Bitelo                                       Lúcio Vieira Lima

Bonitão                                    João Leão

Bonitinho                                  Cacá Leão

Mariozinho                                Mário Negromonte Jr.

Fabinho                                      Fábio Tucilho

Ronaldo dos “Ônibus”             Ronaldo Carlleto

Mandacaru                                 Jutahy Júnior

Marcelo Cunha                          Marcelo Nilo

Defunto Lavado                        Nestor Duarte

Ricardinho                                Ricardo Machado

Zé RUIndade                             José Trindade

Rolando Lero                            Geraldo Júnior 

 

* Se você tem alguma sugestão, pode mandar para zecadeaphonso@bahianoticias.com.br ou, se preferir, vá ao Facebook de Zeca de Aphonso e conte!